As discursividades reproduzem as relações de produção ou lutam para mudar o mundo?

Depende. É preciso analisá-las. A luta Socialista Livre, baseada no marxismo, para tomar posição política, antes de tudo, deliberadamente, analisa as diversas discursividades, observando as contradições econômico-jurídico-ideológico-político-histórico-cultural-sociais que as atravessam, buscando compreender, assim, se estas discursividades estão a serviço de simplesmente manter o status quo, reproduzindo a lógica de exploração do capitalismo, ou se estão a serviço de promover a libertação crítico-ideológica dos trabalhadores.

Para nós, o mundo é dividido e atravessado pela luta de classes e na luta de classes não existe o caminho do meio, o caminho da neutralidade política, e as discursividades revelam essa luta: portanto, ou se está construindo discursividades para ratificar-reproduzir o capitalismo, ou se está construindo discursividades, porque se quer elevar a consciência crítica na luta contra a exploração, contra a opressão, contra os atrasos, contra os obscurantismos, tomando posição pela transformação das relações de produção. E você? Como encara as diversas discursividades que circulam no mundo? Quais discursividades você legitima? Quais discursividades você naturaliza?

Nesse Blog, a inquietação e a postura crítica dão o tom, procurando escrutinar as discursividades que aparecem como sendo naturais, quando são construídas; que aparecem como legítimas, quando são bastante questionáveis; que aparecem como eternas, quando muito bem poderiam ser outras; que aparecem como inevitáveis, quando não o são; enfim, a crítica é necessária porque as discursividades cumprem um papel, qual seja, referendar práticas a serviço da manutenção/reprodução das relações de produção ou a serviço da luta pela transformação das relações de produção.

Nós temos um lugar nessa luta de classes: lutamos por mudar o mundo, logo, não podemos entrar na onda de certas naturalizações-legitimações-eternizações-inevitabilidades discursivas-ideológicas.Conheçam, pois, as posições defendidas nos vários textos publicados nesse blog, textos que definitivamente tem um lado: o lado da luta da classe trabalhadora. Pesquisem também nossos arquivos!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s