Enquanto os EUA espionam o Brasil, Dilma finge que não viu…

Subserviência maior do governo petista impossível. As revelações de Edward Snowden, que trabalhava como analista de Inteligência para o governo norte-americano, provando, com seus documentos, o papel de polícia espiã do mundo exercido pelos Estados Unidos, parecem mesmo ter produzido um único incômodo aos chefes políticos: tais revelações mostraram o que os governos submissos ao imperialismo já sabiam, mas que lhes era mais cômodo não ter sido revelado – todos são capachos dos Estados Unidos.

A posição do governo petista de Dilma Roussef, por exemplo, frente às provas de que até seus e-mails foram espionados e de que a Petrobrás tem seus segredos tecnológicos usurpados pelos Estados Unidos, não tem rendido mais do que cenas emotivas internas por parte da Presidente, dizendo em tom de suposto desapontamento que “o Brasil quer explicações dos Estados Unidos”. Patética essa postura do governo brasileiro. Explicar o quê? Explicar o óbvio? Explicar o evidente? Explicar o que todo mundo viu?

Ah, sim. O governo norte-americano deve explicar o que Dilma finge que não viu: “Sim, Excelentíssima Presidente, sabemos de tudo que Vossa Excelência, Chefe de Estado, tem escrito interpessoalmente desde que ingressou na política, sabemos quais são seus contatos políticos, quais são seus aliados político-econômicos preferenciais, quais são suas prioridades político-econômicas a serem desenvolvidas pelo Brasil em relação ao mundo… Em tempo, declaramos que também temos aproveitado a oportunidade para, via satélite, descobrir os segredos tecnológicos da Petrobrás, porque não nos interessa que o Brasil detenha qualquer tipo de soberania em relação à extração de petróleo no mundo. Não há motivos, portanto, para preocupações maiores, Excelência, tudo está sendo realizado-espionado com o mais devido respeito e conforme o esperado-combinado. Nós mandamos e Vossa Excelência obedece, não tem sido esse o pacto? Ademais, havemos de convir, se não fosse aquele “terrorista” Edward Snowden, nenhum de nossos governos precisaria estar passando por esses constrangimentos públicos, não é mesmo? Ninguém precisaria estar dando explicações públicas por aquilo que já sabíamos, concorda?”

Portanto, o pedido de “explicação” do governo brasileiro, no fundo, não passa de um teatro para enganar a opinião pública. Com os Estados Unidos no comando, nunca houve soberania nacional brasileira. Os Estados Unidos são os gerentes indiretos das nossas riquezas e lamentavelmente nossos governos uns submissos que rezam a cartilha do Tio Sam, à custa da entrega de nosso país às multinacionais controladas por esse imperialismo norte-americano. No caso da Petrobrás, se o governo brasileiro não estivesse submetido à lógica da espoliação capitalista, no mínimo, a Petrobrás seria 100% estatal e o governo do PT não estaria vendendo antecipadamente os poços de petróleo do pré-sal. Simples assim. O governo do PT, porém, que falava contra as privatizações em campanhas eleitorais, na prática, tem entregado o país de forma até mais aguda do que o governo do PSDB em velhos tempos. Uma lástima esse entreguismo submisso dos governos brasileiros.

Alguém acredita, portanto, que desse aparente conflito entre Brasil e EUA vai sair alguma medida em defesa de nossas riquezas e de nossa soberania? Não acreditamos. Só os trabalhadores organizados, com um governo socialista livre, podem romper com essa dominação imperialista. Fora imperialismo da América Latina! Chega de submissão!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Enquanto os EUA espionam o Brasil, Dilma finge que não viu…

  1. Severo disse:

    Claro que a Dilma é obrigada a fingir, hoje a indústria nacional esta sucateada, o PIB positivo que foi muito comemorado pelo PT é de única origem, a agricultura que utiliza transgênicos, evidente que o Brasil registra recordes nas produções, embora o alimento seja de qualidade e malefícios no mínimo duvidosos para os pobres trabalhadores e consumidores.
    Na época da saudosa ditadura militar, tínhamos carro nacional, eramos uma das nações emergentes, construirão várias universidades, ciência e tecnologia iniciaram sob a tutela dos militares, estradas foram rasgadas pelo Brasil afora, maior programa energético mundial foi também iniciado pelos militares, exército, marinha aeronáutica estavam em pleno vapor até mesmo equipe na Formula 1 o Brasil tinha. Vale lembrar que o povo tinha segurança nas ruas e liberdade de ir e vir afinal existia o programa Brasil ame ou deixe-o.

    Com o sucateamento proveniente de governos entreguistas como FHC, consequentemente Lula e Dilma, Brasil fica refém ate mesmo da Bolívia que estatizou parte da Petrobras que la estava e o Brasil não pode nem mesmo ameaçar um ataque já que estamos complemente vulneráveis.
    Nossa presidenta fez o certo, tem que ficar calado afinal não podemos peitar nem mesmo a pobre Bolívia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s