MEC exclui professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professores, lotados no Estado de Minas Gerais, que estavam fazendo o curso organizado pelo MEC, o PACTO – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – estão denunciando ao nosso Blog http://www.socialistalivre.wordpress.com (um blog que publica-discute-problematiza as lutas e as angústias dos trabalhadores) que, mesmo depois de matriculados e já presentes no curso, estão sendo excluídos por ter problemas pontuais de saúde ou por outros critérios questionáveis. Em outras palavras, o MEC diz que está preocupado com a alfabetização no Brasil, mas não quer dar formação pedagógica ampla para todos os alfabetizadores interessados na questão.

O professor tem de ser punido, caso tire uma licença saúde? É isso que o MEC está fazendo, ao excluir do PACTO alguns professores que tiveram afastamento temporário por licença saúde. Depois não se sabe por que a qualidade na educação brasileira deixa tanto a desejar, não é verdade? Também não se sabe por que os professores andam tão angustiados com o sistema educacional brasileiro. Vejam os critérios de exclusão do MEC, conforme denúncia dos professores excluídos do PACTO:

“Anexo I – Ofício Circular 281/2013
Orientações Técnico-pedagógicas aos Orientadores de Estudo do PACTO-2013

1. Exclusão do PACTO/SIMEC de Professores não regentes de Turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Conforme determinação do MEC, somente poderão participar do PACTO professores na regência de turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental / Ciclo da Alfabetização no ano de 2013.. Deverão, pois, ser bloqueados no SIMEC, imediatamente, todos os professores que não atendem a esta determinação, devendo, portanto, ser impedidos de participar das aulas do PACTO.
Os Orientadores de Estudo deverão enviar a seus respectivos Coordenadores Locais, até 20/09/2013, relação com nome e CPF dos professores bloqueados no SISPACTO pelo motivo aqui explicitado.

2. Professores do PACTO afastados em Licença Saúde, Gestação, Férias Prêmio e outros afastamentos legais a partir de setembro de 2013
Estes professores não poderão frequentar as aulas do PACTO a partir de setembro de 2013. Serão considerados faltosos no período do afastamento e poderão retornar às aulas após o término das respectivas licenças, desde que essas faltas não ultrapassem a 2 (dois) encontros, o que corresponde aos 25% de faltas permitidas por lei. Caso esses afastamentos excedam a 2 (dois) encontros, esses professores devem ser bloqueados no Sistema e ser afastados da Formação.”

Precisaria ser assim, Senhor Ministro da Educação? É assim que se valorizam os educadores e os alfabetizadores? Ou existem dedos do governo mineiro para que isso esteja acontecendo? Essa é a pergunta que deve ser feita.

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s