Minas Gerais, a melhor educação do país? Fala sério, Aécio Neves!

Aécio Neves, em plena campanha política na televisão, tem usado dos números das avaliações sistêmicas externas para dizer que Minas Gerais tem a melhor educação básica do país. Não queremos aqui questionar a pontuação das escolas de Minas Gerais que de fato, pelas aparências, está acima da média nacional, contudo, queremos questionar, sim, a forma como foram fabricados esses números até se chegar às referidas estatísticas que supostamente colocam Minas Gerais como “a melhor educação básica do país”.

Nós, que somos professores da rede estadual de Minas Gerais, sabemos quantas pressões são usadas no interior das escolas, sobre professores, sobre especialistas, sobre diretores, apenas para que os alunos atinjam melhores pontuações nas provas externas (PROEB, SIMAVE, PROVA BRASIL), provas, diga-se de passagem, que avaliam tão somente questões de múltiplas escolhas em Português e Matemática. Ora, o excesso de pressão, tais como: i- chantagens com avaliação de desempenho dos trabalhadores em educação que se não dedicarem a melhorar as médias dos alunos; ii- promessas de décimo quarto salário integral para escolas que melhorarem o índice de respostas corretas dos alunos, décimo quarto salário, este, entretanto, que também nunca é pago integralmente, muito menos é pago em todos os anos, exceto em ano de campanha eleitoral; iii- excesso de relatórios forçando professores a fazer com que os alunos se adequem aos conteúdos das provas externas; iv- enfim, esse conjunto de fatores tem possibilitado não que uma aprendizagem real aconteça, mas, sobretudo, que reducionismos e até fraudes educacionais sejam possibilitadas.

Onde está o reducionismo? Ficar treinando o aluno apenas para marcar (x) em questões de múltipla escolha nos conteúdos de Português e Matemática, sem critério crítico, apenas para demonstrar melhoria nas estatísticas do Estado. Onde está a possibilidade de fraude educacional? É mais difícil provar as fraudes, porque elas são indiretas e discretas, e também não acontecem em todas as escolas, porque, em muitas escolas, os trabalhadores em educação mais críticos politicamente resistem em maquiar a realidade educacional de Minas Gerais. De qualquer modo, é possível ler o germe das fraudes através de alguns discursos que circulam no interior das escolas estaduais de Minas Gerais. A discursividade é mais ou menos a seguinte: “é preciso facilitar as repostas para os alunos nessas provas externas, não é isso que o governo quer? Fazendo isso, ‘nossa escola’ atingirá as metas estipuladas pela Superintendência e pela Secretaria da Educação e pelo menos teremos menos cobrança, porque está um inferno esse excesso de pressão para ganhar esse salário miserável de R$1.386,00. Temos que ser ‘espertos’! Também, sem atingir as metas do governo, o décimo quarto não será pago integralmente e ‘nossa escola’ vai ser pressionada, entrará em intervenção pedagógica, haverá um monte de inspetores e analistas nos fiscalizando e muita dor de cabeça”. Enfim, quem nunca ouviu essa discursividade fraudulenta circulando no interior das escolas de Minas Gerais que me atirem a primeira pedra!

Resultado. Minas Gerais conseguiu, com excesso de pressão ao longo do “chicote de gestão” dos tucanos, gastando muito pouco com os trabalhadores em educação, aumentar os números das respostas corretas nos provões da vida. Esse fato também já ocorreu nos Estados Unidos, afinal, esse modelo do ‘chicote’ para educação não é uma ideia fantástica criada pelos tucanos mineiros, é cópia ipsis litteris da decadente educação norte-americana, que agora já começa a rever suas políticas educacionais. Lá, afora as fraudes que correram soltas, os melhores estudantes se tornaram ótimos “treineiros” para provas externas, mas péssimos avaliadores críticos do mundo. O Sind-UTE/MG já publicou artigo de pesquisadora norte-americana demonstrando como o reducionismo educacional e as fraudes geraram um fracasso crítico nos Estados Unidos, educação, esta, baseada nesse modelo de apenas treinar alunos para marcar (x).

Outro absurdo que ocorre em Minas Gerais. O Governo Aécio Neves/Anastasia criou o aluno-ser humano de segunda categoria, ou seja, os alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer) e pasmem!, as notas desses alunos, que são alunos repetentes, com defasagem na idade série, com sérias dificuldades de aprendizagem, ah, A NOTA DESSES ALUNOS NÃO CONSTAM DAS ESTATÍSTICAS DAS PROVAS EXTERNAS: o governo mineiro não os considera alunos regulares da educação básica. Ou seja, esses alunos, e são muitos, com muitas salas de PAV espalhadas nas escolas do Estado, são impossibilitados de receber a mesma educação dos outros, porque fazem o ensino fundamental com apenas dois anos, sem reprovação alguma e, obviamente, para ajudar a fabricar a propaganda enganosa do governo mineiro, suas notas não entram no ranking das estatísticas que demonstram essa suposta melhoria de média da educação mineira no ranking nacional. Em outras palavras, a propaganda de Aécio Neves de que Minas Gerais possui a melhor educação do país, com base nos números que têm sido expostos na televisão, é uma fabricação tortuosa. Por que as notas dos alunos do PAV não entram nas estatísticas, Senhor Aécio Neves? Isso o senhor não diz em sua propaganda política. Minas Gerais é a melhor educação básica do país? Fala sério, Aécio Neves!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Minas Gerais, a melhor educação do país? Fala sério, Aécio Neves!

  1. ANDERSON DE SOUZA disse:

    SE MINAS TEM A MELHOR A EDUCAÇÃO DO BRASIL… COMO SERÁ QUE DEVE ESTAR A SITUAÇÃO DO ESTADO QUE OCUPA A SEGUNDA POSIÇÃO? SINCERAMENTE, FICO COM MUITA PENA! DEVE ESTAR ABAIXO DO CAOS! O AÉCIO NEVES É UM DOS PIORES POLÍTICOS QUE CONHECI NA VIDA. QUANDO EU ESTAVA NA UNIVERSIDADE, INVADIMOS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS EM PROTESTO AO SEU GOVERNO. TODOS QUE POSSUEM CONSCIÊNCIA CRÍTICA, NÃO GOSTAM DESSE GOVERNO HIPÓCRITA E ANTIDEMOCRÁTICO.

  2. Dulcimar disse:

    Eu sou professora e a favor da JUSTIÇA e da Verdade e, como todo brasileiro consciente, quero um país em que todos consigam “com-viver” em paz, com justiça, dignidade e iguais oportunidades. Também sou mineira e tais como meus colegas – professores, ando indignada, triste, com a atual situação da Educação em meu Estado. O governo Aécio acabou com nosso plano de carreira, efetivou professores em até dois cargos SEM CONCURSO, numa arbitrariedade até então nunca vista, pois violou os direitos da Constituição – valor maior do país. E o estranho é que, apesar de ter sido considerado inconstitucional, ficou por isso mesmo! Qual o mistério? Seria sua capaz equipe de marketing, que consegue “fabricar” resultados espantosos que nunca existiram??? E o Anastasia continua seguindo os passos do mestre…. O desânimo e a tristeza toma conta dos ambientes escolares… Temo pela educação, temo por meu Brasil… Mas infelizmente são poucos que tem a coragem de gritar!!!! Vamos acordar, meus companheiros, o momento é este!!! Ou vamos deixar que eles continuem?????????

    • rosimeire costa a maximiano disse:

      Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

      2E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

      3E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

      4O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

      5Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

      6Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

      7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

      😯 amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

      9Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

      10Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

      11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

      12Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

      13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
      Capítulos
      12345678910111213141516
      Bíblias
      Publicidade

  3. rosimeire costa a maximiano disse:

    cara colega em um de seus cargos vc e dessa lei 100 como eu e outros colegas,mais eu também não gastarei de ser não para não viver essas chateações critica como a sua….

  4. rosimeire costa a maximiano disse:

    Cinco das dez escolas com as maiores médias são de Minas Gerais. A segunda maior média é do Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga (MG), com 720,88 pontos. A terceira é do Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, com 712,79 pontos. A escola pública com maior média aparece em quarto lugar: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), também de Minas Gerais, uma escola federal, com 706,22 pontos. A quinta maior média é do Colégio Vértice, de São Paulo: 705,26 pontos.

    Veja as 20 escolas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2012
    1º) Colégio Bernoulli – unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) – privada – média 722,15
    2º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) – privada – média 720,88
    3º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 712,79
    4º) Colégio de Aplicação da UFV – Coluni (Viçosa/MG) – federal – média 706,22
    5º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) – privada – média 705,26
    6º) Colégio Santo Agostinho – unidade Nova Lima (Nova Lima/MG) – privada – média 695,87
    7º) Colégio Helyos (Feira de Santana/BA) – privada – média 695,54
    8º) Colégio Magnum Agostiniano – unid. Nova Floresta (Belo Horizonte/MG) – privada – 694,67
    9º) Colégio de Aplicação do CE da UFPE (Recife/PE) – federal – média 692,41
    10º) Colégio Anglo Leonardo da Vinci (Carapicuíba/SP) – privada – média 692,07
    11º) Colégio Santo Agostinho-Novo Leblon (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 691,23
    12º) Colégio Santo Agostinho (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 690,04
    13º) Colégio Cruzeiro unidade Centro (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 689,80
    14º) Colégio WR (Goiânia/GO) – privada – média 689,43
    15º) Colégio Ipiranga (Petrópolis/RJ) – privada – média 686,86
    16º) Colégio Móbile (São Paulo/SP) – privada – média 685,50
    17º) Colégio Santa Marcelina (Belo Horizonte/MG – privada – média 684,75
    18º) Anglo – Colégio Leonardo da Vinci (Taboão da Serra/SP) – privada – média 682,99
    19º) Cev Colégio – unidade Jóquei (Teresina/PI) – privada – média 681,94
    20º) Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP) – privada – média 681,47

    As notas consideram apenas as escolas que tiveram mais de dez participantes no Enem e com taxa de adesão dos alunos concluintes do ensino médio acima de 50%. O Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, que obteve a maior média nas provas objetivas do Enem de 2011, não aparece na lista das escolas.

    O Inep divulgou nesta terça-feira (26) a planilha com as notas de todas as escolas. A planilha do Inep do Enem 2012 não inclui o cálculo da média das provas objetivas. Na edição de 2011, a planilha do governo trazia esta média, feita a partir da soma das notas das quatro provas e a divisão por quatro. A nota da redação não é considerada. O G1 traz abaixo as escolas com maiores médias na prova de redação. Nenhuma escola do estado de São Paulo aparece entre as dez primeiras.

    Veja 10 escolas com as maiores médias na REDAÇÃO do Enem 2012
    1º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 810,53
    2º) Colégio Cruzeiro unidade Centro (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 798,35
    3º) Colégio Helyos (Feira de Santana/BA) – privada – média 792,90
    4º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) – privada – média 790,63
    5º) Colégio Lerote Ltda (Teresina/PI) – privada – média 787,06
    6º) Colégio Santo Agostinho-Novo Leblon (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 785,38
    7º) Colégio de A a Z (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 785,26
    8º) Colégio Magnum Agostiniano – unid. Nova Floresta (Belo Horizonte/MG) – privada -779,22
    9º) Cev Colégio – unidade Jóquei (Teresina/PI) – privada – média 773,94
    10º) Colégio de Aplicação do CE da UFPE (Recife/PE) – federal – média 772,40

  5. André disse:

    As escolas acima citadas são em grande maioria PRIVADAS. Somente burgueses podem pagar para estudar. E o que fazer com pessoas com potencial, porém sem condições? São ainda esquecidas e desperdiçadas. Enquanto o Brasil não aproveitar 100% de seu potencial, continuaremos a ser um país de povo mal educado, preconceituoso, sem cultura, medíocre e copiadores dos sistemas já existentes, e seguiremos ainda sequer sem um prêmio Nobel, atrás de nossos “Hermanos”, que possuem população de um quinto da nossa.

  6. Pedro disse:

    Praticamente todas as escolas citadas são privadas !

  7. Julio Moscardini disse:

    Alguém te aí, por favor, informações sobre qual o real estado com a melhor educação do Brasil? Só de escolas públicas, por favor.

  8. mario disse:

    Sai pra lá, COMUNISTA ! A hora de vcs já passou! Caiam FORA! Comunistas (ou socialistas) mataram com suas “revoluções” mais de 100 milhões no mundo! Não há futuro para vcs!

    • Anderson de souza disse:

      AÉCIO NEVES É UM DITADOR, UM DEMAGOGO. JAMAIS VOTARIA NESSE SOFISTA.

      • Julio Cesar Moura disse:

        Sofistas, censores e ditadores são os Socialistas Livres mentirosos. Não a coisa mais abjeta do que um mentiroso socialista livre mau caráter, consciente do que esta fazendo e achando legal seu ato de patifaria. A constatação disto é a assertiva de que não existe nada mais perigoso do que um mentiroso socialista livre, igual ao Gílber. Porrada neles.

  9. Sidnei Marquesi disse:

    É tipico de pensamento de direita, agredir quando não há argumento. A porrada que temos que dar, é de maneira a a retirar, e não agredir, políticos como Aécio e sua turma, que transformam mentiras em campanha eleitoral. Vou ser sincero de verdade, Julio Cesar Moura, porrada no pé da letra, nem você, com esse pensamento hostil, merece.

  10. Rafael Frediani Veronesi disse:

    Vocês tem que procurar o PT aí da sua cidade e denunciar, pede para propaganda da Dilma entrevistar alguns professores estaduais de Minas para eles falarem a verdade, se vocês não disserem a verdade, o resto da população será enganado e votará no Aécio e esse modelo de escola que tem em Minas será expandido para o resto do país.

  11. Pingback: Por que votar em Aécio Neves (PSDB) é um retrocesso? Vejam alguns motivos! | www.socialistalivre.wordpress.com

  12. danilo disse:

    O PAÍS VAI COM *
    DILMA*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s