Quem tem medo da liberdade de crítica?

Em nosso ponto de vista, a liberdade de crítica é fundamental para construção de qualquer sociedade. Porém, determinados seres sociais, determinados grupos políticos e determinados poderes instituídos tem muita dificuldade em lidar com a crítica. O que, afinal, existe na crítica que deixa determinados seres sociais, determinados poderes instituídos ou até mesmo determinados grupos políticos totalmente abalados, irritados, desestruturados?

No fundo, os que têm medo da crítica acham que são donos absolutos da verdade, acham que suas atitudes e suas práticas estão acima de qualquer questionamento, são pretensiosos, acham que o mundo deve girar única e exclusivamente em torno de suas concepções: não aceitam o fato de que suas supostas verdades ou suas supostas práticas podem apresentar furos, desvios de análises, desvios de condutas, incompreensões.

Ora, defendemos a seguinte tese: a verdade é multidimensional, nunca unilateral, logo, na maior parte das vezes, apenas enxergamos e praticamos verdades parciais, pois muitos detalhes podem escapar e podem não estar sendo percebidos. Sendo assim, a crítica é fundamental para inaugurar outras formas de olhar determinada questão ou inaugurar outros modos de praticar as possíveis condutas, inclusive, servindo para apurar se determinado ponto de vista ou determinada prática, de fato, estão mais próximos da verdade ou mais próximos da legitimidade ou não.

Para nós, portanto, que praticamos a luta pelo Socialismo Livre, a liberdade de crítica é um PRINCÍPIO. Somente os absolutistas, os egos pretensiosos, os defensores de ditaduras gostam de pensamento único, gostam de censura, gostam de visões unilaterais. Na construção do Socialismo Livre não cabe censura à liberdade de crítica. A CRÍTICA é nossa amiga.

Alguns leitores, em nosso Blog, por exemplo, discordam radicalmente de nossos pontos de vista, mesmo assim, diferente do que a maioria da imprensa unilateral faz ou diferente do que determinados grupos políticos fazem, todos os comentários são integralmente publicados. Por quê? Para nós é bom que existam olhares discordantes, é bom que exista liberdade de crítica, é bom que existam questionamentos: isso é uma legítima prática democrática. A crítica não é, pois, nossa inimiga, ao contrário, a crítica é bem-vinda. A crítica, qualquer que seja ela, nos permite olhar as questões com mais profundidade. Imprensas unilaterais ou grupos políticos que censuram críticas, infelizmente, estão fadados a construir ditaduras e não um mundo de fato socialista e de fato livre. A imprensa burguesa, por exemplo, no fundo, constrói uma visão ditatorial das questões, porque impõe pontos de vista unilaterais para a população sem qualquer espaço para as réplicas críticas. E você, o que acha? Viva a liberdade de crítica! Viva o Socialismo Livre!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quem tem medo da liberdade de crítica?

  1. Acho que são os partidos do arco da governação versus arco da corrupção. Foram/são quem montou e mantem a “teia” de favores, encobrimentos, desvios, etc, etc; que espartilha este país e o impede de se tornar, qualquer coisa decente. O grande capital, “não está nem aí”, sabe que estra “troika” nacional, mudará o que for preciso, para que tudo fique na mesma!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s