Governo Anastasia/Aécio Neves (PSDB) demite diretora de escola estadual em Uberaba-MG.

Foi aprovada, ontem, 15-12-2012, em Plenária Estadual do Sindute-MG, uma moção de repúdio à atitude do Governo de Minas Gerais que, arbitrariamente, demitiu uma diretora de escola eleita pela comunidade na cidade de Uberaba. Célia, conhecida no movimento do Sindute-MG e conhecida em Uberaba, tinha sido eleita diretora de escola. Qual foi o crime político que a mesma cometeu e que desencadeou a ira tucana, ao ponto de exonerá-la do cargo de diretora de escola? Desobedeceu a ordem do governador Anastasia/Aécio Neves que, no final de novembro/2012, conforme criticamos aqui neste blog, expediu ordem de censura política, proibindo o Sindute de fazer eleições no interior das escolas.

A diretora de escola Célia desobedeceu a censura política do governador do PSDB e permitiu que os votos dos trabalhadores/trabalhadoras em educação, filiados ao Sindute-MG, fossem colhidos no interior da escola que foi eleita para dirigir, como sempre fora feito, ao longo da história do Sindute-MG. Célia foi coerente com a defesa de uma gestão escolar com democracia e com autonomia, a serviço da classe trabalhadora que estuda na escola pública.

Porém, o governo Anastasia/Aécio Neves do PSDB não permite a democracia e a liberdade política em nenhuma esfera de gestão do Estado de Minas Gerais, muito menos respeita as decisões da classe trabalhadora que se matricula nas escolas públicas e que votou em seus diretores de escolas de preferência. Nesse sentido, as eleições para diretor/diretora de escola em Minas Gerais tem se revelado um faz de conta, porque não se dá autonomia de gestão para os diretores escolares eleitos. Isso é democracia?

No fundo, o que se tem demonstrado é que todos os cargos dirigentes desse Estado precisam ser subservientes às ordens do PSDB. Em outras palavras, em Minas Gerais não existe liberdade política. O Estado que assassinou-estrangulou, no passado, líderes políticos, como Tiradentes, segue até hoje exercendo suas truculências políticas arbitrárias para impor a lógica dominante da burguesia mineira local dirigida atualmente pelos seus agentes PSDBistas.

Portanto, que fique claro, a diretora de escola, eleita pela comunidade, Célia, foi exonerada por ficar do lado do trabalhador/trabalhadora em educação, foi demitida por ficar do lado do Sindute-MG, foi demitida por contrariar as arbitrariedades do PSDB, essa é a verdade. Pergunta: demitir o trabalhador? Que demitam o governador!

Autor: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro do Sindute-MG e diretor da subsede do Sindute em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Governo Anastasia/Aécio Neves (PSDB) demite diretora de escola estadual em Uberaba-MG.

  1. Pingback: Governo Anastasia/Aécio Neves (PSDB) demite diretora de escola estadual em Uberaba-MG. | Amigos Associados de Ribeirão das Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s