Fim de ano, ano novo! Novo?

No final do ano passado, publicamos esse texto e, com pequenas retificações, mais uma vez o consideramos bastante atual, por isso o republicamos nesse final de 2013. O que dizíamos em 2012 que segue atual em 2013? CONFIRAM.

As práticas sociais, seguindo a lógica dos calendários das tradições político-religiosas, ano após ano, referendam o fim de ano e o início de outro ano novo, como uma passagem excepcional, mágica, encantadora, promissora de grandes novidades… Porém, a um olhar atento, depois dos fogos, festividades, sorrisos e prantos, o que se vê, no mundo econômico-ideológico-jurídico-discursivo, não passa de reprodução, repetição, o novo não passou de uma aparência ideologicamente construída!

Em outras palavras, o novo é apenas uma catarse temporária, uma emoção temporária, um êxtase temporário, antes de se voltar a velha roda da exploração capitalista. Passadas as primeiras horas, chegado o novo ano, as práticas sociais voltam ao velho, como se o velho fosse algo natural, eterno e necessário, e não houvesse outra forma de seguir caminhando senão pelas trilhas do velho. Assim, logo, logo, vão reaparecendo as rotinas de operários madrugando para sobreviver, deixando suas mais-valias – tempo de trabalho não pago aos trabalhadores – para enriquecer os donos dos meios de produção; logo, logo, vão reaparecendo os mesmos parcos salários com os quais se pagará o preço da sobrevivência; logo, logo, vão reabrindo as escolas públicas sem investimentos e uma rotina sem criatividade vai se construindo como se fosse o único caminho possível; logo, logo, as opressões machistas, racistas, homofóbicas, de bullying, vão seguindo com sua novas vítimas; logo, logo, os políticos, em sua pré-temporada de caça aos votos, em sua maioria, vão mostrando que continuam a serviço da reprodução do status quo do capitalismo; logo, logo a violência seguirá criando seus novos mortos; logo, logo as cidades superlotadas de automóveis seguirão estressando o povo e um longo etc…, facilmente previsível, poderia ser descrito, sem precisar de ser nenhum leitor de oráculos.

Em outros termos, o velho ofusca a promessa do novo, porque tudo foi montado para que a promessa do novo não passasse de uma grande festa à fantasia, regada por muito vinho, cerveja, champanhe e consumismo. As práticas políticas-econômicas-jurídicas-ideológicas-discursivas não sofrem deslocamentos profundos, não sofrem uma revolução com a chegada do ano novo, logo, nada há de novo no terreno da economia, da política, do jurídico, da ideologia, dos discursos dominantes. Em 2013, apesar de, no Brasil, milhares de pessoas terem sacudido as ruas durante a Copa das Confederações, contudo, sem um Projeto Socialista Livre para de fato mudar o mundo, logo logo tudo voltou a ser como era antes. Resumindo: as festividades de fim de ano, à semelhança do carnaval, não passarão mais uma vez de uma pausa temporária, um respiro temporário, para a brutal exploração rotineira do trabalho preso às regras de produção do sistema capitalista.

Onde estaria o novo? A única possibilidade do novo, nos marcos do sistema vigente, estaria em exercer cotidianamente nossa postura crítica perante a vida e perante as práticas socialmente construídas. Com o exercício da postura crítica cotidiana, logo perceberíamos que o novo somente seria novo se pudéssemos viver, a cada dia, de forma mais relaxada, com um tempo livre maior para se viver a vida. O novo verdadeiro estaria em uma parcela maior de tempo livre para festejar todos os dias a alegria de se estar vivo, porém, com postura crítica, logo veríamos que, no capitalismo, não há espaço para aumentar o tempo livre dos trabalhadores, pois a parcela do tempo dos trabalhadores, que poderia ser uma parcela de tempo livre, tem servido, nesse sistema econômico-jurídico-ideológico, para gerar mais-valia para os donos dos meios de produção. Ou seja, o que poderia ser tempo livre tem sido explorado como tempo de trabalho não pago. Esta é a alma do capitalismo: explorar uma parte do tempo de trabalho do trabalhador, levando-o a produzir mercadorias gratuitamente para os donos dos meios de produção. Com a venda dessas mercadorias produzidas gratuitamente pelo trabalhador, os investidores capitalistas adquirem mais-valia, mais-valor, mais lucro para seu próprio bolso. E o trabalhador, o que ganha com o capitalismo? Bom, não ganha, apenas sobrevive, e, por conseguinte, perde o tempo livre que poderia-deveria ser usado para viver a vida.

Portanto, vale a pena refletir com a teoria marxista e vale a pena lutar em nome da teoria marxista-socialista-livre: é preciso transformar o mundo. Afinal, enquanto o mundo que organiza o trabalho for capitalista, grandes festas, grandes datas, grandes novidades, festas de fim de ano, não passam de um pequeno intervalo para que os seres sociais da classe trabalhadora consigam reproduzir, sem maiores reclamações, no ano seguinte, as jornadas de trabalho estafantes que tendem a se repetir durante todo o ano para gerar mais-valia aos empresários dos diversos setores de produção. Queremos aqui reivindicar Marx: somente no Socialismo Livre, o trabalho não será um fardo, pois teremos uma parcela bem maior de tempo livre, já que não nos relacionaremos com base na exploração da força de trabalho alheia. Destarte, talvez, no Socialismo Livre, festividades como a de final de ano não seriam tão importantes e relaxantes como são, porque já estaríamos mais relaxados no decorrer do próprio dia a dia. Utopia, sonhar com um mundo Socialista Livre? Talvez o seja, mas, enquanto socialista livre, marxista, não pretendemos deixar de sonhar e de lutar por um mundo melhor.

São com essas palavras que fechamos, neste Blog, o último post do ano de 2013. E afirmamos: para que o novo não seja simplesmente uma catarse, é preciso que ousemos seguir lutando em 2014 para construir um mundo melhor para se viver, sem exploração do trabalhador, sem opressão, sem atrasos, sem obscurantismos. Postura crítica e luta para transformar o mundo! Essa proposição resume a Prática Político-Filosófica Socialista Livre. Aos que nos amaram em 2013, abraços. Aos que nos odiaram em 2013, paz no coração, pois não vale a pena carregar ódios dentro de si. Enfim, e a vida segue e todos festejarão e descansarão e farão catarse e darão pulos de alegria, inclusive esse que aqui vos fala, desejando, contudo, que, mesmo em meio às festas, haja sempre e cada vez mais um pouco mais de lucidez no ar.

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Fim de ano, ano novo! Novo?

  1. Caros,

    ….Nesta época de final do ano….. quando de maneira especial estamos mais dispostos à compartilhar…sentimentos, esperanças….

    …lembremos sempre que a vida, como a conhecemos…….é RARA neste nosso universo….assim…

    ….adotemos em 2014 e mantenhamos doravante….em todos os nossos dias, uma atitude como dos indianos…..

    Um povo que não vive a vida como um direito……mas como um….PRIVILÉGIO……vivamos com intensidade.

    Feliz Natal a todos…….e um Ano Novo pleno…..de felicidade…boa vontade….e…Paz…..em todos os momentos!!!!

    Saudações Fraternais…

      • Caros leitores, nesses dias próximos estaremos em LOCAL em que a internet não funciona, portanto, caso algum comentário não seja aprovado automaticamente, assim que tivermos acesso à internet todos serão aprovados, com exceção de vídeos, porque não postamos vídeos nesse espaço. Obrigado, Gílber. Boas Festas!

    • Caros leitores, nesses dias próximos estaremos em LOCAL em que a internet não funciona, portanto, caso algum comentário não seja aprovado automaticamente, assim que tivermos acesso à internet todos serão aprovados, com exceção de vídeos, porque não postamos vídeos nesse espaço. Obrigado, Gílber. Boas Festas!

    • Padre Pereira disse:

      Feliz Nata Gladimirl!

      Que o Natal renove em nós os ensinamentos Daquele que veio para nos salvar, Jesus!

      Reflexão: Em que medida queremos ser salvos se, por vezes, teimamos em remoer ressentimentos e egoísmos? Ser Cristão não é fácil e exige vigilância e humildade nessa permanente conversão.

      Amar e perdoar sem reservas é o caminho da libertação da alma!

      Que Deus nos abençoe a todos!

      Amém!

  2. Maria Justina disse:

    O Comunismo é basicamente anarquista, eles acreditam no fortalecimento do estado em uma sociedade socialista que permitirá a construção do comunismo onde o estado desaparece.
    A diferença básica entre anarquistas e socialistas está nos meios de se chegar ao comunismo.

    Quanto ao monopólio, o estado é o maior criador de monopólio do mundo e a livre concorrência capitalista é o maior inimigo dos monopólios.

    Quanto mais poder de interferir no mercado tem os governantes, mais poder os empresários mafiosos podem comprar dos governantes através de lobby, para deter seus concorrentes.

    O atual sistema de economia mista é o que gera as máfias das grandes corporações, que com seu poder econômico compram os favores do estado contra a concorrência.

    É a parceria publico privada, quanto mais poder tem os governantes, mais poder as corporações podem comprar deles.
    Mais uma vez é o estado a origem disso, elimine o estado e o intervencionismo estatal, que a livre concorrência pode atuar na derrubada dos monopólios.

  3. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Os esquerdiotas MARXISTAS, acham que o governo pode oferecer tudo, se auto-intitulam fracassados sem o menor pudor.

    Deveriam ir para Cuba ver as benesses proporcionadas pelo socialismo, quero ver rebaterem o capitalismo com argumentos depois de uma temporada na ilha prisão

  4. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Estado e Sindicatos entram para interferir no livre contrato entre os indivíduos civilizados.
    Veja o tamanho da vigarice dessa ‘máfia’ Estado + Sindicatos + Políticos + Polícia:
    …/watch?v=is7qP0TEwVI

  5. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    QUEREM SABER DE CUBA?
    PONHA AQUI NO YOUTUBE :LA MISERIA EN CUBA.
    HOSPITALES EN CUBA.
    LAS CASAS DE FIDEL CASTRO.

    STOP BE A DONKEY DEGREE= PAREM DE SER BURROS DIPLOMADOS. 
    Traduzir

  6. Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

    Esse programa bolsa-família, aos moldes marxista, foi criado para calar os mais necessitados. Não é e nunca foi intenção de nenhum dos governantes que o implantaram e dos que o aperfeiçoaram, acabar com a pobreza, caso contrário, estipulariam prazo e dariam cursos profissionalizantes para as pessoas se emanciparem financeiramente.
    http://www.implicante.org/noticias/um-terco-na-bahia-depende-do-bolsa-familia/

    • Maria Justina disse:

      Compra de votos explicita!

    • Professora Carmilta Castro disse:

      Não há como acabar com a pobreza no Brasil .Medidas sociais são necessárias, mas tem que ser desvinculadas de partidos ou políticos. Seriam concedidas por lei e com critérios estabelecidos e prazos para termino. A oferta de cursos técnicos objetivos é ainda uma boa saída.Redução de cursos universitários que so servem para inflar o eco da família, também é necessário,aplicando-se os recursos dessa redução em opções alternativas mais condizentes com a nossa realidade.As cotas ,por enquanto, serão necessárias. Há um debito enorme ,principalmente com os negros, que somente há poucos anos obtiveram alguma Ascenção social.Pode-se extinguir as cotas, oferecendo cursinhos tão eficientes como os caríssimos, gratuitamente aos passiveis de enquadramento em cotas.Ha muita coisa a ser feita,mas não adianta ser criticar se não se dispuser a ajudar!!!!!!!

  7. Professora Carmilta Castro disse:

    Enquanto muitos malham SÓ o “petê”, os demais partidos vermelhos marxistas, vão agindo na surdina. PSOL, PSTU, PC do B, se escondem atrás do “petê” e se unem para agitar mais ainda os zumbis. Assistam, pois logo esse zumbi marxista deleta o vídeo.

  8. Professora Carmilta Castro disse:

    Essa Globo das novelinhas desses marxistas é mesmo nojenta. Está dedicando extensa matéria ao Ronald Biggs (quase uma homenagem) e não dedica o mesmo tempo para, por exemplo, explicar aos brasileiros, como funciona o regime semiaberto, deixando que as pessoas fiquem revoltadas e desanimadas cada vez que tomam conhecimento de oferecimento de emprego aos mensaleiros.
    Por que a Globo não levanta a discussão jurídica sobre o regime semiaberto? Por que não explica sobre a obrigatoriedade legal do cumprimento de 1/6 da pena em regime fechado? Por que não fala que o trabalho FORA do presídio, é uma concessão que PODE OU NÃO, ser concedida? Por que fazer isso com os brasileiros e alimentar o desgaste dessa gente já tão sofrida e sedenta por justiça?

  9. Professora Carmilta Castro disse:

    Quanto mais eu me informo sobre as manobras marxistas e todas as suas sujeiras, mais eu acredito que existe inferno e será para lá que eles irão quando morrerem. Como podem pisar, humilhar e esmagar durante 24 horas por dia, 365 dias por ano, os milhões de seres humanos que, iludidos por suas promessas eleitoreiras, lhe depositaram a própria vida nas mãos?

  10. Maria Justina disse:

    Não recomendado para quem já anda a ponto de explodir com tanto estresse que passa nesse país. Mas se você é forte e se acha capaz de resistir ao que vai ouvir aqui, saiba que ficará ENOJADO ao saber o porque de as dívidas externa e interna nunca terem fim e pior: da maneira como ela é calculada, JAMAIS será paga. O governo não tem intenção de tirar da miséria quem recebe bolsa-família, a única intenção do governo é dar um cala-boca, um sossega-leão nos mais pobres, para que eles, como a classe média, não despertem e saiam às ruas reivindicando a publicidade dos atos governamentais. Essa dívida que hoje pagamos, começou no fim do Governo Militar, mas o contrato para forma de pagamento, não previa o absurdo que os governos civis contrataram com os bancos estrangeiros, que foi quando começou a eternidade dessa conta, aliás, anatocismo aqui, é para Matusalém nenhum botar defeito.
    Estranho que NEM OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA, nos apontam isso, bem como a mídia impressa e/ou televisiva. NÓS PAGAMOS AS CONTAS, MAS NINGUÉM NOS CONTA O QUE EXATAMENTE ESTAMOS PAGANDO.
    PS: vídeo instrutivo e interessantíssimo, com mais de 1 hora de duração.Espero que esse retardado não delete esse vídeo.

  11. Professora Bernadina disse:

    O DISCURSO POLÍTICO DESSES MARXISTA É UMA COISA: A REALIDADE É TOTALMENTE OUTRA! ESSA É A LEGÍTIMA “ESQUERDA CAVIAR” RETRATADO NO LIVRO LANÇADO COM ESSE TÍTULO: Para o povo, o discurso e as migalhas; para os “chefes” os milhões!

    Ata no original:

    http://www2.petrobras.com.br/ri/port/InformacoesAcionistas/pdf/ATA_AGO_08abr09_port.pdf

    PETROBRAS

    ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA PETRÓLEO
    BRASILEIRO
    S..A. – PETROBRAS, REALIZADA EM 8 DE ABRIL DE 2009

    ( Lavrada sob a forma de sumário, conforme facultado pelo
    parágrafo primeiro do artigo 130 da Lei no 6.404, de 15 de
    dezembro de 1976 ).

    DIA, HORA E LOCAL: Assembléia realizada às 15 horas do
    dia
    8 de abril de 2009, na sede social, na cidade do Rio de
    Janeiro, RJ, na Avenida República do Chile, no 65.

    Item IV: Foram reeleitos como membros do Conselho de
    Administração da Companhia , na forma do voto da
    União, com
    mandato de 1 (um) ano, permitida a reeleição, a Senhora
    Dilma Vana Rousseff, brasileira, natural da cidade de Belo
    Horizonte (MG), divorciada, economista, com domicílio na
    Casa Civil da Presidência da República – Praça dos
    Três
    Poderes – Palácio do Planalto – 4º andar – salas 57 e
    58,
    Brasília (DF), CEP: 70150-900, portadora da carteira de
    identidade nº 9017158222, expedida pela Secretaria de
    Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul –
    SSP/RS, e
    do CIC/CPF nº 133267246-91 e os Senhores Guido Mantega,
    brasileiro, natural de Gênova, Itália, casado ,
    economista,
    com domicílio no Ministério da Fazenda – Esplanada dos
    Ministérios – Bloco P – 5º andar – Brasília (DF), CEP:
    70048-900, portador da carteira de identidade nº
    4135647-0,
    expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado
    de
    São Paulo – SSP/SP, e do CIC/CPF nº 676840768-68; Silas
    Rondeau Cavalcante Silva, brasileiro, natural da ci dade de
    Barra da Corda (MA), casado , engenheiro, com domicílio na
    S..A.U.S. – quadra 3 [WINDOWS-1252?]? lote 2 – Bloco C
    [WINDOWS-1252?]? Ed. Business Point – salas 308/309,
    Brasília (DF), CEP: 70070-934, portador da carteira de
    identidade nº 2040478, expedida pela Secretaria de
    Segurança
    Pública do Estado de Pernambuco – SSP/PE, e do CIC/CPF

    044.004.963- 68; José Sergio Gabrielli de Azevedo,
    brasileiro, natural da cidade de Salvador (BA), divorciado,
    e conomista, com domicílio na Av. República do Chile,
    65,
    23º andar – Rio de Janeiro (RJ), CEP: 20031-912, portador
    da
    carteira de identidade nº 00693342-42, expedida pela
    Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia –
    SSP/BA,
    e do CIC/CPF nº 042750395-72 042750395-72
    042750395-72 042750395-72 042750395-72 042750395-72
    042750395-72 042750395-72 ; Francisco Roberto de
    Albuquerque, brasileiro, natural da cidade de São Paulo,
    casado, General de Exército Reformado, com domicílio na
    Alameda Carolina nº 594, Itu (SP), CEP: 13306-410,
    portador
    da carteira de identidade nº 022954940-7, expedida pelo
    Ministério do Exército e do CIC/CPF nº 351786808-63; e
    Luciano Galvão Coutinho, brasileiro, natural da cidade de
    Recife (PE), divorciado, economista, com domicílio na Av..
    República do Chil e nº 100 , 19º andar, Rio de Janeiro
    (RJ),
    CEP 20031-917, portador da carteira de identidade nº
    8925795
    , expedida pela Secretaria de Segurança Pública do
    Estado de
    São Paulo – SSP/SP, e do CIC/CPF nº 636831808-20.

    …………. …….

    Item VII: Pelo voto da maioria dos acionistas presentes, em
    conformidade com o voto da representante da União, foi
    aprovada a fixação da remuneração global a ser paga
    aos administradores da Petrobras em R$ 8.266.600, 00 (oito milhões, duzentos e sessenta e seis mil e seiscentos reais), no período compreendido entre
    abril de 2009 e março de 2010, aí incluídos: honorários
    mensais, gratificação de férias, gratificação natalina(13º salário),
    participação nos lucros e resultados; passagensaéreas,
    previdência privada complementar, e auxílio moradia, nos
    termos do Decreto nº 3.255, de 19.11.1999, mantendo-se os
    honorários no mesmo valor nominal praticado no mês
    precedente à AGO de 2009, vedado expressamente o repasse
    aos respectivos honorários de quaisquer benefícios que,
    eventualmente, vierem a ser concedidos aos empregados da
    empresa, por ocasião da formalização do Acordo
    Coletivo deTrabalho [WINDOWS-1252?]? ACT na sua respectiva data-base
    de 2009;

    São SEIS PESSOAS para dividirem mais de 8 MILHÕES no
    ano.

    Dá mais de CEM MIL REAIS POR MÊS para cada um!

    Se alguém achar que é boato… é só acessar o link
    abaixo e
    leia, você mesmo(a), no item 7:
    http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/governanca/assembleias/8-de-abril-de-2009-ata-da-assembleia-geral-ordinaria.htm

    Ou entre diretamente no portal da Petrobrás. Vá até a
    página
    de informações aos acionistas. Procure o link para as
    atas
    das assembléias e depois selecione a do dia 08 de abril de
    2009.

  12. Professora Bernadina disse:

    JÁ PROMETI QUE NÃO IA MAIS COMENTAR ESSAS COISAS…. MAS TEM HORA QUE É DIFÍCIL!!!POIS ESSES MARXISTAS SÃO UM BANDO ……
    Pois é, para o cara que pensa que é Napoleão dá-lhe rivotril nele e para o cara que pensa que é mulher é cirurgia plástica, medicamentos e tratamentos mentais seria uma tremenda homofobia, mesmo que se o homossexual venha a querer ser tratado.

  13. Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

    Caros: este é um material muito esclarecedor, mas raramente tenho visto algo mais asqueroso. Como já disse antes, o psol (me recuso a usar maiúsculas) é o pt piorado, eles conseguiram essa proeza. Essas criaturas podem tentar, mas jamais vão conseguir destruir a cultura judaico-cristã, como prometeram se empenhar. Gente muito melhor já tentou e quebrou a cara. Inacreditável, eles pregam sua agenda tenebrosa de “tolerância” com um discurso de ódio!! O mais inacreditável é que 1) ninguém lhes faz as perguntas realmente críticas e 2) como lhe dão exposição!! Eu assinei a petição para a cassação dessa criatura que algum de vocês enviou, nem lembro quem, e compartilhei. Gente tão pouco afeita à moral, à decência e aos valores que CONSTRUÍRAM ESSA CIVILIZAÇÃO NA QUAL ELE COSPE TEM QUE SER EXPULSA A PONTAPÉS, como diria o mestre Olavo.

    • Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

      Porque esse Gílber deleta os vídeos??? Porque esse Socialismo Livre é uma farsa, ele quer poder, é outro aproveitador.

    • Rodolfo Aurich Balzer disse:

      Pois eles não conseguirão destruir a Civilização Ocidental e a cultura judaico cristã, pelo menos em um futuro próximo. As pessoas, em sua maior parte, estão desejosas de uma retomada dos valores morais, éticos, sociais e familiares que por tantos séculos serviram de alicerce para a sociedade! Pessoalmente (filosoficamente e espiritualmente), sou buddhista, mas, antes de tudo, sou um ocidental, e, portanto, estou e estarei ao lado da Igreja e contra tudo e todos que tentem derrubá-la!

      • Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

        Ou seja, Rodolfo Aurich Balzer, pelo que percebo à minha volta e pelo que vc escreveu, essa lenga-lenga dessas criaturas MARXISTAS já deu no saco, simples assim, certo? Pô, qualquer coisa agora é homofobia!! Se era tanto assim, até o aparecimento desses luminares, como foi que a bicharada sobrevivia antes? Concordo com vc em todas as linhas, e isso independe de eu ser católico. Aliás, isso não tem a mínima importância, o que tem importância é exatamente o que vc disse. Fosse o contrário, se o ataque fosse à sua religião, eu a defenderia do mesmo modo. Afinal, foi ela que construiu pelo menos boa parte da civilização oriental, como o cristianismo pelo lado de cá, certo? Abraços!

  14. Padre Miguel Fernandez Cunha disse:

    se, por acaso (e que Deus nos livre), um regime totalitário realmente se estabeleça por aqui, os LGBTs, as feministas, os negros racistas e todas as demais minorias, serão exterminados, do mesmo modo que o foram na antiga URSS, em Cuba e na China!

  15. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Isso mesmo. Eles têm lá seus motivos,Padre Miguel. O primeiro deles é que estão pouco se lixando pras massas de manobra, o que interessa é o conflito social e o segundo é que esses, já com experiência em se mobilizar, se sentirão traídos e farão barulho. Ora, já tendo sido usados, serão descartados. Exatamente como na URSS, Cuba…ISSO É SOCIALISMO LIVRE. O mesmo que deleta os vídeos.

  16. Alvarez disse:

    Así son todos estos comunistas: ayer, hoy y siempre se inmolaran al frente de las masas hambrientas en el asalto de las Bastillas de la burguesía podrida, injusta y viciosa; y todo para qué?, para acabar siendo exactamente todo lo que han combatido.

    Anecdota brezhneviana

    “Siempre se afirmó que Leonid Brézhnev, jefe del Partido Comunista y amo de la URSS desde 1964 hasta su muerte en 1984, era un hombre vanidoso, débil con los alabarderos y, además, de gustos muy singulares (dada su condición de líder del “primer Estado proletario del mundo”), como su conocida afición por las condecoraciones, los trajes caros y los autos lujosos… Y de él se cuenta que en cierta ocasión, encontrándose su madre de visita en el Kremlin (centro del poder en Moscú), condujo a ésta hasta un estacionamiento secreto en el que tenía aparcados sus suntuosos vehículos de colección… “Mamá -le dijo, orondo-, mira, todos esos coches son míos”, a lo que la anciana, sorprendida y temerosa, respondió: “Mi hijo, por favor, baja la voz y no digas eso. Imagínate: ¿Y cuando lleguen los comunistas? ¿Qué vas a hacer? ¡Estás en serios problemas!”… Se asegura que Brézhnev sonrió, con aire divertido, y le contestó: “Mamá, por Dios, pero los comunistas somos nosotros, y yo soy el jefe de todos”.

  17. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    MANIFESTO NACIONAL – INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!

    Quando a corrupção e a desnacionalização a serviço de interesses escusos e de doutrinas enfraquecedoras da vitalidade nacional atingem os índices atuais é hora das Pessoas de Bem e das Forças Patrióticas tomarem atitudes firmes. Por isso pedimos intervenção militar já!

    Saiba mais…

  18. Maria Justina disse:

    É ISSO QUE ESSES MARXISTAS QUEREM PARA O BRASIL.
    No caso Raposa Serra do Sol, a INJUSTIÇA foi feita e sacramentada. Expulsaram os produtores rurais que durante gerações e gerações lá viveram e produziram, beneficiando inclusive os índios e deram para os ociosos e malandros indígenas. Isso foi um crime e até hoje as terras estão abandonadas, os índios ocupam as casas que eram dos produtores, não produzem, enchem a cara até caírem de bêbados, parasitam no bolsa família, só fazem filhos e não raramente os MATAM. O que é que esse governo maldito está fazendo conosco, meu Deus?

  19. Maria Justina disse:

    É ISSO QUE OS PROFESSORES MARXISTAS ENSINAM AOS SEUS FILHOS.

  20. Maria Justina disse:

    Assim agem os professores marxistas:
    Espero-que-ela-seja-estuprada-diz-professor-de-filosofia-sobre-Rachel Sheherazade

    http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/espero-que-ela-seja-estuprada-diz-professor-de-filosofia-sobre-apresentadora-de-tv-27122013

    • Maria Justina disse:

      É assim que devemos tratar esses professores marxistas:
      Estudantes da UFRRJ escracham o Professor Paulo Ghiraldelli.

      • Michele disse:

        Tem que descer a porrada nesses professores marxistas que ficam doutrinando nossas crianças. Isso é crime. Não há ninguém mais bobo do que um marxista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis mentirosos lhe dão para dizer

  21. Adelita Aguilar disse:

    A imprestável esquizofrênica marxista só engana o grupo dos asnos ! Ela com certeza estava falando de outro país em seu pronunciamento do dia 30/12.É uma tremenda de uma cara de pau !

    Cenário atual do Brasil:

    Educação: Brasil ocupa a 58ª posição entre 65 países avaliados (PISA)
    Corrupção: Brasil ocupa a 72ª posição entre 177 países avaliados (Transparência Internacional)
    Violência: Brasil ocupa a 7ª posição com 50.108 mortes registradas em 2012
    Juros: Brasil é o que paga a maior de taxa de juros real do mundo, seguido pela China com 3,1% e Chile com 2,8% aa.
    Sistema de Saúde: Brasil ocupa a última posição entre 48 países avaliados conforme critérios de expectativa de vida e custo per capta dos tratamentos de saúde (Consultoria Bloomberg)
    Bolsa Brasileira: O Ibovespa, principal índice acionário do Brasil, teve o pior resultado entre os 48 índices globais, com desvalorização de 15,82% no período. (Site MoneYou).
    Inflação: Foi de 5,8% em 2013, enquanto que a meta era de 4,5%.
    Dívida pública Federal: Já bateu a casa dos R$ 2,069Trilhões,motivo pelo qual tem afastado os investidores estrangeiros.
    Ranking de Competitividade da Confederação Nacional da Indústria (CNI): Brasil ocupa a 14ª posição entre 15 países avaliados. A Colômbia ficou em 13ª posição e a Argentina em 15ª posição.

    Trechos do pronunciamento da Presidanta:

    Sinto alegria de poder tranquilizar vocês dizendo-lhes que entrem em 2014 com a certeza que seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar o seu próprio negócio.

    Ao fazer um balanço de suas políticas, Dilma ressaltou programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Brasil sem Miséria. Segundo a presidente, o Brasil está “a um passo de acabar com a pobreza absoluta em todo território nacional”.

    Além disso, a presidente relembrou a redução dos impostos incidentes na conta de luz e o programa Mais Médicos, que, segundo ela, trouxe 6.658 novos profissionais de saúde ao Brasil e beneficia 23 milhões de pessoas. A promessa da presidente é de que, até março, 13 mil novos médicos estejam em atuação no Brasil.

    Dilma não citou diretamente o caso do mensalão em sua mensagem de fim de ano, mas fez questão de ressaltar que seu governo sempre apoiou o combate à corrupção “em todos os níveis”. Ela destacou que nunca “se investigou e se puniu tanto o malfeito” no País.

  22. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Fico vendo a minha atual situação, estou aposentado depois de trinta e dois anos de trabalho. Comecei cedo e enquanto trabalhava, estudava. Hoje fico preocupado com a situação dos jovens, e esses não são meus filhos, pois pelos meus, pude fazer, com a ajuda da mãe deles, que se encaminhassem na vida. Eu poderia não esquentar com o futuro de quem não conheço, pois fiz o meu caminho, não foi fácil e na maioria das vezes sozinho, mas hoje colho o fruto dos meus sacrifícios e estou numa área de conforto… Mas o que vejo, é uma injustiça que os marxistas fazem com os jovens, não os estimulam a lutar, a conquistar e ter prazer nas vitórias. Se nada for feito, teremos milhares de adultos dependentes de ajuda permanentemente.

  23. Tenente Büscher disse:

    DIUMA QUER VOTOS DA GURIZADA DOS ROLEZINHOS, CUJA ORGANIZAÇÃO É DE MARXISTAS MAIORES DE 20 ANOS.
    “(…) O Brasil está afundado em grave crise econômica, com os preços de produtos e serviços aumentando de maneira sistemática, mas Dilma Rousseff encontra tempo para se preocupar com os “rolezinhos”, não sem antes abrir espaço na agenda para discutir o tema com alguns dos incompetentes que a assessoram em palácio. A política jamais foi um reduto de bem intencionados, mas é preciso que alguém tome a dianteira e mostre à presidente da República e seus companheiros que em São Paulo prevalecerá a lei, independentemente das ameaças sórdidas dos petistas.”
    http://ucho.info/pifia-como-governante-dilma-rousseff-se-agarra-ao-oportunismo-barato-e-quer-discutir-os-rolezinhos

  24. Evellyn disse:

    Dilma Rousseff renuncia o cargo a presidência da República
    noticiadopovo.com.br
    A Presidente da República Dilma Rousseff acaba de renunciar o cargo de Presidenta da República, por não aguentar mas a população insatisfeita com o seu mandato, segundo o jorna Nacional…

  25. Evellyn disse:

    JEITO MARXISTA DE GOVERNAR:
    Em 10 anos, comissionados no governo passam de 17,6 mil para 22,6 mil
    https://www.facebook.com/
    E AI BABACA, COM O DINHEIRO DOS OUTROS PODE NÉ MANÉ.

  26. Evellyn disse:

    Onde estão as maiores aposentadorias da União? Veja ranking SÃO ESSES MARXISTA FDP QUE NÃO QUEREM LARGAR A TETA DO ESTADO
    http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2014/01/15/onde-estao-as-maiores-aposentadorias-da-uniao-veja-ranking/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s