LIT / PSTU apoia indiretamente massacre de militantes da Irmandade Muçulmana no Egito. Por quê?

Quem morreu no Egito face ao massacre praticado pelas Forças Armadas? Sobretudo morreram mais de 900 militantes da Irmandade Muçulmana. O que a LIT – PSTU declarou? Contradições. Primeiro declara: ¡Plenas libertades democráticas, de expresión y organización!; ¡ Depois contraditoriamente declara: ¡Ningún derecho democrático ni de expresión para la Hermandad y sus líderes políticos mientras se movilicen por el retorno de Morsi!

Ou seja, a LIT / PSTU finge que defende plena liberdade democrática, finge que defende plena liberdade de expressão, finge que defende plena liberdade de organização política. É o estalinismo-trotskista achando que vai libertar a classe trabalhadora por meio de MORDAÇAS POLÍTICAS. Por que é um erro essa política? Como demonstra a própria declaração da LIT / PSTU, essa significativa internacional marxista defende: nenhuma liberdade de expressão e nenhuma liberdade democrática para a Irmandade Muçulmana, enquanto estiverem mobilizando pela volta de Morsi. Ora, se a Irmandade Muçulmana não pode falar, não pode participar das próximas eleições, não pode protestar contra os militares, não pode lutar pela volta de sua linha política, então, pode MORRER. O exército egípicio já captou essa mensagem.

Então, no fundo, a LIT / PSTU condena os militares e os massacres apenas de uma forma inconsequente, pois, na prática, quem foi e está sendo massacrado nesse momento da brutalidade do Governo Militar não foi e não é o povo em geral. Quem foi e está sendo massacrado nesse momento são os militantes da Irmandade Muçulmana.

A Irmandade Muçulmana implantou políticas reacionárias? Sim, implantou. Nesse ponto está correta a crítica da LIT / PSTU, inclusive, parte das massas egípcias repudiou o governo da Irmandade Muçulmana. Mas o que aconteceu? Deu-se um golpe militar e pelo visto entrou um governo pior. Aqui está a cegueira da LIT / PSTU. No lugar do governo da Irmandade Muçulmana, bem ou mal um governo eleito, e que, inclusive, poderia e pode ser derrotado por meio do voto popular, já que as massas não o queriam, entraram militares assassinos. E pior: a LIT / PSTU achou isso uma “grande” vitória das massas.

Ora, se membros da Irmandade Muçulmana são reacionários ou fundamentalistas, como é próprio daquela cultura secular, e agridem cristãos, tem de se derrotar essa política autoritária da Irmandade Muçulmana com organização e muita discussão política no seio da classe trabalhadora, educando-a contra esses obscurantismos. Mas usar dos mesmos métodos da Irmandade Muçulmana ou do Exército Egípcio, o método da mordaça, para proibir a liberdade de expressão, para proibir a liberdade de crítica, para proibir a liberdade política de quem quer que seja é apostar no socialismo estalinista-trotskista burocrático que CALA todo mundo que diverge politicamente.

Se as massas acham que o Governo da Irmandade Muçulmana não serve, há de se convocar novas eleições e no voto, na disputa democrática, derrotar a Irmandade Muçulmana: não deverá ser difícil essa tarefa, se a Irmandade Muçulmana está tão isolada assim das massas. Porém, sufocar a liberdade política e a liberdade de expressão de forças da sociedade, como querem a LIT / PSTU, no fundo, é dar aval para a chacina que os militares estão fazendo contra as pessoas ligadas a Irmandade Muçulmana. E se o exército pode matar os militantes da Irmandade Muçulmana, obviamente pode-se matar qualquer um que ousar criticar o governo golpista dos Militares Egípcios.

Defendo o Socialismo Livre, não o socialismo autoritário a exemplo dos socialismos estalinistas, com certo aval do trotskismo, que ocorreram na história. O Socialismo Livre dá mais trabalho, porque pressupõe SEMPRE plena liberdade de expressão, SEMPRE plena liberdade de crítica, SEMPRE plena liberdade de organização política, o que implica convencer-educar a maioria da classe trabalhadora para uma política superiora, sem exploração, sem opressão, sem atrasos, sem obscurantismo. A política que amordaça e cala a liberdade de expressão do pensamento político divergente de quem quer que seja pode parecer mais fácil e mais eficaz, mas é um tiro no próprio pé da própria construção do Socialismo com democracia operária. Esse socialismo autoritário, sem liberdade de organização política, sem liberdade de expressão, sem liberdade de crítica, já foi rejeitado na Rússia, na Alemanha Oriental, etc. Morreu e tem de continuar morto!
Não ao toque de recolher no Egito! Não ao assassinato político de quem quer que seja no Egito! Eleições gerais já no Egito, com plena liberdade democrática! Não às chacinas do Governo Militar no Egito!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

17 respostas para LIT / PSTU apoia indiretamente massacre de militantes da Irmandade Muçulmana no Egito. Por quê?

  1. Professor Gílber!
    Esta na hora de rever seus conceitos. Você postou a poucos dias que apoia o PSTU, PSOL, e outros partidos comunistas.
    Repito: O comunismo/socialismo é materialista. Aos poucos, desaparecem de nosso vocabulário palavras como bondade, amor, amizade, carinho. Em seu lugar, os comunistas inventaram o tal “acolhimento”, ” bem estar social”, tratamento humanitário” e por aí vai afora….Tudo muito correto, técnico , científico mas…O que eles fizeram com a bondade, a ternura, o amor?
    É claro que o socialismo e comunismo trouxeram benefícios para o mundo e inspiraram melhorias para o capitalismo.Meu ponto é que quem defende o socialismo ou comunismo fala sempre na alternativa ao capitalismo. E para mim não existe mais este espaço. O comunismo/socialismo como modelo econômico de desenvolvimento é algo que não funcionou. Vai ficar mesmo nas páginas dos livros de história. Por fim, o capitalismo tem milhões de falhas, assim como a democracia tem, mas ainda não se inventou nada melhor do que isso.
    O comunismo e o socialismo são idéias, e não a como destruir ou matar idéias, isso é impossível.
    Não vou defender capitalismo, nem comunismo, pois essa discussão é inócua, como
    foi durante toda guerra fria. Imperialismos dos dois lados. Quer pensar, pense na humanidade na sua evolução que é sempre perene. A humanidade não pode ser sectária, dividida, como vc quer, todos os pensamentos e coisas boas de todas as ideologias deveriam estar a serviço da humanidade.

    • Não sou eu que quero a sociedade dividida, Gladimir. A sociedade É dividida EM CLASSES e há uma classe que pratica e vive da exploração / opressão de outra classe. No capitalismo é a classe burguesa pratica/vive da exploração dos trabalhadores. No feudalismo, o clero, a nobreza, os reis praticavam /viviam da exploração dos servos e escravos. No stalinismo a classe burocrática dirigente do “capitalismo de estado” praticou /viveu da exploração dos trabalhadores que trabalharam para o estado. Nunca existiu de fato comunismo no mundo, nunca houve socialismo livre no mundo. Sempre houver exploração / opressão de uma classe sobre a outra. O marxismo segue sendo atual: há que se construir uma sociedade sem exploradores e opressores. Quanto aos partidos da esquerda socialista, apoio-os, mas dentro da perspectiva de um socialista livre, ou seja, o que for correto para melhorar a vida do povo trabalhador tem de ser apoiado, o que for equivocado tem de ser criticado. O mundo não está pronto, o mundo está crise total e a construção de um mundo melhor dependerá de nossa luta política. Quanto aos valores do amor, da solidariedade, da generosidade é a essência do Socialismo Livre. Só o amor não explora e não oprime o outro ser humano. Nas sociedades divididas em classe até hoje existentes o que prevaleceu foi a puxação de tapete, o roubo, a exploração de outros. O mundo precisa de uma revolução Socialista Livre.

  2. Gílber!
    Eis o “x” da questão, todos os partidos socialistas caminham sempre para o totalitarismo, inclusive PSOL, PSTU e outros. Você esta provando do próprio veneno, imagine se um dia eles assumirem, a história vai se repetir.
    Engraçado que tendo estudado durante toda a vida em colégio público, fui “doutrinado” a ver no socialismo/capitalismo uma possibilidade real e “boazinha” de fazer política. A tendência dos professores brasileiros e, principalmente, servidores públicos à doutrina comunista como possibilidade ainda real de êxito, demonstra ou ingenuidade ou mesmo ignorância.
    Sei que não sou o único que, depois de viver um pouco e acumular experiência de vida e cultura, passou a ver na discussão Capitalismo X Comunismo algo um tanto quanto ultrapassado.
    Para mim o socialista livre é como o saci pereré, não passa de folclore. Se já adjetivaram a obra de Thomas More como uma loucura proveniente de quem não vê como a sociedade se comporta. A verdade é que a humanidade é capitalista por excelência, não em termos só do próprio capital, mas na ideia que está por trás disso, a de sempre se obter vantagem, de ser melhor, de ter mais que o seu vizinho. Me diga você se aceitaria continuar no seu trabalho e receber o mesmo salário que um entregador de pizza? Pois é, acho que não, e nisso está a fortaleza do capitalismo perante os outros regimes.

    Sim, o capitalismo é uma droga, concordo plenamente, mas parafraseando Churchill, ainda não invetaram nada melhor.

    Se você quer uma sociedade mais justa e mais igual, creio que o único modo é não existindo mais a privacidade. Já imaginou como o mundo seria se tudo fosse mostrado, se não houvessem mais segredos, se todos pudessem ler o pensamento de todos? Muitas coisas seriam diferentes, vc basearia suas reações na verdade e não no raciocínio advindo da tentativa de prever a ação do outro. Mas aí caímos no conflito inicial, um mundo assim também é utopia.
    As pessoas se confundem demais quando analisam o comunismo. Primeiro, quando acham que algum país transformou-se em comunista. Isso nunca aconteceu. Comunismo é descrito um estado superior ao capitalismo, onde a sociedade é verdadeiramente igualitária, não existe nem classes sociais nem nacionalidade, baseado na propriedade comum e SEM ESTADO. É um conceito realmente muito utópico. As tentativas trágicas que ocorreram no mundo foram socialistas, e não passaram de tentativas. Socialismo é caracterizado pela posse coletiva dos meios de produção, onde existe igualdade de renda e de oportunidade para todos e a presença de um estado forte que dirige a socialização dos meios de produção e o processo de equilíbrio das desigualdades. Pré-requisito para o socialismo e a democracia, assim o estado é dirigido pelo povo, ou seja, há uma verdadeira socialização. Esses exemplos pífeos como Cuba, URSS e Coréia do Norte não são socialistas. Sem DEMOCRACIA, o socialismo é um sistema totalitário sem mercado, ineficiente e injusto. Se o capitalismo é injusto porque existe uma elite que explora os mais fracos, o “socialismo” é injusto pelo mesmo motivo: uma elite (membros dos partidos únicos) exploram a população, que não tem direito a decidirem seu futuro, serem verdadeiramente livre, como os teóricos do socialismo e do comunismo pregam.
    Cuba, antiga URSS e Coréia do Norte são exemplos claros de como o comunismo não funciona na prática. Somente belas teorias utópicas.
    A utopia do socialismo livre!!! Nos livros de Marx podem parecer fascinantes, mas quando aplicadas só vemos fracassos incessantes..

  3. “Sua imaginação capitalistamente ideologizada é curta, Gladimir. Você é mais uma vítima da ideologia do impossível. Como você acha impossível mudar o mundo para melhor, conforma-se com a merda do capitalismo.” Gílber Martins Duarte
    Agora sim você mostrou o que você realmente é, com seu comentário agressivo acima. Não vou nem tecer comentário a respeito.
    Voltando a minha tese de “vítima”:
    Sim, o capitalismo é uma droga, concordo plenamente, mas parafraseando Churchill, ainda não invetaram nada melhor. E não é esse Socialismo Livre que vai substituir o Capitalismo.
    O socialismo como projeto de uma “nova sociedade” foi, provavelmente, o maior fracasso da história da Humanidade. E vc vem com essa que a minha imaginação capitalistamente ideologizada é curta. Curta é a sua, pois no seu texto acima abriu uma explanação com uma conjunção adversativa, induziu o leitor que a conversa iniciou no meio, pois é militante do PSTU e o próprio partido mostrou a verdadeira face do Socialismo Livre a MENTIRA.

    Durante décadas, oprimiu dezenas de países e centenas de milhões de pessoas, suprimiu-lhes a liberdade, condenou-as ao atraso e à carência.

    Provocou milhões de mortes, prisões iníquas, violações sem conta dos direitos humanos.

    Desabou a partir da queda do Muro de Berlim, em 1989, e morreu de vez, como projeto global em 1991, com o fim inglório da União Soviética, que já vinha caindo aos pedaços há vários anos.

    Como relíquias de uma época da qual as pessoas querem distância, persistem regimes comunistas em países miseráveis e famélicos como a Coreia do Norte, ou próximos dessa situação, como Cuba. E formalmente comunistas, a China e o Vietnã enveredaram por um feroz capitalismo de Estado e, da ideologia de Marx aplicada à realidade, só restou a ditadura de partido único. QUEM É A VÍTIMA CARA PÁLIDA???

    • Você me faz rir, Gladimir. Onde você leu agressividade? Parafraseei a sua própria fala reconhecendo em comentário anterior que o capitalismo é uma droga. E você se conforma com essa droga? Por que se o mundo não pode mudar, você quer que ele fica como está e ainda diz que isso faz parte da espécie humana. Você volta ao velho naturalismo determinista para justificar que uma espécie sempre engole a outra por força da natureza. Tudo é construído, Gladimir. Sem fatalismos: o Socialismo com liberdade, o que chamo de socialismo livre é o futuro da humanidade. A história não para enquanto houver contradições e o capitalismo é o sistema mais pleno de contradições que já existiu.

  4. Contradições, são seus textos, seu socialismo.
    Aos amantes da vida humana, da liberdade e da verdade. Essa sim é uma Imperdível aula de história:

    “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”. (Albert Einstein)
    “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.” – “Life of Galileo” [Vida de Galileu]- Bertolt Brecht
    “A verdade se corrompe tanto com a mentira como com o silêncio”. Cícero, pensador e político romano (106 AC – 43 AC)
    “A propaganda é, de fato, parte integrante da “guerra psicológica”; mas o terror o é mais. Mesmo depois de atingido o seu objetivo psicológico, o regime totalitário continua a empregar o terror; o verdadeiro drama é que ele é aplicado contra uma população já completamente subjugada”. Hannah Arendt.
    A DOUTRINAÇÃO dos livros do MEC de história e geografia , dando sempre partido para o socialismo/comunismo , mostrando apenas a utopia que essas ideologias propõe(nunca atingiram né!!) e omitindo na medida do possível o terror que ela causou com autoritarismo,assassinatos em massa,fome por baixa eficiência de produção do sistema,cerceamento de qualquer liberdade,até mesmo a dos próprios membros do partido de opinar diferente.essa tática do governo federal e alguns “loucos” cínicos infiltrados no MEC , governo produz sérios efeitos negativos a médio prazo.chama-se GRAMCISMO ou guerra ideológica,abre espaço para em um futuro nossos jovens,enganados sobre a verdade,colocados totalmente contra o capitalismo de mercado,que só foi mostrado as falhas em certas épocas,nunca as vantagens (produz bem melhor,não colapsa,existe liberdades) aceitarão sem resistência medidas comunistas do governo avançando aos poucos,apoiarão as mesmas e votarão em partidos comunistas para assumirem o poder.

    • Gladimir, quanto às críticas ao que considero erro dos partidos da esquerda socialista, no caso desse texto, crítica ao PSTU, isso é o que se deseja na construção do Socialismo Livre que defendo: LIBERDADE PARA DEBATER E LIBERDADE PARA CRITICAR. LIBERDADE DE IMPRENSA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Como você já deve ter notado, não escondo críticas debaixo do tapete, inclusive você é PROVA DISSO, pois você é o meu maior crítico e ferrenho opositor, detonando aqui, com seus comentários, o Socialismo Livre que defendo. Mas tudo está em construção Gladimir, e as pessoas vão escolhendo o que acham melhor. E uma humanidade melhor virá de muita conversa, muita polêmica e muita luta. Espero que você, se é que posso passar alguma coisa positiva para você, já que você me acha o mais errado dos errados, mas espero que você, COM O MEU EXEMPLO, também nunca em sua vida SILENCIE as pessoas que pensam diferente de você. Nunca seja conivente com o assassinato de ninguém que tenha uma visão política diferente DE VOCÊ. Se o mundo vai seguir Capitalista ou Socialista Livre vai depender da decisão da maioria. E que as minorias nunca queiram assassinar aqueles que em um momento decidir ou pelo capitalismo ou pelo socialismo livre. Eu vou lutar pelo Socialismo Livre, pois sei que é superior ao capitalismo que você defende. Que vença o que for melhor para a maioria e, apesar de eu estar em milhões de quilômetros de desvantagem, pois o mundo ainda é capitalista até a medula, sei que o melhor para a maioria do povo é o Socialismo Livre que eu defendo. Sem exploração econômica, sem opressão ideológica, com estatização dos setores estratégicos da economia mundial, sem corrupção e roubos, com a honestidade e a franqueza acima de tudo, com plena liberdade de ser o que se quiser ser, menos a liberdade de explorar e menos liberdade de oprimir. O Socialismo Livre é uma revolução, é outro mundo totalmente superior e diferente de tudo o que foi imaginado: uma cultura do bem comum, do respeito mútuo e da generosidade.

      • “COM O MEU EXEMPLO, também nunca em sua vida SILENCIE as pessoas que pensam diferente de você. Nunca seja conivente com o assassinato de ninguém que tenha uma visão política diferente DE VOCÊ.” Cara agora você pirou de vez, que narcisismo é esse, querendo ser o espelho (Meu exemplo), o que é bom para você não é bom para os demais. É justamente o contrário daquilo que vc esta me taxando. Não estaria perdendo meu tempo aqui, se fosse assassino e principalmente um torturador.A doutrinação das universidades de países periféricos como o Brasil, servir igrejas para pregação e culto do marxismo-leninismo é velha. No Cambodja, o professor de uma delas, Duke era seu apelido, chefiou uma prisão depois que o Khmer Vermelho tomou o poder. Um dos carcereiros apresentou-lhe 3 crianças de 12 anos que estavam entre os prisioneiros e perguntou o que fazer com elas. O tal professor universitário simplesmente respondeu: fuzile-os, são traidores do povo.
        No final das contas do governo anti-capitalista do Khmer, foram mortos 2 milhões de cambojanos.
        Infelizmente é isso, universidades, em vez de ensinar, acabam por fanatizar os pobres jovens feito você com fantasias de mundo perfeito e falsa moral ideológica e transformá-los em zumbis para a “salvação” da humanidade, como infelizmente esses que vemos por aqui.
        Dá no que dá. Servi a pátria e jamais me servi dela. Também sou do bem e um trabalhador. O que eu não quero é qualquer regime totalitário. O socialismo provou, e continua provando que é totalitário. Me apresenta uma outra forma, para substituir o capitalismo, mas com coerência e sem utopia, que serei seguidor. Essa de universidades de países periféricos como o Brasil, servir igrejas para pregação e culto do marxismo-leninismo é velha. No cambodja, o professor de uma delas, Duke era seu apelido, chefiou uma prisão depois que o Khmer Vermelho tomou o poder. Um dos carcereiros apresentou-lhe 3 crianças de 12 anos que estavam entre os prisioneiros e perguntou o que fazer com elas. O tal professor universitário simplesmente respondeu: fuzile-os, são traidores do povo.
        No final das contas do governo anti-capitalista do Khmer, foram mortos 2 milhões de cambojanos.
        Infelizmente é isso, universidades, em vez de ensinar, acabam por fanatizar os pobres jovens com fantasias de mundo perfeito e falsa moral ideológica e transformá-los em zumbis para a “salvação” da humanidade, como infelizmente esses que vemos por aqui.
        Dá no que dá. Paz e bem irmão

  5. Eis nossa grande diferença Gílber: Ambos lemos Marx, porém você não entendeu o que leu, é o que tem demonstrado. Seu vocabulário é só “burgues” e frases feitas e blá, blá, blá…, Lembra muito os fanáticos religiosos. Vc também não entende nada daquilo que escrevo, ou se faz que não entende. Não sou ferrenho defensor do capitalismo, infelizmente não inventaram nada melhor. Se inventarem, com certeza serei o primeiro a militar. E não é o socialismo que vai substituir o capitalismo, razões que comentei exaustivamente com vc. Sendo com certeza o mais chato opositor que vc teve em toda sua vida. O socialismo é uma utopia, prova disso é o seu próprio texto, do seu próprio partidão socialista. O PSTU e PSOL, são da ala xiita do PT, todos os socialistas querem o poder. DITADURA E TOTALITARISMO É UM SÓ GOVERNO. Como você quer defender isso. Repense essas contradições.
    Vítima! Vítimas mesmo são os alunos do ensino público que se deparam com a DOUTRINAÇÃO em livros do MEC de história e geografia , dando sempre partido para o socialismo/comunismo , mostrando apenas a utopia que essas ideologias propõe(nunca atingiram né!!) e omitindo na medida do possível o terror que ela causou com autoritarismo, assassinatos em massa, fome por baixa eficiência de produção do sistema, cerceamento de qualquer liberdade, até mesmo a dos próprios membros do partido de opinar diferente.essa tática do governo federal e alguns “loucos” cínicos infiltrados no MEC , governo produz sérios efeitos negativos a médio prazo. Chama-se GRAMCISMO ou guerra ideológica, abre espaço para em um futuro nossos jovens, enganados sobre a verdade, colocados totalmente contra o capitalismo de mercado, que só foi mostrado as falhas em certas épocas, nunca as vantagens (produz bem melhor, não colapsa, existe liberdades) aceitarão sem resistência medidas comunistas do governo avançando aos poucos, apoiarão as mesmas e votarão em partidos comunistas para assumirem o poder.(a maioria não tira um tempo ou tem a oportunidade de estudar economia e política a fundo e ver as críticas ao socialismo)..eu não tenho a influência na mídia que o Sr tem ,Gílber, nem os canais de contato,….mas sugiro que, se ama o Brasil, quer ver o povo prosperar e o país crescer no potencial e sem instabilidade, que comecemos uma CRUZADA contra este GRAMCISMO IDEOLÓGICO comunista e anti-mídia brasileiro, que mostremos em programas de tv as falhas econômicas do socialismo(para os cultos) e os horrores(fome geral, execuções, ditadura) para os mais simples intelectualmente, e que entremos na vertente do ministério da educação , LIVROS ESCOLARES e universidades e mostremos de forma clara as vantagens do livre mercado em produzir mais,a liberdade, mostrando que imperialismo não é condição para tal, que a pobreza em grande parte é formada justamente pela falta de um mercado livre e produtivo, não pelo capitalismo, como os mentirosos vermelhos dizem. ESPERO QUE AME O BRASIL, A SENSATEZ e que ajude nosso futuro, se tiver ao seu alcance Gílber. Para quem não viu ainda a lavagem cerebral GRAMCISTA anti -capitalismo , anti-imprensa , sugiro visitar escolas públicas e privadas de ensino médio e até mesmo renomadas universidades.(só no curso de economia encontrará poucos terroristas vermelhos!).

    Recentemente o sistema de ensino COC e o pessoal do Escola Sem Partido entraram numa guerra jurídica. O assunto da briga é muito sério: uma escritora minha amiga tirou seu filho do colégio e acusou o sistema de doutrinação marxista. Ela expôs diversas passagens das apostilas que continham idéias esquerdistas, recheadas de opiniões e nada didáticas. Eles, claro, a processaram.

    Tai um problema brasileiro que ninguém dá muita atenção. Nossos jovens têm pouquíssima vocação para os assuntos políticos e a grande maioria não liga muito para o tema. Dos sensatos que ainda se importam com o que está por vir, uma parcela significativa está vendada para a verdade.

    Professores, apostilas, aulas, cursos, tudo o que fala de política é raramente isento. Quase nenhum professor que tive já expôs dois lados da moeda e deixou a conclusão para nós, alunos. Não, não é assim tão fácil par os doutrinadores. Eles mostram parte do problema (a que se adequou melhor a sua opinião) e depois mostram parte da solução (a que eles propõem). Geralmente o discurso vem impregnado de valores unilaterais e de fatos no mínimo controversos.

    O pior de tudo é que ninguém nota. As pessoas acham lindo que um professor discurse pelo bem geral, mesmo que esse bem seja exclusivamente marxista. Acham bacana um professor que os dá uma ideologia pronta (é cansativo construir a sua própia). Acham ainda revolucionário bradar por aí as idéias que lhe foram transmitidas e aceitas assim, sem nenhuma objeção.

    Talvez por isso a situação esteja crítica na USP (ainda terei um post sobre essa parte). Talvez por isso o Lula governe impunemente. Talvez por isso seja tão fácil manipular um grupo pseudo-político.

    Oras, se tem ainda alguém lendo esse texto sem se zangar é porque faltou senso crítico. Até agora só falei contra o marxismo, esquerdismo e afins. Mas o crítico sabe que não são só os vermelhinhos que nos atacam com suas idéias prontas: da Coca Cola ao ódio pela Coca Cola, todo mundo quer que a gente pense alguma coisa.

    Não importa se é de esquerda ou de direita, se gosta do Chaves ou do Bush. Todo tido de doutrinação em escolas é ruim. Escolas são para aprender, para crescer e para ficarmos mais maduros. O que nos é dito por um professor, na maioria das vezes, é encarado como verdade (afinal de contas, ninguém iria assistir uma aula se achasse que seu conteúdo é inventado) e os professores sabem disso. Sabem e abusam de seu poder para enlaçar alguns alunos nas suas própias ideologias. (Falo de professores, mas vale para método, escola, etc.).

    Enfim, eu sou de opinião que os alunos deveriam receber informações de dois lados, sempre. E com a ressalva de que têm que procurar mais a respeito do tema. Caso contrário, nossa classe politizada continuará fraca e insossa. SEU TEXTO ACIMA MOSTRA AS CONTRADIÇÕES DO VERDADEIRO SOCIALISMO. Você mesmo prova o que realmente é o PSTU.

    • Gladimir, se você de fato tivesse estudado a fundo O Capital de Marx você saberia que o único jeito de ganhar dinheiro no capitalismo é através da exploração da mais-valia do trabalhador, ou seja, à custa de não pagar parte do tempo de trabalho do trabalhador. Você concorda com essa exploração do trabalhador para enriquecer o patrão? Acha essa exploração correta, Gladimir?

      • Como estudei o capital de Marx, mesmo contrariado. Tinha uma matéria chamada gerra revolucionária, que fazia parte de todas os cursos militares que realizei.Agradeço a isso, porque conheci o outro lado do socialismo, e nem um professor conseguiu fazer a minha cabeça.
        Você deixa transparecer em sua tentativa de argumentar a favor de uma coisa e contra outra. Faltam-lhe fatos para fundamentar o que defende e ataca. Demonstra claramente preferências advindas de seu sentimentalismo pessoal, o que, não tendo base fatual para sustentar, não consegue extrapolar o terreno do delírio.
        Pelo que se vê, ninguém defende o capitalismo como sendo a coisa melhor criada pelo Homem, mas como a coisa menos pior. E mais, o capitalismo não é uma ideologia e sim um processo natural da humanidade. Um processo empírico, em que a cada dia é criticado e melhorado, pois numa democracia o debate é diário.
        Um trabalhador na Coréia do sul, Canadá, Japão, Alemanha, países capitalistas, ganham bem mais que um operário “salvo” pelo comunismo da tirania de Fidel. Enquanto este ganha 20 dólares por mês, nos países citados ganham em média 3 mil dólares ou mais.
        Enfim, os fatos estão aí e são neutros. Falam por si.
        Enfim, quando alguém insiste que uma árvore não é uma árvore, a psiquiatria……
        Os meios acadêmicos podem e devem desenvolver estudos sobre qualquer tema/assunto ou ideologias. O que está afrontando a nossa inteligencia, é que o grupelho não somente realiza estudos. Ele difunde a ideologia e treina a militância com nosso dinheiro. A verba destinada a estudos cientificísticos graduação de alunos e difusão de conhecimentos úteis à sociedade, não deveria ser utilizada para promover ideologia e treinar pessoas para um regime de atraso. Imaginem que no centro administrativo do Carrefour, exista um grupo de estudos sobre O grupo pão de açúcar. Só que este grupo não difunde o Pão de Açúcar ou treina militância.

        Foi estudando o comunismo, que aprendi que todos deveriam realmente estudar Marx para que parem de pensar e escrever besteiras.
        *******************
        Vejam o trecho do livro “Anything Goes – The Death of Honesty”, em parte que trata dos massacres cometidos no Camboja sob o comunista Pol Pot (que o Prof. Mayer deve adorar):
        “(…) um novo interrogador, um que eu não tinha visto antes, descia a alameda das árvores segurando uma faca longa e afiada. Eu não conseguia ouvir suas palavras, mas ele falava com uma mulher grávida e ela respondia pra ele. O que aconteceu em seguida me dá náuseas só em pensar. (…): Ele tira as roupas dela, abre seu estômago, e arranca o bebê. Eu fugi, mas era impossível escapar do som de sua agonia, os gritos que lentamente deram lugar a gemidos e depois caíram no piedoso silêncio da morte. O assassino passou por mim calmamente segurando o feto pelo pescoço. Quando ele chegou à prisão, (…), amarrou um cordão ao redor do feto e o pendurou junto com outros, que estavam secos e negros e encolhidos.”
        (tirado de http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/22940-a-mulher-o-bebe-e-o-intelectual.shtml)
        *************
        Não se enganem: comunas têm tendências fortíssimas à violência, grande rancor contra a sociedade e vivem em ilusão paranoica vítimas do próprio fracasso.

        Muitas confusões e equívocos se desfazem quando se esforça um pouco para entender um mínimo da condição humana. Isto inclui fundamentalmente o estudo do fenômeno do advento da mente e suas implicações.
        É por aí e eu não discorrer sobre isso, mas seguramente, o desconhecimento disso levou muitos filósofos a achar que é simples incluir o Homem em fórmulas de salvação do planeta. Não entenderam que o ser humano como qualquer outro animal já está pronto há milhões de anos. Sua natureza é indestrutível e de sua complexidade pouco sabemos ainda. O caso de Marx se inclui nisto.
        Marx não levou em consideração a constatação de Shakespeare de que existe mais entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia.
        Por essas e outras, toda e qualquer formulação de salvação da humanidade produzido pela pretensão daqueles que não conheciam um mínimo da condição humana fracassaram espetacularmente como o comunismo, o nazismo, o fascismo e outros ismos criados pela mente humana.
        A mente mente, acredite se quiser.

      • Gladimir, o capitalismo não é um modo de produção natural à humanidade. Todo modo de produção é construído através das lutas sociais. O Capitalismo tem 200 anos. Antes tínhamos escravismo, democracia aristocrata baseada na escravidão, monarquia baseada no servilismo, feudalismo. A História prova, Gladimir. Um sistema natural nasce com a humanidade, como a morte, a chuva, o vento, etc. O Capitalismo é um sistema construído: e construído em bases econômicas que pressupõe produzir mercadorias não para satisfazer as necessidades das pessoas, mas para enriquecer os patrões. O trabalhador aceita a condição de assalariado no capitalismo porque, desprovido dos meios de produção e expulso da mãe terra, é forçado a vender sua força de trabalho para sobreviver. No capitalismo, quem tem emprego, tem um salário mais ou menos dependendo da sua qualificação, mas muitos não tem direito a sequer ao emprego, como na Europa atualmente que 26 milhões de jovens não tem trabalho. É um sistema explorador e excludente na raiz.

  6. Risos.. Finalmente você admitiu que sou uma pedra em seu sapato, ou melhor dizendo em seu velho e surrado borzega de proletariado. Reconheço que vc não tem censurado minhas críticas, como os esquerda socialistas detonaram meu blog. Agora posso meter o pau no meio dos vermelhos através de seu blog(risos…). Nossa discussão faz parte de uma formação madura e realista. Talvez esse direito de defender ideias até questionáveis, como várias do comunismo, seja uma das melhores conquistas do mundo capitalista.
    Se realmente o socialismo e comunismo fossem bons porque sera que a Venezuela/Bolívia (só para mencionar alguns países) estão cada vez mais no buraco (nem cito Cuba aqui porque e desnecessário). Quanto ao Comunismo se fosse bom a Russia ainda existiria. Na minha analise a Russia terminou porque seu povo era altamente instruídos e quando o povo finalmente se deu conta do que estava do outro lado dos “muros” o que e que aconteceu? O capitalismo não e perfeito, mas eu o prefiro pois consigo o que quero com meus esforços e não tenho que aceitar migalhas de governo algum! Se eu me mato para estudar e trabalhar e consigo o que quero, eu não quero que o governo me force a compartilhar com quem não quer fazer o mesmo!
    Incrível!!! Fazemos parte da revolução comunista na América do Sul.
    Mal iniciou na Venezuela e já dá mostras de seu fracasso, com falta de abastecimento de produtos básicos.
    Na Grécia, Espanha e Portugal o sistema socialista funcionou bem enquanto havia dinheiro da União Européia. Agora está falido.
    No Brasil usam jovens sonhadores como massa de manobra para difundirem projetos e idéias falidas, e o pior, acreditam que o projeto implantado está realizando grandes mudanças (isto é verdade) sustentáveis (isso só o futuro dirá).
    Assista os vídeos acima, e abaixo se estiver estomago forte. São documentários sérios, veja princialmente as declarações das mulheres vítimas desse socialismo, que por mais de 200 anos tem provado, e agora recentemente pelo PSTU (Seu próprio texto e Mascarados, anarquistas…. comprovadamente pagos pelos socialistas para detonar com as passeatas pacificas de julho)

    • A filosofia Socialista Livre tem o seguinte PRINCÍPIO: plena liberdade de crítica, plena liberdade de expressão, plena liberdade de imprensa, plena liberdade de organização política. Somos radicalmente contra a liberdade de explorar e contra a liberdade de oprimir. No governo Socialista Livre não haverá espaço para se praticar a exploração e a opressão, como a burguesia faz ou como os ditadores de todos naipes fizeram, mas este será um PRINCÍPIO LEGAL QUE FARÁ PARTE DA CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DO SOCIALISMO LIVRE. SERÁ UMA NOVA LEI: UMA LEI SOCIALISTA QUE PREZA A PLENA LIBERDADE. Mas liberdade para oprimir, liberdade para explorar, essa LIBERDADE REPUDIAMOS. Essa é a liberdade liberal ou liberdade capitalista neo-liberal. Nossa liberdade é revolucionária, é SOCIALISTA LIVRE. Mas a liberdade de crítica NUNCA SERÁ SILENCIADA OU IMPEDIDA NO GOVERNO SOCIALISTA LIVRE. Em nível micro, a plena liberdade de crítica praticada em nosso blog é um exemplo vivo de NOSSOS PRINCÍPIOS SÃO DE VERDADE, NÃO SOMOS DEMAGOGOS. O mundo que queremos construir nasce da nossa prática política e do nosso exemplo desde agora. LIBERDADE DE CRÍTICA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UM PRINCÍPIO. Isso é bem superior ao capitalismo, Gladimir. Na mídia burguesa, os Socialistas Livres não podem expressar suas ideias. Não espaço nos jornais da imprensa burguesa ou nos sites da imprensa burguesa para discordância crítica, como você faz aqui. Isso prova o seguinte: o SOCIALISMO LIVRE é superior a essa falsa liberdade da burguesia capitalista.

      • Uai! As declarações do PSTU, colocou por terra o que você acabou de comentar. Como gostaria de acreditar nisso. Pura utopia ou seria para tomar o poder. Um só governo!!! Regime totalitário!!! onde já se viu um mundo que pensa em uníssono, que não tem opiniões divergentes? eu teria vergonha de ser de um país que só têm soldadinhos alienados por uma opinião sobressalente!!! é sempre mais fácil culpar o diabo(leia-se capitalismo, templários, UFOS,a coca-cola,a maçonaria, os judeus,os evangélicos, os católicos, a veja,o papa,os vizinhos ),do que aceitar que a mediocridade de suas vidas são frutos da própria incompetência dos medíocres.
        É sim dever da sociedade, e minha como servidor, até mesmo científica social,mostrar e alertar qualquer tipo de instigação como disciplina. Que não possuem princípios básicos e métodos científicos q não podem ser úteis ou principalmente erros comumente encontrados em uma teoria,então devem ser eliminados dos estudos sociais sérios. Quando envolve sociedade. Como o absurdo da tua tese q queira transformar empregado em patrão. Só, se deve existir na relação acadêmica, aí da Universidade! Ou alunos servos! Pelo menos é o q parece significar a tua teoria ou tese.
        Penso que ideias podem ser difundidas e que é direito das pessoas estudarem e opinarem livremente, desde que não incitem à violência (PT, PSTU, PSOL tem incitado a violência). Não vejo mal nenhum nisso. Espantoso pra mim é alguém defender o socialismo que não deu certo em nenhum pais, porque daria em nosso pais corrupto.
        Este seu tipo de movimento, mesmo com nuances de romantismo e ingenuidade o comunismo,é fadado ao fracasso por a mais simples e básica das razões:somos humanos.e,a humanidade não passa de uma espécie de primatas capazes de calcular(alguns né? ),e,à semelhança de nossos primos,dotados de instintos que nos fazem procriar,buscar alimentos, marcar territórios e repelir grupos rivais,acrescentamos o nosso intelecto,que é um plus aos nossos instintos básicos de autopreservação.
        sorri,comunistas mas a menos que vc seja um ghandi,buda,ou alguém do tipo,na sua programação de DNA,existirão genes que farão com que vc sinta necessidade de defender o que é seu,genes que farão com que vc sonhe evoluir,enriquecer, melhorar, se superar,e,não adianta,somos capazes das maiores nobrezas e das piores atrocidades,só o conhecimento e o apego aos valores gregos epicuristas,estoicos e platônicos,podem nos mostrar nossas próprias falhas e nossa mesquinhez.embora seja nossa obrigação buscar lapidar a brutalidade da pedra,por mais árdua que seja a tarefa.somos todos egoístas, e o egoísmo salutar,não o criminoso ou patológico, é o motor do progresso humano,admitir nossas falhas,erros,preconceitos,vilezas é o primeiro passo para o engrandecimento pessoal.amo a natureza e os animais,não sinto um pingo de piedade ao ver um grupo de hutus chacinarem tutsis pq estes são menos negros! do que os hutus.ao passo que entro em depressão ao ver muçulmanos matando elefantes na áfrica para extrair marfim,me dói ver um silverback ser morto por puro prazer enquanto senhores da guerra africanos(e socialistas!!!),dilapidam o patrimônio dos seus feudos.
        não quero,não vou,não aceito,não permito,e duvido que numa situação de calamidade alguém vá entregar a chance de sobreviver em prol do menos favorecido,isso,se chama autopreservação.o comunismo prega a equidade entre as pessoas não através do esclarecimento, mas por decreto.não há um único ser humano na terra que se diga comunista que com o passar dos anos não sinta desejos de uma vida melhor,mais confortável e,como isso é tachado de burguês, fatalmente esse sujeito se corromperá.
        ninguém é igual,nunca será, o egoísmo é o que nos mantém lutando a cada dia para que propaguemos nossos genes,e se os comunistas depois de tantos anos,e derrotas fragorosas ainda insistem na falácia da igualdade,nos nunca permitiremos que facínoras cheguem ao poder.seja de que maneira for.enquanto os USA estiverem de pé a liberdade estará assegurada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s