Todas as práticas sociais são construídas, logo, poderiam ser radicalmente outras.

Segundo nossa concepção marxista, as práticas sociais são o grande objeto de intervenção dos revolucionários socialistas. Nesse blog, temos demonstrado, teórica e politicamente, o nosso modo de intervir nas diversas práticas sociais. O que entendemos por práticas sociais? Simples. É tudo aquilo que os seres sociais praticam em suas vivências. O problema é que existe toda uma interpelação econômica-jurídica-repressiva-ideológica-discursiva que faz os seres sociais acreditarem que as práticas sociais que vivenciam são verdades dadas, necessárias, eternas e imutáveis, quando, no fundo, tratam-se de construções sociais.

Por que, então, os revolucionários socialistas devem eleger, conscientemente, as diversas práticas sociais como objeto de suas intervenções políticas? Justamente porque sabemos que todas as práticas sociais são construídas, elas não são eternas, elas não são naturais, elas não são inevitáveis, elas não são imutáveis, muitas delas não são necessárias, muitas delas não são sequer legítimas.

Enfim, todas as práticas sociais, no fundo, são construídas, logo poderiam ser radicalmente outras, não importam quais práticas sejam: seja a prática social-cultural do casamento monogâmico; seja a prática social-econômica da exploração da mais-valia dos trabalhadores; seja a prática social-cultural de sentar-se para assistir novela; seja a prática social-cultural de ir, todos os dias, estudar em uma dada escola; seja a prática social-cultural de ir à igreja ou ajoelhar-se em oração; seja a prática social-política de se reunir semanalmente com militantes revolucionários; seja a prática social-política de participar de uma passeata; seja a prática social-cultural de assistir a um jogo de futebol no domingo; seja a prática social-cultural de consumir carne; seja a prática social machista de oprimir as mulheres; seja a prática social homofóbica de oprimir os homossexuais; seja a prática social de oprimir a raça negra; seja a prática social de estimular o bullying; e muitas e muitas outras.

Resumindo, os socialistas revolucionários sabem que todas as práticas, não importam as suas conotações, sejam positivas ou negativas, são construções sociais, então, conscientemente, agimos para mudar radicalmente as práticas sociais que revelam atraso, obscurantismo, exploração e opressão. Essa é a tarefa dos revolucionários socialistas, essa é a batalha de todos os revolucionários, e nós, socialistas livres, atuamos nessa luta: convencer os seres sociais de que determinadas práticas sociais, mesmo que profundamente enraizadas na sociedade, poderiam ser radicalmente outras, principalmente quando tais práticas retratarem atraso, obscurantismo, exploração e opressão. Como se vê, nossa luta não é fácil, mas é a única que vale a pena, pois temos a certeza teórica de que a vida social pode ser radicalmente melhor organizada. Lutamos por práticas sociais SOCIALISTAS LIVRES. Nesse sentido, somos marxistas: um marxismo que sempre se renova como a mais autêntica filosofia da práxis!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Práticas sociais, Sem categoria, socialismo livre. Bookmark o link permanente.

30 respostas para Todas as práticas sociais são construídas, logo, poderiam ser radicalmente outras.

  1. Evellyn disse:

    A INTELIGÊNCIA É UM APANÁGIO DOS NOBRES
    CONFIADA A OUTROS, DESMORONA. FORA MARXISTAS DE MERDA.

  2. Tenente Büscher disse:

    A sociedade brasileira não demonstra ainda grande interesse pelos assuntos diretamente ligados à defesa nacional e o tema não é prioritário para as lideranças e os formadores de opinião do País.

    A Estratégia Nacional de Defesa apresenta dentre suas metas o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade. Nesse sentido, A “trilogia” Forças de Defesa tem como objetivo tornar os assuntos de defesa parte da agenda nacional, a ponto de influenciar decisivamente as políticas governamentais no futuro. ESTAMOS DE OLHO NESSES MARXISTAS

  3. Tenente Büscher disse:

    FODA-SE! Agora você é um dos sem-teto que você defende, seu moleque cagão! E vai se consultar com médico MARXISTA cubano, porque eu cancelei teu plano de saúde!

    http://ataqueaberto.blogspot.com.br/2014/01/socorro-papai-virou-petista-o-milagre.html?spref=fb

  4. Tenente Büscher disse:

    A quem interessa a destruição da família brasileira? A quem interessa o caos social? SOMENTE A VOCÊS MARXISTAS ASSASSINOS.

    http://ipco.org.br/ipco/noticias/aids-banalizacao-sexo-inocencia#.Us6aOqEUTl0

  5. Michele disse:

    Caramba….que perigo isso. Se esse “artigo” cai em mãos de adolescentes ou mentes em formação, até mesmo em mãos de adultos ignorantes, que é a intenção do autor, isso pode fazer um estrago danado à nossa nação.
    ___________
    “Ainda que na Rússia e outros países que abraçaram nossa fé milhões de pessoas tenham sido mortas ou colocadas em campos de concentração, e que em Cuba Che tenha agido de forma semelhante, é necessário crer que isso fez parte do processo, era preciso eliminar todas as mentes que não conseguiram se livrar dos estigmas do passado. O comunismo deve ser totalizador, do contrário não existe. Afinal, não poderia-se criar uma ilha capitalista só para os reacionários.”
    _____________
    ” Não haverá mais sexualidade definida, deuses, entidades africanas, esoterismo ou vidências, e nada que se aproxime dessa falácia religiosa. Em substituição nossos líderes serão reconhecidos unanimemente e içados ao patamar de deidades sociais, ao nível de Marx, Lênin e Gransci. Confiaremos neles, e simplesmente, seremos felizes.”
    Carta interna de um núcleo marxista. Muito burra por sinal. Mas eles levam fé, compreendemos.”
    http://sociedademilitar.com.br/index.php/colunistas/robson-augusto/840-carta-interna-de-um-nucleo-marxista-muito-burra-por-sinal-mas-marxistas-levam-fe.html

  6. Pastor Chico disse:

    Você, militante comunista, Petista e simpatizante, saiba que se acontecer a reeleição de sua idolatrada “Presidenta”, junto virá o Regime Comunista, ou Socialista, que dá na mesma, e você que apoia isso, mesmo sem saber o que significa, quais as consequências, mas ainda assim é militante ferrenho, saiba que haverá resistência da parte boa da sociedade, saiba também que você será requisitado a formar milícias armadas para defender o sistema, terá de matar por isso, participar de genocídios contra o seu próprio povo, nosso sangue ficará impregnado em suas mãos, e você será um assassino.
    As cadeias serão abertas e os piores bandidos ajudarão a engrossar essas milícias, o povo honesto e trabalhador tomará o lugar deles, serão torturados e obrigados a confessar o que sequer sabem, para depois enfeitar com seu sangue um paredão de fuzilamento qualquer. Esqueçam as religiões, aliás, esqueçam até que Deus existe, pois qualquer amontoado de gente será tratado como tentativa de conspiração, seus bens serão tomados, seus direitos simplesmente deixam de existir, mas com o tempo você irá se acostumar a matar, e se tornará um fato corriqueiro, talvez dê um tiro de fuzil em algum parente seu, ou esmague sua cabeça com a coronha, o importante é que fará parte do sistema, mas se apenas desconfiarem de sua conduta, seu fim não será como o de Celso Daniel ou Toninho do PT, será ali em frente a todos para que sirva de exemplo, uma bala na cabeça e seu corpo jogado numa vala.
    VEJA FOTOS E LEIA NA INTEGRA
    http://rosasevinho.com/nossos-assassinos/

  7. Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

    Esses grupos de professores marxista, que fazem lavagem cerebral em nossas crianças, têm de ser denunciados. É preciso urgentemente montar uma associação com conservadores ligados ao meio jurídico que se encarregue de processar essa gente. Essa simples incitação à violência e à luta de classes já se enquadra no art. 22 da Lei de Segurança Nacional. Fica difícil crer que os líderes militares já não estejam todos cooptados, francamente. O que estamos vemos é aterrorizante. Eles já não têm vergonha em pregar o terror.

  8. Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

    O artigo acima, apoia isso:
    Jornalista aponta treinamento de membros do MST pelas FARC

    Em matéria de 2005, Maria Clara Prates, jornalista do Estado de Minas aponta o envolvimento do MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com as FARC, Forças Armadas…

    http://www.folhapolitica.org/2014/01/jornalista-aponta-treinamento-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+FolhaPolitica+%28Folha+Pol%C3%ADtica%29

  9. Monsenhor Friedrich disse:

    Socialismo é a distribuição da miséria igualmente entre todos.
    Caos na primeira experiência do PSOL no governo Partido pediu socorro a Garotinho para conter a briga política em Itaocara e evitar que a vitrine socialista se transforme em vexame nacional > http://goo.gl/G2f0tM

    • Rodolfo Aurich Balzer disse:

      O mutirão surgiu no Rio na época em que Brizola foi Governador. vejo essa cena em que me parece um morador coloca sua cesta de lixo no caminhão. Essa seria a obrigação do poder público. O socialismo obriga o povo a trabalhar para o Estado. É isso que esse melancia marxista quer para o Brasil.

  10. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Eis o “paraíso” socialista!
    Com um salário médio de US$ 20, não há dinheiro suficiente para cubanos montarem empresa. Raúl Castro prometeu ampliar o peso do setor privado no conjunto da economia. Na foto, açougueiro em rua de Havana. http://oesta.do/1eyYI6M ‪#‎Cuba‬ Foto: Enrique De La Osa/Reuters

  11. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Assistam o vídeo enquanto o boçal marxista, que defende o PT não censurar e deletar mais esse vídeo esclarecedor. É isso que esses assassinos marxistas querem para o Brasil. Um regime totalitário que matou mais de 100 milhões de inocentes.

  12. Padre Pereira disse:

    Marcha da família com DEUS II – O RETORNO
    Data: Sábado, 22 de março de 2014
    Concentração: Praça Da República – SP e caminharemos até a praça da Sé
    Horário: 15:00 Hs.

    Faremos uma Marcha pacifica e Apartidária, Marcha pacifica contra tudo o que o comunismo e a cultura da morte tem desenvolvido e tem tentado em nosso país para destruir os valores da vida e da família.

    Marcharemos em favor da vida desde a sua fecundação até sua morte natural pois a vida é algo precioso e de muito valor e exigir do CCJ a aprovação do Estatuto do Nascituro pois sabemos que infelizmente Partidos de esquerda e comunistas querem a implantação impostora do Aborto, da eutanásia, das drogas entre outras sem contar o tanto de jovens que infelizmente são exterminados pela violência todos os dias em nossa sociedade.

    Marcharemos em favor da família onde a família possa ter seus direitos preservados exigiremos a criação do Ministério da Família e o seu respeito dentro da sociedade e mostrar nossa rejeição a todos os comunistas e esquerdistas a todas as formas de leis que impõe uma ditadura homossexual em cima de nós, mostrar que rejeitamos a PL 122 e todas as formas grotescas e comunistas contra a família.

    Marcharemos em favor da Liberdade de expressão e da Democracia onde todos nós possamos ter nossos direitos de expressão e não será nenhuma esquerda e nem comunista que irá calar a nossa boca, temos o direito sim de levantar a nossa voz contra toda opressão do mal, principalmente contra o Marco Regulatório da Internet que visa calar a nossa voz contra eles nas eleições somos nós que colocamos eles lá e somos nós que iremos sim reivindicar nossos direitos e reclamar do que está errado e se necessário exigir impeachment sim de políticos mensaleiros e corruPTos que usufruem de nosso dinheiro para viver nos seus luxos e mordomias enquanto a saúde e educação está um caos.

    E por fim marcharemos contra toda ditadura comunista querendo ser imposta hoje pelo PT e com o apoio da Mídia Ninja, do PC do B entre outros Partidos que querem promover um Golpe Comunista previsto para esse ano de 2014 e com ênfase, garra e coragem vamos estar nas ruas mostrando que somos contra toda imposição comunista e não aceitamos isso, e Direitistas que clamam por Intervenção Militar e Monarquistas serão todos bem vindos pela Defesa da Família com Deus, pela Defesa da Vida, da Liberdade e da Democracia e todos juntos contra o Comunismo.

    E peço a todos que divulguem ao máximo e nos ajude nessa luta e vamos avantes que Deus está conosco.

    https://www.facebook.com/events/407234629407982/

  13. Gílber!
    Que decepção. Você se diz censurado e virou um censor. Você explicou a razão da censura dos vídeos, mas não justifica sua atitude. O tempo é o senhor da razão,pois agora você provou a que veio, parece que a perseguição dos militares a alguns marxistas e muitos políticos não era de todo um erro!!! NÃO VOTE EM COMUNISTAS OU SOCIALISTAS!

    • Gladimir, a opção desse espaço é pela linguagem escrita. Aqui não é uma televisão virtual. Opção política por uma linguagem é direito nosso!

      • Evidente que é um direito seu ser censor como a grande maioria. O que lamento, pensei que você era diferente dos demais marxistas. 😦

      • Gladimir, você acha que a Folha de São Paulo deve publicar vídeos? Como a Folha de São Paulo é antidemocrática, não é? Não publica vídeos! Mas é que a Folha de São Paulo está no direito dela, é sua liberdade de expressão querer publicar apenas textos escritos. Gladimir, para construirmos um mundo melhor temos de ser honestos até com os nossos adversários políticos. Você sabe que não está sendo honesto ao me chamar de censor, quando desde o início deste Blog temos pedidos os leitores-comentadores para não postar vídeos aqui. No mais cada um comenta o quer por aqui, critica à vontade. Porém, como não há respeito por nosso blog por parte de alguns leitores-comentadores que vem aqui apenas para fazer oposição ao marxismo, todos os vídeos serão excluídos. Não adianta pedir RESPEITO para quem não está a fim de respeitar! Respeito, palavrinha simples! Os antimarxistas estão longe de compreender essa palavra: acostumaram tanto a defender um sistema capitalista explorador e opressor que acham que RESPEITO não faz parte da vida!

      • Gílber, por falar em honestidade e respeito,como justificar o assassinato dos mais de cento e dez milhões de seres humanos que sua fé absolutista provocou, bem como o sofrimento que o marxismo criou para as outras centenas de milhões de pessoas que conseguiram escapar e sobreviver. A Propósito você bloqueou meus comentários via twitter?

      • Gladimir, NUNCA bloqueei comentários seus e nem de ninguém nesse blog. Deve haver algum engano. Vê com a administração do twitter. Essa internet vive bloqueando a gente. Tem grupos do Facebook que me bloqueiam, dizendo que sou abusivo, sendo que apenas posto um texto de dois em dois dias, depois voltam. Não entendo como funciona. Todos os comentários seus são automaticamente aprovados aqui. Quando não é aprovado automaticamente eu aprovo todos. Menos os vídeos, porque o pessoal estava abusando, a gente pedia e o pessoal abusava, desrespeitando, então vídeos, sempre que gerencio o Blog, agora, e avisei isso publicamente no BLOG, eu apago os vídeos e somente os vídeos. Não queremos um site pesado cheio de vídeos. A opção aqui é pelo debate via linguagem escrita. Outra coisa: Gladimir, o stalinismo matou milhares em nome do marxismo. Somos radicais opositores do stalinismo, da mesma forma que somos radicais opositores do capitalismo e do imperialismo genocida dos EUA. Para fazer oposição ao marxismo, vocês, liberais, jogam todos no mesmo balaio e a História do marxismo foi sempre repleta de lutas internas. Quantos marxistas honestos foram vítimas do stalinismo? Vocês esquecem desse fato, para justificar e defender uma suposta superioridade do capitalismo. O capitalismo é o lugar da exclusão, da opressão e da exploração. Tem de dizer a verdade. Stalinismo é uma coisa. Socialismo Livre Marxista é outra coisa. Dizendo a verdade, o debate fica claro. Mas, infelizmente, muitos não querem debater nada, só querem colocar seus ódios contra a luta socialista livre.

      • Gílber, independentemente de liberais, de direita, ultra direita e o escambau, o comunismo/socialismo é um dos piores (Se não for o pior) regime já criado. Ele é um buraco negro de miséria. Não há posição politica ou ideologia alguma que mudará os fatos que falam por si só na historia do comunismo do século XX. É só estudar a história, está tudo lá. Usando uma metáfora, enquanto o capitalismo centra o poder nas mãos de 5000, o comunismo centra na mão de 5, os camaradas do partido.
        Sim, ocasionalmente o capitalismo provoca guerras, mas o comunismo VIVE em estado permanente de guerras. Guerra contra a população pois é um regime imposto. O Capitalismo também é “imposto”, mas gera muito mais oportunidades, riquezas avanços, pesquisas cientificas, saúde bem estar e as pessoas tem liberdade até pra sair do país e viver num país comunista se não gostar. Os EUA são o maior centro do capitalismo sim, mas isso beneficia também os outros países inclusive o Brasil que vende produtos pra eles. Nenhum sistema vai na pratica, beneficiar 100% da população. Se não fosse esse sistema capitalista, Gílber, vc provavelmente não teria feito seu doutorado. Pense nisso.
        Gílber, não é por nada não mas da uma olhada nessa matéria aqui
        http://super.abril.com.br/revista/246/materia_revista_261295.shtml?pagina=1
        coincidência ou não, os dois maiores ASSASSINOS da história, eram comunistas MARXISTAS, Mao Zedong e o camarada Stálin, bem acima de Hitler no Ranking.
        Gílber, vc confunde o sistema atual do PT Marxista — o intervencionismo — com o capitalismo, achando que vivemos de fato num sistema capitalista; assim, imputa a culpa por todos os problemas econômicos e sociais que existem (os quais são provocados justamente pelas práticas intervencionistas estatais).”
        O problema central é que a maioria dos socialistas, seguidores de Marx de fato, sequer compreende o que verdadeiramente significa o livre mercado (cujo jargão popular é “capitalismo”). É baseado na propriedade privada, especialização do trabalho e uso de moeda. É uma ordem espontânea, ou ordem natural, como queira. Por definição esse sistema é voltado para a cooperação social, não para o conflito. Não é preciso promover revolução, matança, redistribuição da propriedade para que esse sistema funcione e prevaleça. É por isso que, com todo respeito Gílber, suas colocações não faz sentido. Se alguma entidade (indivíduo, gangue ou governo) matou, violentou ou roubou em nome do capitalismo, essa entidade cometeu crime puro e simples, além de ter conspirado contra a propriedade privada e o sistema de livre mercado. Matar em nome do capitalismo é agir CONTRA o capitalismo.
        É mesmo impressionante esse CDC (Centro de Difusão do Comunismo)…! Para aqueles que frequentam BIBLIOTECAS (e que, portanto, conhecem o suficiente a respeito de socialismo e estatismo), é horripilante ver toda essa gente vestindo camisetas com o símbolo clássico do comunismo – “a foice e o martelo” – e protestando contra o “capitalismo” e o “capital internacional”.
        Se houvesse um CDN (Centro de Difusão do Nazismo), com os seus integrantes vestindo roupas com o símbolo do nacional-socialismo – “a suástica” – e defendendo a outorga do irrestrito poder ao Estado (o aparato de coerção e compulsão), muita gente ficaria de cabelos em pé e acionaria a polícia. No entanto, já que se trata de um movimento pela difusão do “comunismo”, a maioria vê isso como algo normal e, inclusive, digno de aplausos e louvor, pois o objetivo principal é “ajudar os pobres” ao “afastar de uma vez por todas a exploração capitalista” (aqui, aplica-se a ideia de que “o inferno está cheio de boas intenções”).
        O comunismo e o nazismo são apenas nomes diferentes para a mesma coisa: o socialismo (estatização total dos meios de produção e outorga do irrestrito poder ao Estado).
        Se essas pessoas que integram tal CDC acessassem todo o conteúdo acerca do socialismo disponível em vários sítios (artigos, livros, vídeos), o movimento rapidamente acabaria, somente nele permanecendo aqueles indivíduos de fato vis, que realmente desejam cometer – ou ver cometidas – todas as atrocidades socialistas (fome, miséria, escravidão e democídio).
        Grande abraço!!!

      • Meus comentários via twitter, CONTINUAM BLOQUEADOS

      • Esses comentários não aparecem aqui no Blog, Gladimir. Veja o que está acontecendo!

  14. Professora Carmilta Castro disse:

    Triste futuro aguarda uma nação que denomina candidamente de “rolezinho”, os atos cometidos por marxistas bacharelandos em terrorismo.

    • Rodolfo Aurich Balzer disse:

      Vamos dar um “rolezinho” também em Brasília – Nos ministérios,no congresso,no Palácio do Planalto…………onde quer que a malta marxista vermelha esteja.

    • Rodolfo Aurich Balzer disse:

      Já que nos Shopping os “rolezinhos” são casos de policia, que tal um “rolezinho” em uma instituição filantrópica qualquer. Tem muito a ser feito: limpar, pintar, cortar grama, lavar e passar roupar, etc, enfim praticar a caridade. Vamos nessa Gílber?

  15. Maria Justina disse:

    Esse escritor deste site que censura vídeos é mais um esquerdopata fanático por genocidas e bandidos.
    Mais um que tirou a Rola do Karl Marx da Boca pra falar porcaria, Vcs esquerdosos não aceita a Verdade né, fica ai nessa ilusão de esquerda que vcs vão ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s