A pobreza mata

Foi divulgada uma pesquisa bem curiosa do IBGE em relação à expectativa de vida dos brasileiros. Qual o dado que mais chama a atenção? Na região nordeste, a expectativa de vida subiu de 60 para 72 anos, comparando-se com os últimos 15 anos. O que aconteceu de tão diferente assim na região nordeste, fazendo com que a população viva mais?

Tenho uma hipótese: o programa Bolsa Família, largamente aplicado na região nordeste, dando a possibilidade das pessoas pelo menos se alimentar, fez com que a população mais carente pudesse aumentar a sua longevidade. Qual a conclusão, então, que tiramos desses dados concretos dessa pesquisa divulgada pelo IBGE? Que a pobreza mata! Viver 10 a menos, morrer mais cedo, como acontecia há quinze anos atrás na região nordeste, pelo simples fato de ser pobre, no fundo, era um crime. Logo, perdoem-me a palavra, mas quem é contra exterminar a fome e a desnutrição do povo pobre, aumentando sua longevidade, é um “cachorro”.

Infelizmente, a política social do governo petista estacionou aí, grosso modo, nos méritos do programa Bolsa Família, a exemplo desse fato ocorrido no nordeste nos últimos anos. O que criticamos então? Que 40% das riquezas do país atualmente ainda continuem sendo canalizadas para a Bolsa Banqueiro, em forma das eternas dívidas externas e internas. Ora, as prioridades de qualquer governo deveriam ser totalmente invertidas e outras, ao invés de se gastar esse dinheiro todo (40% do PIB) com uma meia dúzia de banqueiros, os governos deveriam investi-lo em educação pública de qualidade, em saúde pública de qualidade, em saneamento básico, em construção de moradia popular, etc., beneficiando ainda mais a vida dos trabalhadores e dos pobres.

Esses dados do IBGE são uma prova concreta de que a pobreza mata. Se a pobreza mata, o grosso do dinheiro público, portanto, deveria ser investido para que não existissem pobres no mundo. É possível acabar com a pobreza, se se tiver a coragem política de exterminar com os privilégios de meia dúzia de banqueiros e de megaempresários.

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sind-UTE / MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A pobreza mata

  1. Capitalismo não mata se o povo votar certo e não votar em branco.
    Se votar em gente que não participa ou participou de mensalões.
    O povo aceita sermos o país que assassinam jovens e mulheres e homens de todas idades e crianças e a cada dia mais benesses aos cometedores de crimes.
    Não.
    Nos países capitalistas as penalidades são cumpridas e não abraçam os Battistis.
    nas democracias podemos escolher mandantes se escolhemos gente QUE APREGOA DEMOCRACIA E APLICA POPULISMO BARATO A CULPA NÃO É DO CAPITALISMO E NEM DA DEMOCRACIA . A CULPA É DOS FENÔMENOS QUE NASCEM NO MUNDO E DOMINAM AS MENTES PARA O MAL.
    VEJA O BRASIL, SEM SANEAMENTO BÁSICO, PERDEMOS TODOS OS NOSSOS DIREITOS DE CIDADANIA, ETC. ETC.
    QUEM GOVERNA?
    Há quantos anos Lula governa e apregoou honestidade, socialismo apoiou ditadores de todo o mundo.?
    Há quantos anos não temos um governo capitalista. Vemos socialistas que tiram férias no primeiro mundo, apregoando Cuba e igualdade para o povo. Usando ditadores que nem permitem a população livre leitura e liberdade para qualquer coisa.
    Veja Cuba, até livros só são permitidos os permitidos pelo sanguinário Fidel, aplaudido por quem ganha eleições apregoando que lutaram pela democracia.
    UMA FALSIDADE QUE O POVO ACREDITA
    Fonte(s):
    ONDE OS NOSSOS GOVERNANTES ESQUERDINHAS SE TRATAM?
    EM HOSPITAIS DO PRIMEIRO MUNDO, SÃO PAULO, ESTADOS UNIDOS E NA EUROPA.
    Nós nem na porta podemos chegar. Estamos nas mãos de falsos democratas, capitalistas na vida particular deles, com o nosso dinheiro, nos colocando numa miséria, recebendo migalhas e comprando carros que ao longo do tempo ficam de pneus carecas e sem manutenção, matando nas estradas federais onde só cabem pequenos carros, aceitando carretas trens. Acorda, precisamos de governos que amam o Brasil com penalidades por gravidade do delito e não por poderes ou idades.

    A Grande Fome na Rússia comunista…
    A Grande Fome na Ucrânia, submetida pelo comunismo…
    A Grande Fome na China…
    etc. etc. ( É só consultar bibliotecas ou internet…)

    E omitindo também que MORRE GENTE NA ÁFRICA
    por falta de comida ou de água e os capitalistas
    europeus ou americanos – você alega – NADA FAZEM.

    Mas també Mao Tse Tung ou – por último – o KADAFI,
    comunista e dono de petróleo… também NADA FIZERAM !
    Por que a culpa só seria atribuida a Capitalistas ?

    O índice liberdade econômica em países subdesenvolvidos é fraco.
    Logo não podemos afirmar que o capitalismo é o grande culpado disto.

    Na África eles ganham muito dinheiro vendendo matéria prima, mas os seus governantes roubam e consequentemente o continente não consegue se desenvolver.

    E um sistema que é dominado por governantes corruptos pode ser chamado de comunismo.

    E as PESSOAS BURRAS ? Só a China, na mão de comunistas
    há meio século, TEM MAIS DE UM BILHÃO DE ANALFABETOS,
    conforme o depoimento da escritora chinesa, XINRAN XUE, na
    entrevista que ela deu em Parati, RJ. – Claro… Era um encontro
    CULTURAL… que certamente comunas não frequentam…
    E SANEAMENTO BÁSICO ? Lula fez alguma coisa no Brasil ?
    E “drogas ilícitas” ? De onde veio a FORTUNA da Máfia Russa ?
    E o ópio do Vietnam ? Não conta ?

    E O PIOR : Atribua ao americanos a morte dos peles-vermelhas,
    ou a morte de alemães ou a morte de japoneses… mas lembre:
    Havia beligerância, havia um ESTADO DE GUERRA, entre eles.
    Ou seja : O exército de um povo matava os inimigos deste povo !

    E compare isto com FIDEL matando CUBANOS, no Paredon.
    Mao Tse Tung matando CHINESES devido a sua Revolução
    Cultural… Stalin ASSASSINANDO RUSSOS que discordavam
    dele… E assim mais uma dúzia de casos… OU SEJA :

    Povos democratas combatem e matam seus “inimigos”,
    “em guerras”… enquanto…

    COMUNISTAS MATAM SEUS PRÓPRIOS CONTERRÂNEOS !
    Apenas por opiniões políticas…

    Só um xw#$%& não percebe a diferença…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s