A tua piscina está cheia de ratos…

Na temporada de ano novo, pessoas honestas e trabalhadoras que geralmente trabalharam o ano todo, repassando mais-valia (trabalho não pago) aos capitalistas, resolvem praticar o lazer em clubes, praias, piscinas, junto com suas famílias… Claro, como o Brasil é um país capitalista, os clubes e demais áreas de lazer são cada vez mais espaços de lazer privado, capitalista, que, aliás, cobram caro por esses momentos de lazer. Mas…

E vejam só a lógica capitalista do lucro acima de tudo, acima até da vida! Os clubes e áreas de lazer, vendidos pelas empresas capitalistas, não constroem medidas de seguranças necessárias sequer para as crianças que vão se banhar nas suas piscinas. Economizam e não gastam sequer com trabalhadores salva-vidas suficientes nesses locais, principalmente em época de temporada de férias. Nesse início de ano 2014, conforme informação da própria Rede Globo, três crianças já foram sugadas por piscinas, sendo que duas morreram, e a outra que se salvou teve de ser internada, correndo sério risco de vida.

Quando acontecem as tragédias, todos ficam chocados, a mídia burguesa cobra medidas de segurança nos estabelecimentos privados, cobra-se intervenção do Estado, mas não se nomeiam os verdadeiros culpados dessas tragédias que são os capitalistas donos das indústrias do lazer. Enfim, esses pequenos exemplos demonstram que os capitalistas, sem fiscalização rígida por parte do Estado e sem multas pesadas, não farão as reformas necessárias nas empresas do lazer, logo, não contratarão salva-vidas para vigiar as piscinas e outros locais onde podem ocorrer mortes por descuido infraestrutural e por falta de profissional de segurança. No ano passado, dezenas de jovens morreram na Boate Kiss, um fato totalmente previsível perante a falta de segurança do local. Nesse início de ano, foi a vez das piscinas, sem infraestrutura adequada, sem trabalhadores salva-vidas e lotadas, começarem a matar as crianças.

Essa é a lógica do lucro acima da vida, conforme prevê o sistema capitalista. Portanto, nas áreas administradas pelos capitalistas, mesmo no que se refere ao lazer, não se tomam as providências necessárias para proteger a vida de quem utiliza os serviços. Claro, o lazer vendido caro nessas empresas privadas é apenas uma desculpa para os capitalistas ganharem dinheiro. E, diga-se de passagem, os capitalistas do lazer e do turismo seguem faturando alto, e criminosamente não gastam o necessário com infraestrutura e segurança.

Parafraseando o poeta Cazuza, diríamos: empresário capitalista, a tua piscina está cheia de ratos…

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE-MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A tua piscina está cheia de ratos…

  1. Tenente Büscher disse:

    VAI SE CATAR. OS VERDADEIROS RATOS SÃO OS MARXISTAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s