PSTU exclui Socialista Livre de seu grupo na Internet: necessária essa prática? Estão com medo de quê?

É claro que o PSTU tem o direito de fazer o que quiser com os grupos e listas de contatos que criam na internet. Mas, até então, éramos membro do Grupo PSTU e ali, no grupo PSTU do facebook, eram publicadas uma pluralidade de ideias, inclusive de outras correntes, como PCO, PSOL, etc. O Grupo dizia ser aberto. O PSTU não tinha nos expulsado da internet “AINDA”. Mas foi só dirigirmos críticas francas ao PSTU, à forma como nos expulsaram do partido, às suas atuais práticas “Centralistas Cupulocráticas” e não “Centralistas Democráticas”, como querem fazer parecer, bem como sua aliança bastante questionável com o PC do B em Belém, que, deram um jeito de nos excluir do “Grupo do PSTU” no facebook também. Qual o problema? Qual o real motivo da exclusão? Como militei 18 anos no partido e tive acordo durante tantos anos com muitas políticas do PSTU, os meus sinceros desacordos atuais com a direção do Partido passou a incomodar profundamente a sua direção. Uma parte da base do partido nos leu e estava ouvindo nossas sinceras críticas. A gota de água foi o que mostramos no texto publicado nesse Blog: “Por que estamos incomodando dirigentes do PSTU?” Ali mostramos dirigentes ordenando nos excluir de toda proximidade com a base do movimento operário que tem relações com o PSTU. Vejam esse artigo em nosso Blog. O nosso Blog passou a ser um incômodo para a Democracia “Cupulocrática” do PSTU.

Enfim, pelo menos, por enquanto, nos excluíram apenas da lista do “Grupo PSTU” na internet. Seria um escândalo se nos excluíssem também da lista da CSP-CONLUTAS e da Lista da ANEL, que diz-se tratar de Frentes Únicas Operárias. Apesar de que isso também pode vir a ocorrer, porque a ordem de um dirigente nacional foi clara, “exclua-o (Socialista Livre) até dos movimentos de Frente Únicas, como é o caso do MEL em Minas Gerais”. Mas isso seria um escândalo “Cupulocrático”, ficaria mais difícil para os dirigentes do PSTU cumprirem seus intentos tão às claras, pelo menos por enquanto. Em Minas Gerais, por exemplo, até o momento não temos informações sobre como se deram ou estão se dando as discussões do MEL, que pertence à CSP-CONLUTAS. O PSTU se sente dono das frentes sindicais que existem à esquerda? Parece que sim.

De qualquer forma, quanto ao fato de terem nos excluído do Grupo do PSTU na internet, fica apenas uma pergunta: de que os dirigentes do PSTU tem medo? Alguns de seus militantes nos atacaram em polêmicas públicas no grupo da CSP-CONLUTAS argumentando que somos um NADA. Por que, então, excluir um NADA tão insignificante de conversar com as bases do partido? Não conseguem explicar para a base do movimento operário que se aproxima do PSTU que lá seu Centralismo está se tornando “Cupulocrático”, apesar de receber o nome de “Centralismo Democrático”? Não conseguem explicar para a base do movimento operário que aplicaram uma “Tática eleitoral oportunista em Belém”, conforme discutimos em nosso Blog? Ou não conseguem conviver com militantes Socialistas Livres, que tem Postura Crítica, já que apoiamos o que é correto nos partidos da esquerda socialista (PSTU, PSOL, PCB, PCO e outras correntes) e criticamos o que achamos equivocado no seio dessa própria Esquerda Socialista? A crítica não é mais bem-vinda no interior do marxismo? São questões que se colocam diante dos fatos.

Interessante. Só para refletir. Os dirigentes do PSTU adoram criticar o PSOL, o PCO, a LER, outras correntes, etc, mas quando dirigimo-lhes francas críticas, o que eles sabem fazer é só expulsar e excluir. Sou um exemplo vivo disso. Temos uma intuição: um Partido Socialista Revolucionário que não consegue conviver com as críticas que surgem no seio da própria esquerda socialista, de fato, possui uma concepção marxista bastante empobrecida. E depois vem falar de Marxismo Vivo. É lamentável que os dirigentes “cupulocráticos” do PSTU estejam encaminhando o partido para esse caminho. Aos militantes honestos da classe trabalhadora suas próprias conclusões. Saudações Socialistas Livres.

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para PSTU exclui Socialista Livre de seu grupo na Internet: necessária essa prática? Estão com medo de quê?

  1. Arthur disse:

    Cara…
    Que coisa mais ridícula. Vocês estão construindo um texto de crítica, gastando um tempo precioso, por terem sido excluídos de um grupo de Facebook?? Do facebook? Isso não me parece uma postura séria.
    Vamos polemizar nas atuações, nos espaços concretos de disputas.

    Eu acessei esse blog porque um militante do PSOL me mostrou um texto, sobre a polêmica que vocês se posicionam que o PSTU se reivindica um partido “perfeito”. Façamos assim, já que tiramos vocês da nossa lista do facebook, pode mandar seus textos de posturas críticas para o meu e-mail pessoal.

  2. edilaine disse:

    Só duas perguntas: O que diabos é “Cupulocrático”? E de onde tirou isso? E, principalmente, quem são os nós? Me parece que é só você mesmo fazendo críticas vazias e constantes ao PSTU. Com tantas correntes e partidos com práticas espúrias por aí e só critica o PSTU. Parece mais que quer crescer em cima de polêmicas contra nós. E sua atuação onde fica? Ou só se restringe a discursos?

  3. Cupulocracia é igual: GOVERNO DE CÚPULA. A cúpula não aceita críticas sinceras da base, manda e pronto. A base tem ilusão de que influencia na cúpula, mas isso é falso. A hierarquia mor faz e desfaz, manda e desmanda no interior do partido e ai de quem desobedecer. No mais, não somos os primeiros Socialistas Livres que surgiram na história do mundo. Existem muitos por aí, alguns dentro de partidos, outros fora dos partidos. O primeiro grande Socialista Livre foi o Filósofo Existencialista e Marxista Francês, Jean Paul Sartre. As ideias desse Blog não nasceram em nós. Nasceram com as práticas políticas de lutadores do passado. Como Socialistas Livres, apoiamos o que é correto na esquerda socialista/comunista e criticamos o que é contra a revolução e contra a liberdade. Nossa atuação é nas lutas diárias da classe trabalhadora e da juventude. Façamos crescer a corrente dos socialistas livres! Saudações.

  4. Pingback: PSTU, um partido estalinista que pratica CENSURA POLÍTICA! | www.socialistalivre.wordpress.com

  5. Pingback: Eu chamei militantes do PSTU de “assassinos”? Não, mas associei esse partido ao estalinismo sim, com tudo que isso implica historicamente! | www.socialistalivre.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s