MINICURSO: FUNDAMENTOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO

Convidamos você para participar do minicurso “FUNDAMENTOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO”, a ser realizado na Universidade Federal de Uberlândia. O minicurso será ministrado por mim, Gílber Martins Duarte, com carga horária de 12 horas, com certificados emitidos pelo “Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE)”. Discutiremos os fundamentos da Análise do Discurso de Linha Francesa, de cunho materialista-marxista, conforme fundada por Michel Pêcheux, em consonância com as teorias de Karl Marx, desenvolvidas em O Capital. Interessados, confirmar presença através do e-mail: socialistalivre@gmail.com . Segue o calendário abaixo. Vagas limitadas.

Calendário:
Quarta-feira: 28 de agosto – 14:00 às 17:00 – Bloco 5O – A- 300
Quarta-feira: 04 de setembro – 14:00 às 17:00 – Bloco U – LAPED – sala 107
Quarta-feira: 11 de setembro – 14:00 às 17:00 – Bloco U – LAPED – sala 107
Quarta-feira: 25 de setembro – 14:00 às 17:00 – Bloco U – LAPED – sala 107

REFERÊNCIAS:
MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Volume I. São Paulo, Nova Cultural, 1988.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 1997.
________. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Campinas, SP. Pontes. 2002.

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para MINICURSO: FUNDAMENTOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO

  1. Sandra Helena Santiago disse:

    Estarei lá!…

  2. Serei bem vindo? Seria um pesadelo né Gílber?
    Para ilustrar a sua palestra, assista o vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s