Manifestantes param trevão no triângulo mineiro: uma hora fora da ordem!

Estudantes, professores, movimentos de luta pela reforma agrária, movimentos de luta por moradia das cidades de Uberlândia, Uberaba, Capinópolis, Ituiutaba, Araxá, Frutal fecharam nesse dia 30 de agosto, dia nacional de luta, o trevo próximo à Monte Alegre de Minas por onde circula uma grande frota de cargas entre o Estado de Minas Gerais e Goiás.

O objetivo foi cobrar do Governador de Minas Gerais que este cumpra com suas responsabilidades em relação à saúde, educação, reforma agrária, construção de moradia popular. Ressaltamos que esse governo, no período da gestão Aécio Neves / Anastasia desviou mais de oito bilhões de reais da escola pública, sem contar os desvios da saúde e de outros serviços públicos.

Cobramos também do governo Dilma que pare de atender aos banqueiros, pagando juros altíssimos da dívida externa e interna, e que de fato passe a priorizar a classe trabalhadora brasileira, aplicando 10% PIB em educação pública, 10% do orçamento em saúde pública, reduzindo a jornada de trabalho sem reduzir salário, ampliando, portanto, nossos direitos e não, retirando-os, a exemplo do PL 4330 que aumenta a terceirização ou a exemplo dos leilões que tem feito entregando nossos poços de petróleo para a iniciativa privada.

Denunciamos também os políticos descarados-mascarados do Congresso Nacional, que condenam os lutadores sociais que usam máscaras nas ruas, mas, hipocritamente, usam do recurso do voto secreto, um voto mascarado-descarado, para esconder, por exemplo, a não cassação do mandato do deputado presidiário Natan Donadon.

Nossa luta socialista livre, que não é uma luta de intelectualóide ou de revolucionaróide marxista de pijama, também esteve presente nesse dia nacional de luta que por aqui fechou esse famoso “trevão” por cerca de uma hora, construindo-o inclusive junto com o Sind-UTE/MG e com os Movimentos Sociais. Foram importantes também os gestos de todos os trabalhadores e trabalhadoras que fizeram greve e paralisaram suas atividades profissionais nesse dia 30. Agradecemos, por fim, aos milhares de motoristas e à população que nos compreenderam nesse dia de fechamento de rodovias no Triângulo Mineiro e pelo país afora, já que sabem que lutar é importante para conquistar direitos, e também pedimos desculpas aos poucos, por exemplo, que se exaltaram durante os 60 minutos de interrupção do trânsito, na atividade que fizemos. “Desculpem-nos o transtorno, é que estamos tentando mudar o Brasil para melhor, em favor da classe trabalhadora honesta e não em favor dos grandes capitalistas como tem sido feito até esse momento de nossa história”.

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Manifestantes param trevão no triângulo mineiro: uma hora fora da ordem!

  1. Severo disse:

    Deveriam procurar um ofício para comprar um lote e fazer uma casa.

    • É, os pobres não compram casas, porque não têm “ofícios”! Você acredita mesmo nisso, Severo?

    • O PT TEVE SUA ORIGEM NA CUT.
      O equívoco consiste em achar que houve uma mudança no PT (CUT), . Não, não houve. O PT (CUT) nunca foi aquele partido idealista, impoluto, voltado para o bem do País, que a propaganda anunciava. Aqui reside o engano. Explico-me.

      Desde sua origem o PT (CUT) sofre forte influência marxista, que lhe vem tanto da esquerda católica quanto da esquerda leiga que o constituíram. O PT(CUT) não é nem nunca foi um partido criado para resolver os problemas da vida presente; pelo contrário, seu objetivo é conformar a sociedade e o Estado segundo os ditames teóricos traçados no século XIX por Marx e seus sequazes. Suas ideias sobre a pobreza, a luta de classes, as desigualdades, e tantas outras, recendem ao marxismo mais transato.
      Coerente com a doutrina marxista existe a moral marxista – na realidade, a não moral ou imoral – segundo a qual é bom tudo que ajuda a implantar o socialismo, e mau o que impede ou dificulta sua implantação. Apropriar-se dos bens públicos será bom se ajudar a socialização, e manter a palavra dada ou desmenti-la se fará na medida em que favorecer a causa. Perseguir alguém ou favorecê-lo independe de seus méritos pessoais, o importante é saber o que convém mais à causa.

      Já o teórico comunista V. Kolbanoski escrevia em 1947: “Só é moral a conduta dos homens baseada na grande luta pela libertação da humanidade de todos os jugos e de quaisquer formas de exploração. […] Durante a transformação socialista da sociedade, realiza-se entre os homens uma renovação do sistema moral. […] Ensinar a moral comunista é, antes de tudo, educar os homens soviéticos, a juventude soviética em particular, no espírito de uma dedicação sem limites à causa do comunismo e de abnegação ao serviço da pátria socialista” (A Moral Comunista, Problemas – Revista Mensal de Cultura Política nº 17 – Rio de Janeiro, Fevereiro/Março de 1949).

      De acordo com essa lógica, para um petista e SOCIALISTA LIVRE autêntico, nada do que o PT e o Comunismo tem feito, e fez é imoral. De modo que o PT não mudou. É o mesmo de sempre, desde que foi articulado pela esquerda católica, socialistas e a esquerda leiga.

      Fica a pergunta: os novos impolutos que estão aparecendo no cenário político serão diferentes?

  2. Mas o colapso soviético não significou o colapso da Esquerda Latina e sua ideologia Marxista. Há apenas duas explicações isso: ignorância e cinismo. Desses dois motivos o pior é a ignorância, pois impede a compreensão da realidade e o exercício da cidadania. Qualquer indivíduo que saiba ler deve procurar ler mais. A educação informal de adultos através da leitura são as melhores armas contra a manipulação dos cínicos, os únicos que têm interesse na preservação da ignorância.

    Todos os cidadãos que votam devem procurar entender por si próprios as informações chaves para a compreensão da política e da governança, a fim de entender o funcionamento da ordem econômica e social de um Estados democrático. Essa ordem existe independentemente das pessoas que se encontram no poder. Quem entende isso também entende que não faz sentido por fé em políticos com promessas de milagres, cujos atos de despir um santo para cobrir outro são verdadeiros golpes contra a democracia e a liberdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s