Plenária Estadual do SINDUTE-MG com os efetivados da lei 100 reafirmou que Anastasia/Aécio Neves (PSDB) devem se responsabilizar por suas políticas ludibriadoras.

No dia 15 de dezembro de 2012, ocorreu, em Belo Horizonte, uma Plenária Estadual do Sindute-MG com os trabalhadores/trabalhadoras em educação efetivados pela lei 100. Foram discutidas, clara, franca e honestamente, as duas possibilidades concretas colocadas para os trabalhadores/trabalhadoras da lei 100, na atual conjuntura. A primeira possibilidade: a lei 100 não é julgada como inconstitucional pelo STF e tudo permanece como está. A segunda possibilidade: a lei 100 é julgada inconstitucional pelo STF e aplicam-se todos os efeitos dessa decisão, sendo que, no pior cenário, os trabalhadores/trabalhadoras perderiam o emprego e até suas respectivas aposentadorias conquistadas.

Diante dessas duas possibilidades, qual a tomada de posição expressa por maioria absoluta na plenária do Sindute-MG? Estar solidariamente ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, mesmo que aconteçam os piores cenários relacionados à segunda possibilidade descrita acima. Ou seja, mesmo que a lei 100 seja julgada inconstitucional pelo STF, o Sindute-MG não abandonará os trabalhadores e trabalhadoras em educação ora efetivados por esta lei: lutaremos juntos pelo emprego e pela valorização profissional de todos. Foi reafirmado que o Governo do PSDB, Anastasia/Aécio Neves, deve responder pela política enganadora implementada, logo, tal governo não pode simplesmente permitir a demissão de centenas de milhares de trabalhadores, prejudicando a vida centenas de milhares de famílias. Defender, portanto, os trabalhadores e trabalhadoras em educação é lutar para que não haja desemprego em massa desses trabalhadores e trabalhadoras, nesse Estado de Minas Gerais, por culpa das políticas ludibriadoras do PSDB.

Na Plenária, foi denunciado também, pela Direção Estadual do Sindute-MG, um fato bastante sintomático acerca de como o governo do PSDB tem sido ludibriador em relação aos trabalhadores/trabalhadoras em educação. No documento de defesa do governo tucano, apresentado junto ao STF, nesta última semana, o governo desdiz tudo aquilo que tem afirmado aos trabalhadores/trabalhadoras da lei 100 nos últimos anos. Pasmem! No documento de defesa junto ao STF, o governo diz: “a lei 100 nunca garantiu estabilidade para os efetivados, segundo a lei os efetivados podem perder o cargo a qualquer momento nas escolas”.

Ora, é brincar-jogar-trapacear-politicar muito com os trabalhadores/trabalhadoras efetivados, esse governo PSDBista, em sua defesa junto ao STF, apresentar-destacar tal argumento de que “os efetivados nunca tiveram a estabilidade garantida pela lei 100”. Leiam e informem-se sobre o documento de defesa do Governo, os que talvez não acreditem em nossas palavras ou talvez não acreditem nas palavras da Direção Estadual do Sindute-MG. Pergunta: o mesmo governo que, inclusive, induziu os trabalhadores efetivados a não fazerem o último concurso, o mesmo governo que, inclusive, segurou as vagas dos efetivados, agora é o mesmo governo que diz e reafirma que os efetivados nunca tiveram estabilidade? Isto é ou não brincar com a vida dos trabalhadores/trabalhadoras em educação? Como confiar na defesa de um governo ludibriador que diz uma coisa para a categoria e argumenta outra bastante diferente para o STF?

O fato é: os trabalhadores e trabalhadoras em educação precisam lutar ainda muito para serem de fato valorizados e respeitados nesse Estado de Minas Gerais. E, para nós, um ataque ao efetivo, um ataque ao efetivado, um ataque ao contratado, deve ser interpretado como um ataque ao conjunto de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação desse Estado. Lembrando que foi o próprio governo do PSDB que criou essa tamanha divisão de vínculo empregatício em nossa categoria, justamente para precarizar ainda mais as condições de trabalho e enfraquecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Não podemos, portanto, cair no engano de ficarmos nos dividindo ainda mais, com efetivos argumentando contra efetivados, efetivados argumentando contra designados, novos concursados argumentando contra efetivados, efetivados argumentando contra efetivos e etc… Disputas internas enfraquecem nossa classe e deixam impunes os verdadeiros culpados por essa divisão: Anastasia/Aécio Neves do PSDB.

Devemos marchar todos juntos em defesa da educação pública e de qualidade e contra os desmandos do PSDB nesse Estado. Nesse sentido, na Plenária, reafirmamos a posição defendida aqui nesse Blog, que, em nosso ponto de vista, traduz bem a solidariedade de classe que a luta coletiva dos trabalhadores/trabalhadoras em educação em Minas Gerais devem fazer ecoar nessa atual conjuntura: Demitir o trabalhador? Que demitam o governador!

Autor: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro SINDUTE-MG –– Diretor do SINDUTE da Subsede Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Plenária Estadual do SINDUTE-MG com os efetivados da lei 100 reafirmou que Anastasia/Aécio Neves (PSDB) devem se responsabilizar por suas políticas ludibriadoras.

  1. Fábio disse:

    Pra mim com toda sinceridade vocês tem que trabalhar apenas com uma hipótese pois o STF vai definir que a Lei 100 é inconstitucional, não existe outra possibilidade pois senão abre precedentes para outros órgãos tornar efetivos pessoas sem ser como manda a Constituição do Brasil APENAS ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO e como sabemos houve vários favorecimentos nesta efetivação irregular.

    Eu já tenho uma visão diferente de vocês em relação aos efetivados, todos eles sabem que são apenas designados(contrato temporário que em dado momento seria extinto de qualquer forma) assim como eram na época que foi sancionada essa lei, ao meu ver todos sabem que apenas se tornam efetivos em cargos públicos através de concurso público sendo assim com essa lei ninguém foi prejudicado mas sim beneficiados em detrimento a outros que poderiam ser beneficiados de maneira REGULAR através de concurso público que poderiam ter sido realizado pelo Governo.

    Muitas pessoas acreditaram na ilusão do governo que com essa lei todos ganhariam estabilidade sendo que como falado só se consegue estabilidade através de concurso público.

    Pra mim existe um culpado que é o governo de Minas através do Aécio Neves(governador na época) e o Anastasia(Vice governador na época) e que diga-se de passagem essa lei foi uma das coisas que garantiu a eleição do Anastasia mas isso também é erro do povo que elege e espero sinceramente que todos votem conscientes do que é melhor para todos e não votar por que está sendo beneficiado na próxima eleição, só assim evitamos coisas como essa.

    Sei que o Sindute-mg tenta buscar os direitos dos efetivados pois estão em seu quadro de afiliados todos sendo efetivos ou efetivados e acho muito justo porém tem que ser de maneira regular e dentro da lei o que não é o caso pois contraria a Constituição do Brasil.

    Acho que o Sindute-mg tem sim de maneira ativa busca a melhor saída junto ao Governo que por sua vez tem que viabilizar a melhor saída para esse problema que criou, o que não pode é essa lei continuar.

    Desculpe os efetivados, não tenho nada contra mas temos que analisar o que é correto e como cidadão e sabedor da constituição todos nós sabemos que foram beneficiados por uma lei que era para nunca ter existido.

    • Ademir disse:

      Parabéns! falou tudo!!

      • É isto mesmo,Ademir.Estes trabalhadores demonstraram que não conhecem lei.Que nunca viram ou manipularam a Constituição Federal.Em todos os concursos que fiz ,comi a Constituição.Será que agora vão deixar a igenuidade e aprenderam como e em quem se vota ? Alice.
        ,,,

      • Erika disse:

        Concordo também Fábio, pois eu trabalhei até 16 de outubro de 2007, um professor foi nomeado e perdi o cargo, para o qual tenho licenciatura plena, quando tive problemas de saúde, e não peguei outro contrato pois faltavam 4 pessoas para minha nomeação no concurso, ou seja fui prejudicada pela lei 100 vamos ver a gora como vai ficar o ultimo concurso que também fui aprovada.

    • Fátima disse:

      Neste caso então, o pessoal do antigo quadro permanente, os milhares de aposentados, efetivados por tempo de serviço também devem ser demitidos ou perder a aposentadoria? Por que pelo que sei este é um precedente real e que consta das folhas de pagamento do estado de Minas…ou não se recordam disso???

    • marilene disse:

      Concordo plenamente com você o que é errado é errado e esta lei foi um erro, não é justo por exemplo que os candidatos que passaram no ultimo concurso em 2012 não estejam trabalhando, porque o seus lugares estão ocupados pelas pessoas que o governador por favorecimento os cedeu com a invenção desta lei ridícula, muito me admira terem aprovada tal lei que vai contra a lei suprema do nosso país (a Constituição Brasileira).

  2. Os responsáveis pela Lei 100,devem pagar pelo que fizeram.

  3. Aline Guerra disse:

    Efetivo só por concurso público!
    O Sindicato alertou diversas vezes a respeito das mentiras do governo, mas para muitos foi comodo se ater a elas. Valorizar e defender trabalhador é lutar para que todos tenham direito a condiçoes dignas de trabalho.
    O sindute deve exigir que todas as vagas, ocupadas ilegitimamente nesse ultimos anos,sejam disponibilizadas em concurso público.

  4. RODRIGO disse:

    ACHO O SEGUINTE,EFETIVADOS NÃO PEDIRAM NADA AO GOVERNADOR,TODO MES VINHA DESCONTADO IPSEMG,PORTANTO QUEM TEM Q FICAR DESEMPREGADO É O GOVERNADOR,SIMPLES ASSIM,NINGUEM PEDIU NADA,ALIAS NEM PERGUNTARAM…BRIGA DE TUBARÃO,ALGUEM SERÁ ENGOLIDO,E NÃO SERÃO OS EFETIVADOS GALERA…STF É JUSTO E SABEM Q NÃO SOMOS CULPADOS,QUEM NOS CULPA SÃO EFETIVOS E CONTRATADOS,PORTANTO,PAGO P VER…BJSSSSSSSSSSSSSS

  5. JOÃO REIS disse:

    socialistalivre,vocês do sindicato foram coniventes sim com esta situação da lei 100,deveriam ter exigido o concurso em 2007 e 2008,para frear tal problema que só cresceu até hoje.concordo com você que este governo também tem que ser punido e responsabilizado pelo STF,não pode sair impune,acho também que as vagas dos efetivados,total ou em grande parte, só deveriam constar nos próximos concursos,dando tempo para os mesmo se prepararem,caso a probabilidade de 99,99% quanto a inconstitucionalidade da (lei 100 )se confirme pelo STF E ELA VENHA À BAIXO. A VERDADE É QUE ESTE PROJETO DE GOVERNADOR DEU MAIS UMA RASTEIRA EM VOCÊS,POIS ELE SABIA O QUE ESTAVA FAZENDO E VOCÊS NÃO, SÓ REFRISANDO O QUE VOCÊ DISSE,JÁ NÃO SE TRATA MAIS DE EFETIVOS,CONCURSADOS E DESIGNADOS CONTRA “EFETIVADOS” E SIM DE CONCURSADOS,EFETIVOS,DESIGNADO E TAMBÉM PARTE DOS “EFETIVADOS”CONTRA A LEI 100,POIS,PARTE DESTES EFETIVADOS FORAM APROVADOS,LOGO ENTRARÃO NA JUSTIÇA JÁ QUE TAL LEI OS IMPEDE DE SEREM NOMEADOS,EM PRINCIPIO OS EXCEDENTE PRÓXIMOS AO NO NÚMERO DE VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA O CONCURSO ,PELO JEITO SÓ EFETIVADOS QUE NÃO PRESTARAM O CONCURSO OU QUE FORAM REPROVADOS NO MESMO É QUE TORCEM PARA ESTA LEI CORRUPTA SE PROLONGAR.abçs.

  6. simone disse:

    AOS EFETIVADOS SUGIRO QUE ENTREM NA JUSTIÇA ALEGANDO PERDAS E DANOS, POIS, CRIARAM EM VOCÊS UMA FALSA EXPECTATIVA LEVANDO-OS A DESPERDIÇAREM OUTRAS OPORTUNIDADES NA VIDA.

    • marilene disse:

      Oi Simone! Respeito a sua opinião, mas acho que se os efetivados pela lei 100 forem à justiça, nós que passamos no concurso e ainda não estamos trabalhando temos que entrar também, porque nós estamos legal perante a Constituição Brasileira, que diz ” só serão efetivados mediante concurso público”, seria legal se colocar também no lugar do outro, porque existem dois lados nesta história, a maioria defendem os efetivados por essa lei fajuta criada por favorecimento, e se esquecem dos outros que passaram por meio de concurso público e que fizeram tudo legalmente.

  7. Gente, não percam tempo discutindo o que já está posto: LEI 100 foi por água abaixo.. Aqui em minha cidade eles não fizeram greve e chamavam o governador de Padrinho… rsrsrs kkkkkk e Agora??? cadê o defensor de vocês???? Tirou o corpo fora e vão deixar voces dessa LEI, SEM EIRA E NEM BEIRA SE pelarem!!!!!!

  8. Neia disse:

    Só espero que o governo lembre de nós lc100 concursados de 2005,estando o concurso ainda em vigor e não fomos chamadas, trabalhando em cargo vago.

  9. simone disse:

    OLÁ MARILENE,
    TAMBÉM SUGIRO AOS QUE PASSARAM NO CONCURSO (DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS PUBLICADAS), QUE ENTREM TAMBÉM NO JUDICIÁRIO;QUERO RESSALTAR QUE NÃO SOU EFETIVADA. ESTOU APENAS EXERCENDO MINHA LIBERDADE DE EXPRESSAR MINHAS OPINIÕES. TENHAM TODOS UMA BOA TARDE.

  10. Julio Freitas disse:

    O Estado está com uma nova situação todos tem que ter 16 aulas, efetivados e efetivos , mas todos sabem que a lei 100 vai cair a qualquer momento , por que a educação é tratada com total desrespeito de todos inclusive o sindicato que fechou os olhos para essa lei 100 vergonha .

  11. Jorge disse:

    Jorge disse: Professor de historia. SINDUTE, seja menos politico e mais profissional, desempregados e supostas concursados. Saibam que esses efetivados, que tanto criticam, só foram efetivados porque na data da lei 100, já estavam trabalhando como designados, e, que assim como vocês fizeram concurso em 2005 se não estou enganado. Mais ainda, muitos professores e demais funcionários já trabalhavam na educação a 3,5,10 anos; na verdade eu, em particular, tive colegas de ate 20 anos de serviço prestado, o que o governo fez foi apenas através dassa lei ser justo coerente. SINDUTE e concursados; respeite os efetivados lute pelos seus direitos sim, Mais não se esqueça, que muitos deles foram seus professores. O GOVERNADOR não é bonzinho, mas o SINDICATO e covarde quando apunhala pelas costas os EFETIVADOS, se esquecendo que muitos de nós somos seu filiado. Filiados, cuidado com essas associações. Decepcionei.Tô fora.

  12. Neia disse:

    Só espero que o governo lembre de nós lc100 concursados de 2004 trabalhando o tempo todo em cargo vago e não fomos nomeados

  13. ANONIMO disse:

    PENA !!! PENA!!!
    “PROFESSORES…” MOSTREM SUA VERDADEIRA FORMAÇÃO”
    SE É QUE SABEM!!!?
    SER EDUCADOR, ANTES DE TUDO; É SER HUMANO, SOLIDÁRIOS, CAPAZ DE CONTRIBUIR PELA FORMAÇÃO QUE TRAZ “O BEM ESTAR DO PRÓXIMO”!!!
    QUEM É CULPADO?
    EFETIVOS?, EFETIVADOS?,OU CONTRATADOS?
    VEJO QUE TODOS PRECISAM DO EMPREGO “TRABALHO”! OU NÃO?!
    SE VOCÊ FICAR VELHO, VAI DEMORAR NÃO É? VAI PRECISAR APOSENTAR!? NÃO VAI!?
    MAS VOCÊ PODE, “AMANHÃ JÁ QUEM SABE” ,FICAR DOENTE, INVÁLIDO POR QUALQUER CAUSA, SEJA ELA QUAL FOR…
    EAI?!

    VOCÊ GOSTARIA DE TER UMA “APOSENTADORIA” PARA SOBREVIVER??????????????

    PENSE!!!!!!
    E PARE DE FICAR JULGANDO SEUS COLEGAS, SEJA EFETIVOS, EFETIVADOS OU CONTRATADOS….
    TENHO CERTEZA QUE VOCÊ É UM DOS TRÊS….
    SE VOCÊ NÃO FOR CAPAZ DE PENSAR EM VOCÊ MESMO, COMO QUER SER UM EDUCADOR!!!?

    LUTE PARA QUE TODOS TENHAM UM LUGARZINHO PARA GANHAR SEU PÃO- DE -CADA DIA.

    VOCÊ É CAPAZ!?

    ??????????????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s