CARTÃO VERMELHO para essa ideologia: grupo de torcedores corintianos agridem jogadores porque o time perdeu!

Claro que o futebol é uma paixão, isso é indiscutível, tanto no Brasil, quanto em outros países do mundo. Mas daí a encher de “porrada” o objeto de sua paixão, porque o ente amado não fez o que você esperou ou espera, isso já é a ideologia da ‘trogloditagem’. Essa atitude intolerante que enxerga “o objeto de sua paixão” como algo que deve estar sempre de bom humor, sempre fazendo as coisas certas, sempre promovendo vitórias, sempre perfeito, sempre sem falhas, do contrário, tal “objeto de paixão” será alvo de espancamento público, é lastimável e não pode merecer outro nome a não ser ‘trogloditagem’. Claro que isso não se aplica aos corintianos de modo geral, estamos aqui falando de envolvidos em um episódio de agressão aos trabalhadores do clube.

Os jogadores de futebol, trabalhadores desses clubes que despertam grandes paixões, estão sofrendo cada vez mais opressão desse comércio do futebol. Esse comércio capitalista do futebol coloca, de forma cada vez mais acentuada no imaginário de uma população analfabeto-funcional, que “vencer é tudo”: os torcedores fanáticos embarcam sem crítica alguma nessa ideologia. Se “vencer é tudo”, como, aliás, postula essa ideologia de inspiração capitalista que sempre diz “aos vencedores as batatas”, para parafrasear aqui o escritor Machado de Assis, enfim, diante da pressão por “vencer a qualquer custo”, o que alguns corintianos fizeram – invadindo e depredando o centro de treinamento do Coríntias de forma ameaçadora – foi simplesmente reproduzir, de forma doentia e acrítica, essa ideologia capitalista do “vencer ou vencer” que penetra as profundezas das mentes ideologizadas. Lamentavelmente, os jogadores, técnicos, etc., (todos trabalhadores dos clubes, diga-se de passagem) são o que pagam as piores consequências, típico de uma visão escravocrata, que quer fazer o escravo-trabalhador-jogador de futebol produzir na marra, produzir na base da chibata. Os jogadores de futebol, em um mundo em que o futebol virou um negócio altamente lucrativo, são trabalhadores das empresas-clubes e merecem ser tratados com todo respeito, como qualquer outro trabalhador, não tratados como escravos das torcidas organizadas fanáticas ou mesmo como escravos das empresas-clubes.

Na verdade, trabalhar como jogador de futebol em um clube-empresa como o Coríntias ou outros tem sido cada vez mais estafante para os jogadores-trabalhadores, já que, sob a obrigação insana de “vencer a qualquer custo”, sempre estão ou um dia na glória ou um dia no tronco. O fato é que no Brasil, gastam-se milhões com o futebol, pois os clubes, as empresas patrocinadoras e a mídia faturam alto à custa da arte esportiva dos trabalhadores-jogadores de futebol, em contrapartida, não se gastam os mesmos milhões com a educação do povo: os gastos com a Copa do Mundo estão aí para comprovar o que estamos dizendo.

O resultado de não educar o povo é que histerias coletivas estão sempre no âmbito do possível: quebra-quebra entre torcidas organizadas, assassinatos de torcedores, depredação e agressão aos trabalhadores-jogadores, escracho público a técnicos e jogadores, etc. Em suma, um apaixonado, sem a mínima EDUCAÇÃO escolar e social, apenas incentivado pela ideologia dominante para “vencer ou vencer”, apenas incentivado pelo avalanche ideológico das mídias esportivas capitalistas que também propagam o “vencer a qualquer custo”, enfim, tal apaixonado, infelizmente, não saberá agir com a razão: age por impulso e sem qualquer raciocínio elaborado.

Só podemos dar CARTÃO VERMELHO para essa ideologia do “vencer acima de tudo”, sem a contrapartida educacional-social para relativizar as diversas ideologias, instigando o senso crítico do povo e não o fanatismo cego. Quando os comportamentos descambam para cegueira ideológica acrítica, algo de podre está ocorrendo na educação do povo e essa educação é que deveria estar em primeiro lugar. No Brasil, infelizmente, a prioridade pela educação está longe de ser a tônica.

Em nossa visão socialista livre, o esporte deveria ser o lugar do lúdico, o lugar do lazer, o lugar da união sadia dos contrários, não o lugar da opressão, o lugar do vencer a qualquer custo, o lugar do massacre do derrotado, o lugar da humilhação do mais fraco! Infelizmente, estamos longe do ideal.

Portanto, as empresas futebolísticas que incentivam esse “vencer” acima de tudo, com o objetivo de obter lucros com as vitórias dos clubes, também não podem se eximir das responsabilidades em episódios como o da invasão-depredação-agressão feita pelo grupo de torcedores corintianos fanáticos, no dia do treino do Coríntias. O não investimento em educação do povo também tem responsabilidade no ocorrido: não fujam da responsabilidade os governantes e os que os elegem. A mídia burguesa, com sua pregação diuturna acerca do feito supostamente heroico dos grandes vencedores, também tem sua parcela de culpa. Enfim, a ideologia da “trogloditagem” praticada por esse grupo de corintianos é uma prática que nasce de um conjunto de fatores. Simplismos e prisões dos diretamente envolvidos não ajudam explicar e conter esse tipo de episódio. Quando não se educa um povo, quer se resolver tudo com base em prisões, ou seja, quer se tapar o sol com a peneira, deixando intactas as raízes do problema. Claro, os simplistas de plantão acham que as contradições do mundo se resolvem todas com base em prisões, com base na bala e com base na “porrada”. Simplismo, pelo visto, esse grupo de corintianos já aprendeu direitinho, não é? Estamos falando aqui de algo mais profundo: EDUCAR O POVO! E isso custa dinheiro, muito dinheiro, não a miséria que tem sido destinada à educação em nosso país.

Por: Gílber Martins Duarte – Coletivo Socialistas Livres – Conselheiro do Sind-UTE-MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Membro do Movimento Nacional dos Educadores Organizados pela Base (MEOB) – Membro da CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para CARTÃO VERMELHO para essa ideologia: grupo de torcedores corintianos agridem jogadores porque o time perdeu!

  1. Dr. Taylor disse:

    Mutilação de valores contamina o País,… E Assim o Mundo Gira e o Brasil se Afunda… Hora de Mudar. Nada de mau humor explícito e constante. Sempre haverá lugar para o lado poético da Vida. Sentemos para uma Prosa. Interagir com o propósito de Construir e sem perder o Bom Humor.
    De fato, os semeadores da burrice e do coitadismo brasileiro, os verdadeiros reacionários, são os esquerdistas que doutrinam a juventude, nas faculdades, formando talibãs de esquerda que emburrecem o país distorcendo os fatos na imprensa. Quando o agricultor que tem a fazenda invadida vira o vilão no Jornal Nacional, e os invasores da fazenda viram vítimas, chamados de “agricultores” no jornal, é que a coisa está realmente no fundo do poço. Além disso, a satanização da polícia e a glamorização de indivíduos violentos disfarçados de manifestantes chegou ao topo na imprensa. A esquerda brasileira nunca foi tão poderosa, burra, intolerante, influente e fascista como nesses dias. Estão mandando até no JN. E o Brasil nunca foi tão violento. Morrem mais brasileiros anualmente, assassinados, do total de americanos mortos em toda guerra do Vietnã. Se deixar, a esquerda acaba com o Brasil como acabaram com Cuba, Venezuela e Argentina.
    “Nós estamos enfrentando não é o PT, nós estamos enfrentando séculos de culto da ignorância”
    E digo mais, e uma militância “marxista” ignorante e reativa!
    São intocáveis em sua ignorância, e totalmente fechados ao dialogo!
    Estão mais pra defensores sem causa do que militantes de alguma coisa. São assumidamente marionetes do sistema acomodados da esquerda caviar!
    VAMOS SACUDIR ESSAS MENTES ATROFIADAS, ACORDA BRASIL !!!

    • Aldegunda Carames More disse:

      Pra esses esquerdistas, disfarçados de democratas, o que vale é a opressão do povo, defendem Cuba com unhas e dentes, um pais altamente liberal, economia moderna, povo livre, e o Brasil um pais que teve ditadura …..que alias faz mais de 30 anos que os militares deixaram o governo e eles fizeram o q pela evolução do nosso povo, toda vez vem com a mesma historinha, cambada de calhordas, safados, assassinos, assaltantes……..e o povo os colocou no poder………..

  2. Cara, você tem que se decidir, horas você condena a torcida do Corinthians e vândalos que atacaram a sede do PSTU, depois defende assaltantes e os rolezinhos. Ambos sabemos o porque, né Gílber????
    É BOM VOCÊS SOCIALISTAS LIVRES COMEÇAREM A LER O LIVRO NEGRO DO COMUNISMO, ESCRITO POR DIFERENTES PESQUISADORES EUROPEUS, COMPROVADO POR FATOS, LARGAMENTE OBSERVADOS E RELATADOS. AGORA QUESTIONO: LER O CAPITAL PARA QUE? TEORIA REFUTADA, POR TER SIDO COLOCADA EM PRÁTICA POR MAIS DE 1 SÉCULO, TENDO SUAS PREMISSAS INVALIDADAS POR SEREM INVIÁVEIS. PORTANTO, SUCUMBIU ANTE AO PÓ DA HISTÓRIA. CITE UM SÓ PAÍS EM QUE O COMUNISMO FOI COLOCADO EM PRÁTICA E ELE DEU CERTO. CIENTISTAS SOCIAIS SÉRIOS E ECONOMISTAS TÊM OBRIGAÇÃO MORAL DE REVOGAR ESSE LIXO.

  3. Professor Vladimir Enko Korolenko disse:

    INCITAÇÃO A VIOLÊNCIA SÃO OS MARXISTAS QUE ESTÃO PROMOVENDO.

    Esta chegando para mudar a história desse país.

    “RACHEL SHEHERAZADE É VÍTIMA DO FASCISMO”
    O Brasil está Tomado por um espírito fascista que não admite a liberdade de pensamentos.

    O nobre Deputado Ivan Valente deveria protestar contra a falta de segurança que vivem a população brasileira como todo,”Por ser parlamentar prospectar soluções.”

    porque não protesta contra os Governos omissos que deixam a população jogadas a própria sorte?

    Repudiamos as agressões cometidas contra o Jovem infrator e alertamos e pedimos providência ao poder público, sobre o caos na segurança pública em todo país.

    ( Meu apoio a Jornalista Rachel Sheherazade que somente alertou sobre a falta de segurança e a reação da população)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s