Por que precisamos de uma educação popular?

A Educação Popular é uma proposta de modelo de ensino-aprendizagem que propõe às pessoas interessadas de um dado local construir a educação de seus sonhos, utópica, mas possível de ser realizada.

A Educação Popular é essencial para consolidar as políticas do processo de inclusão “Educação para Todos com Qualidade”. Em meu ponto de vista, o foco da Educação Popular deve direcionar para o desafio da inclusão social. Parece-me não ser suficiente incluir todos os segmentos sociais na educação sem promover um modelo de ensino-aprendizagem diferenciado. A inclusão por si, tal como é abordada nos moldes da educação em voga, não resolverá o problema de pessoas que eram excluídas da educação, marginalizadas sócio-cultural-político-economicamente, e que foram incluídas juridicamente com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases — LDB: 9394/96 de 12 de dezembro de 1996 da educação.

Nas escolas, inclusão de alunos oriundos das classes trabalhadoras, filhos de mães solteiras, pessoas com necessidade especiais, homossexuais, de etnias raciais como os afros-descendentes e grupos indígenas não os farão atores participantes das decisões na condição de cidadãos, seja na questão cognitiva, cultural, econômica ou política. A educação pública precisa de instrumentos didático-educacionais, pedagógicos, políticos, democráticos que atendam de fato suas necessidades e expectativas.

Para termos um processo de inclusão socialmente equânime é preciso rever a educação em suas raízes. A Educação Popular é uma das opções de desafio para resolver a questão de todos os estudantes, juntos, no mesmo espaço coletivo. Na escola atual, os estudantes participam do mesmo ambiente, mas muitos ali estão segregados. Um exemplo a ser dado é o aluno surdo que é aceito socialmente em sala de crianças que ouvem, porém, não consegue aprender nesse espaço, porque a escola não tem um profissional adequado aquele tipo de necessidade especial. Suas expectativas, portanto, são frustrantes.

Referências: FREIRE, P. Política e educação: ensaios/ Paulo Freire – 5ª Ed.- São Paulo, Cortez, 2001.

Por: Zilda Maria Rabelo – Professora da Rede Estadual de Minas Gerais – Lutadora do Sind-UTE/MG.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s