Capitalismo? Não.

Há um segmento da esquerda, que se coloca no campo de uma presumida corrente revolucionária. Esses militantes se definem como anticapitalistas e, assim se posicionam quando, diante de quatro paredes, evitando explicitar essa posição em suas intervenções públicas. Em público, ao invés de pronunciar o seu presumido anticapitalismo, de forma clara e direta, esses companheiros derivam para a poesia, tão bela quanto, compreensivelmente, equivocada.

Tomemos, como exemplo, a frase estampada em suas camisetas: “Nada é impossível de mudar”. Politicamente, essa afirmação comete dois graves erros. O primeiro deles é de que, na verdade, tudo muda constantemente. O segundo é o próprio conceito de mudança. Mudanças podem ser para melhor ou para pior. Elas podem ser uma mudança meramente formal ou uma mudança substancial, de qualidade.

Por sua vez, o segmento político referido anuncia, como perfil de uma campanha eleitoral, o fato de se reger por um binômio: “a ética e a sustentabilidade” e, isso, se encaixa muito bem nas postulações de Marina da Silva e nunca em uma posição realmente socialista, pois essa tem, como fundamento básico, o anticapitalismo explícito, claro, sem nenhum contorcionismo.

Mas por que agem assim esses companheiros? Encravados no seio da classe média, onde cultivam o seu eleitorado, eles temem assustar seus eleitores com um discurso de caráter revolucionário. Assim sendo, procuram navegar através da poesia e da ambiguidade, reservando o seu anticapitalismo para os espaços restritos, como já assinalamos.

Infelizmente, essa posição é de natureza bastante oportunista. É uma manobra “tática”, possuída de uma dose total de esperteza, que lhes rende votos e lhes reserva lugar nos umbrais do parlamento, em prejuízo real da causa socialista.

Não tratamos de uma questão menor, quando apontamos esses desvios. Sabemos o quanto necessário e urgente é a tarefa de desnudar o capitalismo diante dos olhos do povo e a atitude de escamotear só contribui para a manutenção do capitalismo. Isso precisa ser revisto.

Fortaleza, 28 de fevereiro de 2014

Por: Gilvan Rocha, escritor socialista, articulista, membro do CSL – COLETIVO SOCIALISTAS LIVRES e Presidente do CAEP – Centro de Atividades e Estudos Políticos.

Acessem nosso Blog: http://www.gilvanrocha.blogspot.com.br

1779842_228391594029036_1036901415_n

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

21 respostas para Capitalismo? Não.

  1. Senhor Gilvan Rocha, autor dos livros: “Vermelho Cor de Esperança”, “Bye, bye PT”, “Meio Século de Caminhada Socialista”, “Comunistas” filhos da pátria, e “1964. Minhas saudações.

    “Capitalismo? Não.”

    Não, Sr Gilvan Rocha, do PSOL. O Sr está confundindo conceitos. O Sr está confundindo capitalismo laissez-faire com mercantilismo. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

    Capitalismo laissez-faire houve apenas nos EUA, e somente no final do século XIX. Do século XX até hoje, tivemos apenas mercantilismo em escala global, com algumas ilhas de laissez-faire em pontos específicos do globo (como Hong Kong, por exemplo). Se o Sr quiser criticar algo, faça-o, mas ao menos tenha a honestidade intelectual de chamar aquilo pelo seu nome correto. Não invente espantalhos.

    Estados que “franqueiam grande parte do lucro e da expansão de suas empresas nacionais” não são estados capitalistas. São estados mercantilistas (o estado brasileiro atual é um ótimo exemplo disso).

    Agora, se esta definição científica não é do seu agrado, porque vai contra a sua ideologia (que é a de querer culpar o “capitalismo” por tudo), aí eu realmente nada posso fazer pelo senhor.

    Estudantes universitários não são ensinados nem sobre a teoria do socialismo nem sobre a magnitude de seus fracassos. Nem economicamente nem demograficamente. Na era pré-1991, tal postura era mais fácil de ser mantida do que hoje. A intelligentsia hoje já admite que o capitalismo é mais produtivo que o socialismo. Sendo assim, a tática agora é dizer que o capitalismo é moralmente deficiente. Pior, que ele ignora a ecologia.

    Analiticamente por que o sistema socialista é irracional: não há um mercado para os bens de capital. Sendo assim, é impossível saber quanto cada coisa deveria custar. Um sistema socialista inevitavelmente se degenera em uma dessas duas alternativas: ou ele abandona seu compromisso com um planejamento total ou ele fracassa por completo. Um belo exemplo recente a Venezuela. As sociedades socialistas entraram em colapso, com a exceção da Coréia do Norte e de Cuba, que vivem na miséria. Não há pessoas mais cegas do que aquelas que se recusam a enxergar.

    O sistema socialista é incapaz de fornecer os bens prometidos. Não consigo imaginar um tópico mais apropriado para se discutir em uma aula de economia do que o fracasso do socialismo. O mesmo é válido para um curso sobre a história do mundo moderno. Qualquer curso decente de ciência política deveria cobrir este fracasso em detalhes.

    Por alguma razão, os livros-textos de economia não oferecem sequer uma página relatando a corrupção, a burocratização e a pobreza multigeracional criadas por este socialismo tribal. Temos aqui uma série de exemplos de laboratórios sociais gerenciados pelos governos socialistas. Quão exitosos eles têm se mostrado? Onde estão as reservas que de maneira sistemática tiraram pessoas da pobreza?

    E aqui no Brasil o Supremo livra uma quadrilha da cadeia.
    Uma jornalista diz a verdade, denuncia corruptos e está sofrendo ameaça de morte.
    O governo da marxista Dilma apoia um assassino e tem gente que ainda apoia esse governo.
    Um grupo tem autorização do governo para invadir nossas casas e ainda tem gente que apoia.
    Que país é esse, o que fizeram com o Brasil? Pelo amor de Deus!

    CAMA e A CHAMA

    A cama é coisa para o Amor, Conversa, Sorriso, Água no copo e Descanso.
    O corredor, para o Amar, Amar, Gargalhar, Beber água dos poros e Libertar-se Libertando!
    Viva a liberdade.

    Grande abraço ao povo nordestino!

  2. Professor Paulo Ricardo disse:

    Exclui quase todos os petistas de minha página usando como referencia o meu grau máximo de idiotice. Fui idiota por 5 anos adulando e votando no Maluf, dos 25 aos 30 anos de idade, portanto passados 10 anos de petralhismo fica impossível conviver com alguém com o dobro de meu nível máximo de idiotismo. Quanto a pretensão socialista, aí já não é nem questão de idiotismo e sim de casos de seres anencéfalos, impossível explicar algo a estes.

  3. Roberto Barricelli disse:

    DEMOCRACIA DISFARÇADA !

    O modelo da porta de entrada para o STF deve ser repensado. O mecanismo legal vigente, que atribui a indicação do nome do futuro ministro ao Presidente da República; e a aprovação dos nomes ao Senado da República, demonstra que o governo manipula com facilidade a maioria dos parlamentares.

    Portanto, hoje, podemos dizer, sem medo de errar, que governo governa, legisla e julga, tornando obscura e contraditória essa “democracia” fajuta que existe aqui no Brasil. Isso não é democracia, … é uma ditadura SOCIALISTA disfarçada, que no jogo do Poder, apenas o governo joga as cartas !

    TEM GENTE RETARDADA QUE QUER MAIS ESTADO, MAIS SOCIALISMO. PQP

  4. Chemin De Saint Jacques disse:

    Los hermanos Castros, gánsteres psicópatas asesinos al estilo de Al Capone o Lucky Luciano, soñaron con una Iberoamérica bajo los tentáculos de un comunismo, infame, asesino, represor, ellos sabían que si lograban infectar con sus ideas demoníacas verían su labor realizada, fue así como lentamente y desde hace años, fueron seleccionando habilidosamente a un ciudadano escogido a dedo de cada país, inventando dar una legitimidad a tales personajes, a los que personalmente adoctrinaron en Cuba, cuan ” letrados” los pulen, esculpiéndolos a su imagen y semejanza, adoctrinándolos en cada una de las actividades perversas que significa comunismo.

    Hoy, en pleno siglo XXI, han logrado abrazar con sus poderosos tentáculos a Bolivia, con Morales; a Ecuador, con Correa; a Brasil con Dilma Rousseff; a Argentina, primero con Kirchner y luego con su viuda; a Nicaragua con su entrañables Daniel Ortega y se afianzan estos nexos con Santos de Colombia; en Venezuela con el desaparecido Chávez, ahora con Nicolás Maduro. En ambos casos ya el candidato ideal, adoctrinado por los mismos Castros en Cuba, moldeado a sus acomodos, aquel que le daría a los Castros un territorio continental para ” su ” Cuba, que le daría riquezas personales incluso lo necesario para su arruinada isla, aquel que le aseguraría la entrega bélica para continuar su apoyo a los grupos terroristas y narcotraficantes del mundo, aquel que serviría para refugiar y dar nacionalidad a los asesinos terroristas del mundo al estilo Eta, Hezbollah, Farc, etc. Los sanguinarios Castros hacen todo lo posible por no soltar a Venezuela, por ello han llegado a colocar en el poder a su creación: Nicolás Maduro, legitimándolo en el poder con unas elecciones fraudulentas, para que sea reconocido a nivel mundial como el primer mandatario venezolano, Maduro representa el sueño realizado por los Castros.

    Se puede decir más alto pero no más claro.http://www.youtube.com/watch?v=xh4yl61aPNE

    • Chemin De Saint Jacques disse:

      A lo largo de su extensa y prolífica carrera político-gansteril, los Castro han cambiado ideologías con la misma capacidad que una víbora muda la piel, por la evidente razón de que carecen de ideología política. La piedra angular de la ideología personal de estos gánsteres consiste en aniquilar a todo aquel que se le oponga o constituya un impedimento para la ejecución de sus planes secretos y maquiavélicos.

    • Chemin De Saint Jacques disse:

      Los tentáculos asesinos del kraken isleño caribeño!!!

      • Aviso aos leitores-comentadores, não postamos vídeos nesse espaço.

      • Nikolaievitch Smirnov Sokolov Morozov Popov disse:

        A canalhada não sossega enquanto não calar de vez as vozes discordantes. Isso é mordaça socialista. Esse censor aprendeu a lição direito com os castros, maduro e lenin. A mentalidade dessa gente faria os porcos vomitarem, se lhes fosse servida no cocho. A raça de víboras socialistas está desesperada, mas não adianta, no fim será cobra engolindo cobra! Cada vez que esse marxista tira um vídeo do ar, mais ele se mostra inepto para sustentar sua própria ideologia ( se é que ela pode ser sustentada … ) e mais mostra quem é que quer uma ditadura de verdade. Esse Gílber é um mentiroso faz um jogo sujo e perigoso para a nossa democracia. Bateu o desespero com as verdades contidas nos vídeos nesse “imbecil coletivista”, que na falta de argumentos e de qualquer inteligência, usa a única arma que lhe resta: a truculência coletiva. E assim vivemos amordaçados pela ditadura marxista. Esses criminosos dão nojo!

      • Calar? Fala tudo o que quer aqui e fala em calar. Outro com hipocrisia.

      • Rodolfo Aurich Balzer disse:

        Nikolaievitch, não podemos esperar outra coisa dessa corja/facção/QUADRILHA que se articula para tal. A militância ou militontos MAV está agindo a torto e a direita fazendo sempre esse jogo sujo, nunca encontraremos um grupo para argumentar ou mesmo tentar provar o contrario dos fatos.
        Quando não se pode atacar o argumento se ataca o argumentador deletando seus vídeos.
        O Socialismo sempre foi assim, (vejam o que esta acontecendo co a vezenuela) não consegue usar argumentos válidos e apela, somente com a mentira, e calando quem se opõe à suas ideias que eles conseguem se impor.
        Está mais do que na hora de nos criarmos uma militância organizada (me desculpem pelo infortúnio da comparação mas faz-se necessária) como as de Franco e Salazar destinadas a proteção da liberdade de expressão cerceada pelos socialistas, pessoas como o pessoal do Acadêmicos de Milton Friedman e suas musicas, pessoas com conhecimento avançado de PC’s e por ai vai.. E assim como faziam na proteção enquanto seus líderes discursavam, como vocês acham que Hitler discursava no inicio?? Sobre garrafadas e vaias contidas pelos camisas pardas é hora de aprender com o inimigo e tirar proveito das suas habilidades em nosso favor só assim avançamos!
        Sou absolutamente contrario à qualquer tipo de censura e ações que visem silenciar alguém. Muito menos podemos compactuar com ações covardes e anti-éticas, é possível discordar e debater se for o caso ( e o dono do blog permitir heheh) mas esse tipo de canalhice não é admissível, presto toda minha solidariedade aos que tiveram seus vídeos deletados pelo censor.
        Gílber você não passa de um mentiroso, censor e sedento pelo poder. Volta para o teu Goias e vã plantar mandioca.

      • Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

        “…Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
        Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

        Isaías 43:1-2

        Mais alguns meses com panheiros….

        Dada a estrutura deste Blog, intrometidos e agressores não serão mais respondidos, apenas bloqueados. Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre e Militonto do PSOL/PSTU/PSDB/PT e outras……

      • José Almeida Padua disse:

        Se isso não é censura,,, não sei mais o que é!

    • Chemin De Saint Jacques disse:

      ¿Cuándo les llegará la hora a estos Al Capones? ¿Será que nunca los llevarán a un Tribunal Penal Internacional?

      • Aviso aos leitores-comentadores, não postamos vídeos nesse espaço.

      • Professor Paulo Ricardo disse:

        Os socialistas livres não vão nos calar!
        Professor Gladimir o senhor está incomodando e muito a canalha, sabem o que o senhor tem feito todos esses anos. Estamos juntos professor, a verdade sempre prevalece.
        Continuaremos lutando pela verdadeira liberdade e contra esse regime socialista sanguinário responsável pela morte de milhões de pessoas.
        Abraço aos verdadeiros patriotas

      • Calar? Fala tudo o que quer aqui e fala em “calar”. Quanta hipocrisia!

      • Adelita Aguilar disse:

        Professor Paulinho, esses socialista são criminosos! E o que mais me tira do sério é que tudo isso é financiado com o nosso dinheiro.
        Estamos lutando contra os inimigos mais escorregadios que existem: os cocôs.
        Gílber você é um censor. Ai vem com esse papinho de liberdade. Cara de pau.

      • Liberdade de oprimir e liberdade de explorar, essa é a liberdade que os antimarxistas defendem, por isso ficam tão nervosinhos com os lutadores do Socialismo Livre.

      • José Almeida Padua disse:

        Se isso não é censura,,, não sei mais o que é!

  5. Beatriz disse:

    Existem 2 Coreias, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, a Coreia do Sul é apoiada pelos EUA, nela o povo tem liberdade, tem progresso, tem vida! A Coreia do Norte, apoiada pelos Russos, o povo não tem liberdade, existe fome, miséria, fuzilamentos e ditadura. Agora é com vc, quem vc apoia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s