Mais de 32.000 visitas em nosso Blog: aos leitores que visitam, leem, se identificam, contribuem e criticam as discussões aqui publicadas, obrigado.

Registramos mais de 32.000 acessos em nosso Blog. Ficamos felizes. Este Blog foi criado para divulgar nossas posições políticas socialistas, apoiando todas as lutas contra a exploração dos trabalhadores, contra a opressão machista, contra a opressão racista, contra a opressão homofóbica, contra os diversos tipos de bullying, contra os preconceitos diversos, contra os atrasos e contra os obscurantismos da humanidade.

Nos textos aqui publicados, procuramos apresentar um diferencial em relação às visões socialistas que acham que devem controlar e punir a liberdade de crítica de seus militantes partidários, como, inclusive, já foi feito comigo, em minha história de militante socialista revolucionário. Ao contrário dessas visões, contudo, achamos que os militantes socialistas honestos possuem suas singularidades e o fato de possuí-las e expressá-las, inclusive em tons de críticas, não deve e não pode ser jamais um problema para a Revolução Socialista a ser construída. A crítica é o que oxigena, politiza, remoça, desburocratiza. Portanto, a liberdade de crítica é sempre bem-vinda.

Acreditamos que todos os militantes socialistas podem e devem contribuir, interferindo nos rumos da luta de classe, não importa o tom que suas palavras apresentam nas diversas situações da vida e da luta de classes. As singularidades, às vezes, percebem coisas que uma grande maioria não percebe ou acha mais cômodo não perceber. Logo, em nossa concepção, é dever de toda singularidade revolucionária militante expressar sempre o que percebe e expressar sempre o que pensa. Por isso, apresentamos, neste Blog, o conceito de Socialista Livre: liberdade de revolucionar, liberdade de escolher, liberdade de criticar, liberdade de agir, liberdade de se rebelar quando os fatos tomam contornos não aceitáveis, mesmo no seio da luta socialista. Porém, reafirmamos, somos contra a liberdade de explorar, somos contra a liberdade de oprimir. Essa liberdade de explorar e de oprimir é burguesa, serve ao capitalismo, não serve à luta pelo Socialismo. Nossa liberdade é outra, é rebelde, é classista, é operária, é militante, é socialista!

Queremos, pois, contribuir para a construção do socialismo, somos revolucionários, porém, não achamos que os sujeitos revolucionários devem fingir-se de surdos e cegos para os problemas que se apresentam no seio dos próprios revolucionários ou no seio das organizações políticas dos trabalhadores e jovens. A liberdade de crítica nos é um princípio sagrado. Em nosso Blog, portanto, jamais silenciamos as críticas que nos são feitas, não importa o tom dirigido. Algumas, inclusive, são críticas muito duras, são tentativas de desqualificação de nossa escrita ou de nossa tomada de posição política. Mas a vida e a luta são assim mesmo. Tomar posição, por si, já implica outras tomadas de posição, muitas vezes conflitantes com as nossas. Às vezes, acertamos, às vezes, erramos, a vida e a luta funcionam assim, imaginem se não nos criticássemos, se não nos criticassem, se não criticássemos. Não haveria possibilidade de deslocamento. Assassinaríamos a dialética, assassinaríamos o movimento das práticas sociais em construção.

Portanto, por que não silenciamos jamais as críticas? Porque achamos que uma sociedade socialista só pode ser construída quando, francamente, pudermos criticar uns aos outros, sem melindres, e sem sermos punidos por isso. Obviamente seria preferível que, em nossas críticas, “não perdêssemos a ternura jamais”, para parafrasear Che, mas a vida e a luta de classes nem sempre trilham pelos caminhos do preferível.

Enfim, sabemos das contradições, mas, em nosso ponto de vista, a liberdade de crítica é fundamental porque faz avançar a consciência revolucionária da classe trabalhadora e da juventude, logo, discordamos das visões socialistas que preferem esconder as críticas debaixo do tapete. Portanto, por essas e outras, nossa posição socialista é rebelde em relação às visões socialistas centralizadoras de cunho “cupulocrático”: preferimos ousar ser Socialista Livre, preferimos a plena Liberdade de Crítica. Nada a esconder, nada a silenciar, uma sociedade Socialista Livre a ser construída.

Aos que nos leem, obrigado!

Autor: Gílber Martins Duarte – Socialista Livre – Conselheiro SINDUTE-MG – Diretor Sindute-Uberlândia–– Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutorando em Análise do Discurso/UFU – Membro da CSP-CONLUTAS.

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mais de 32.000 visitas em nosso Blog: aos leitores que visitam, leem, se identificam, contribuem e criticam as discussões aqui publicadas, obrigado.

  1. maria vitoria disse:

    Demitir governador!!!! Que demita anastasia!!! Fora anastasia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s