Trabalhadores em educação vão à Praça Tubal Vilela, em Uberlândia, e exigem respeito à escola pública.

Hoje, 25 de abril de 2013, cerca de 150 trabalhadores em educação e um grupo de estudantes da E.E. Parque São Jorge fizeram uma bela demonstração de luta, na Praça Tubal Vilela, discutindo publicamente os problemas da educação mineira e nacional, exigindo respeito dos governantes para com a escola pública e fazendo uma bela aula de luta por direitos. A presença de vários trabalhadores em educação, a ousadia de aderir à paralisação nesses três dias, o engajamento de várias escolas, a solidariedade dos estudantes mostraram o caminho para enfrentarmos os desafios colocados: temos de manter nossa disposição de luta e, sobretudo, fortalecer nossa organização. Até a mídia burguesa local teve de cobrir nossa luta, demonstrando que nossa greve de três dias recolocou para sociedade os crônicos problemas da educação mineira e nacional.

Nossa militância política e sindical está dedicada a fomentar as discussões críticas junto aos educadores e junto à sociedade, visitando as escolas, politizando os debates, escrevendo textos que refletem as várias necessidades dos educadores e dos estudantes, cadastrando e-mails, celulares, informando as pessoas das atividades em defesa da escola pública, e adicionando pessoas ao grupo do “Sind-UTE Uberlândia” no facebook. Ajudem-nos também nessa tarefa. Como? Adicionem os trabalhadores de sua escola no grupo do “Sind-UTE Uberlândia” no facebook, espaço para dinamizarmos as informações, os debates e a interação entre todos os trabalhadores em educação: a discussão permanente é o melhor caminho para sentirmos que não estamos sós nessa luta. Somos a classe dos trabalhadores e juntos e conscientes somos fortes e imbatíveis. Os governos hão de ouvir as vozes da escola pública, quando, em milhares, estivermos fazendo nossas exigências com argumentos lúcidos e convincentes. Nós, trabalhadores em educação, temos de saber usar linguagem a nosso favor, dialogando permanentemente sobre as necessidades da escola pública, com vistas a obter mais investimentos para o setor, tornando essa mesma escola pública em um espaço com sentido social para todos e não como mero depósito de seres humanos jovens.

Vamos travar um diálogo permanente em defesa da escola pública, com profissionais valorizados, mantendo nossa independência em relação a qualquer tipo de governo e exigindo aquilo que é fundamental para transformar a sociedade: uma educação de qualidade e plena de razão social. Sabemos que a educação pode ser um espaço transformador, se houver respeito e investimento no setor. Infelizmente, esse não é o projeto da maioria dos governantes, mas, nós, educadores, temos de saber lutar para fazer valer nossos anseios. Sabemos que uma sociedade que não se educa permanentemente é uma sociedade fadada ao obscurantismo e à ignorância, e com obscurantismo e ignorância não transformaremos o mundo em um mundo melhor com vida digna para todos, sem exploração, sem opressão, sem atrasos, sem obscurantismos, sem desigualdades sociais, sem misérias, sem fracassos sociais gritantes. Parabéns a todos que nesses dias ousaram lutar pela escola pública nesse país. E a luta continua!

Por: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s