Aposentadoria causa depressão? Rede Globo a serviço da retirada de direitos dos trabalhadores!

No dia 17-05, no Jornal Hoje, a Globo exibiu pesquisa tendenciosa, dizendo que aposentadoria causa depressão e promete, repetir a dose, domingo, 19-05, no Fantástico, usando a base dessa mesma reportagem tendenciosa que, no fundo, ajuda reforçar o senso comum de que a aposentadoria causa depressão. Sabemos que a interpelação ideológica, via a materialidade da linguagem, cria falsas explicações para induzir as pessoas a tirarem falsas conclusões em relação ao que pode e deve ser feito. Se a matéria montada pela Rede Globo, canal de comunicação de massa, ganha o status de verdadeira, qual a conclusão que o senso comum certamente irá tirar? Que aposentar não é uma coisa boa, afinal, “de que adianta aposentar, se com isso a depressão é o que me espera”?

Ora, sabemos que o grande desejo de todos os governos pró-capitalistas, com o aval da mídia burguesa, é gastar o mínimo possível com a aposentadoria dos trabalhadores, e sempre a burguesia pressiona para aumentar ao máximo o tempo de idade mínima para a aposentadoria. Nesse sentido, a reportagem da Rede Globo funciona como mais um argumento tendencioso para justificar a política de retardar a aposentadoria dos trabalhadores. Com certeza, tomando entrevistas de fatos isolados de pessoas já deprimidas que se deprimiram mais ainda depois que tiveram mais tempo para pensar na própria infelicidade inconsciente que arrastaram ao longo da vida, a Rede Globo faz parecer ao grande público que a aposentadoria é que foi a grande “desgraça” que trouxe a depressão para a vida desses infelizes: não precisamos ser nenhum grande gênio para interpretar o argumento ideológico da Rede Globo.

Será que alguém poderia pelo menos aventar a hipótese de que é o excesso de trabalho e não a aposentadoria que faz com que as pessoas não tenham tempo de pensar sobre si mesmas, arrastando, assim, frustrações não resolvidas ao longo da vida, fugindo de si mesmas, cumprindo tarefas obrigatórias para enriquecer o bolso de algum patrão qualquer que as explorava, fazendo-as a se sentir úteis? Os trabalhadores possuem tempo livre para perceberem a beleza da existência, antes mesmo de se aposentar, ou esgotados pelo trabalho nada mais fazem do que revigorar o físico, no máximo via sono, para voltar a trabalhar no dia seguinte?

A vida é multidimensional, trabalho, estudo, reflexão, lazer, cultura, esporte, política, arte, tempo para troca de afetividades deveriam fazer parte da agenda diária de todo o ser humano desde criança até a terceira idade, mas, infelizmente, no capitalismo, os trabalhadores são bitolados apenas com a prática social do trabalho, porque, nesse sistema, explora-se o tempo de trabalho do trabalhador para gerar mais-valia aos ricos, ao invés de se deixar de explorar esse tempo de trabalho não pago aos próprios trabalhadores, permitindo-lhes mais tempo livre para desfrutarem o prazer de estarem vivos, cada um com sua própria capacidade criativa no mundo.

Ademais, não temos visto essa infinidade de aposentados deprimidos por aí, como a Rede Globo tenta fazer parecer-incutir no grande público. O que se mais vê, em sua maioria, são trabalhadores depois de tantos anos de trabalho lutando pela sobrevivência, procurando desfrutar pelo menos um pouco da vida que, infelizmente, já foi lhes roubada pelo capitalismo no melhor de sua juventude, com salários baixos e jornadas de trabalho estafantes. O trabalho é importante, pois é criativo e faz funcionar o mundo, suprindo as nossas necessidades, mas uma parcela de tempo livre também é fundamental na vida de todo ser humano. A ideologia que a Rede Globo está reforçando é a do trabalho até a morte, colocando o tempo livre como algo negativo. A conclusão ideológica tendenciosamente criada pela Rede Globo é o de preparar o terreno para ataques à aposentadoria dos trabalhadores. É legítimo embarcar na onda da Rede Globo? Desconfiemos.

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s