Aos militantes e simpatizantes da esquerda, em especial: PSTU, PSOL! Centralismo Democrático ou Centralismo Burocrático? Nem um e nem o Outro! A Revolução Socialista deve nos Centralizar!

Mail do autor: gshaibabibi@gmail.com

Participei 18 anos de um partido que me dizia que era trotskista-leninista (o PSTU) e que tinha Centralismo Democrático! Doce ilusão! Nesse modelo de partido não existe essa tal de democracia operária centralizada. Existe, sim, na maior parte do tempo, uma Direção Nacional que, no fundo, manda nos militantes de base! Esse ano fui suspenso-expulso do PSTU, sabem por quê? Não porque eu sou corrupto, não porque eu defendi as reformas capitalistas do PT, não porque eu traí alguma greve dos trabalhadores, não porque eu aceitei dinheiro da burguesia, não porque eu queria ser eleito a qualquer custo, não porque eu tive ligações com Carlinhos Cachoeira, mas porque desobedeci e achei errada uma orientação antidemocrática da direção do PSTU no Congresso da CSP-CONLUTAS. O PSTU costuma falar muito ao PSOL, que em um partido não centralizado, não tem como controlar as Figuras Públicas. Isso é verdade! Mas agora eu pergunto: quem controla os erros da Direção do PSTU? Ninguém! Eles mandam do mesmo jeito e fazem o que bem entendem, e se você criticá-los, sabem o que eles fazem? Expulsam você, sem direito a defesa, foi o que fizeram comigo! O Centralismo Democrático que o PSTU defende passa muito, mais muito longe mesmo de qualquer forma de Democracia Operária ou Democracia Partidária!  E mais: se Centralismo Democrático for o que o PSTU pratica, agora eu entendo muito bem,  porque, no partido Bolchevique, depois da Revolução Russa, Trotsky acabou sendo expulso! Uma coisa leva a outra! Chegou um momento em que Trotsky não cabia dentro do partido, via coisas que a direção não via ou não queria ver! A direção do PSTU também não gostou de eu dizer que eles foram insensíveis e acabaram atropelando a LER no Congresso da CSP-CONLUTAS, a mesma coisa! O que a direção fez? Suspendeu-expulsou o elemento incômodo! É sempre assim. O poder sobe a cabeça das direções, diz o senso comum! E é duro ver o senso comum acertando até quando se trata dos socialistas!

Assim, depois da experiência de 18 anos no PSTU, aprendi uma amarga lição, fui iludido de que estava participando de um regime partidário democrático, o chamado Centralismo Democrático, quando, na verdade, as coisas não são bem assim, é simplesmente um esquema montado pelos dirigentes mais poderosos para que eles controlem a sua base. Com mais essa experiência política aprendi, e sigo firme na luta pela Revolução Socialista, mas digo em alto e bom som: os lutadores socialistas não devem ser centralizados por nenhuma direção iluminada ou figura pública iluminada, o que deve nos Centralizar é a Revolução. Canalhas, oportunistas, chefes autoritários, corruptos, traidores da classe operária, sempre podem aparecer em nosso meio. Contra isso, devemos sempre ser vigilantes e exercermos nossa postura crítica. Vejam, em nosso Blog, matérias sobre isso, sobre como exercermos sempre a postura crítica! Na transição para o socialismo, tudo que é atraso não pode passar! Alguém pode perguntar: o que é isso? A revolução socialista me centraliza? É isso mesmo, se você é socialista, por que você tem de caminhar sobre o comando de alguém? Só os mais desavisados fazem seguidismo. Será que não somos capazes de ser livres para escolher entre o que ajuda na construção do socialismo e o que não ajuda na construção do socialismo?  Tenhamos coragem, sejamos livres para pensar e agir! Conclusão: sabem por que fui suspenso-expulso de um partido que diz que tem Centralismo Democrático? Porque eu ousei pensar por mim mesmo! Esse é meu crime: PENSAR! Saudações! Os socialistas revolucionários não podem seguidistas, devemos discutir a fundo e corrigir os desvios que a própria esquerda comete, achando que está na vanguarda do processo! É necessário e legítimo atropelar os outros em nome do Socialismo? É necessário e legítimo não ouvir as críticas dos socialistas honestos e sinceros? Acho que não!

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Aos militantes e simpatizantes da esquerda, em especial: PSTU, PSOL! Centralismo Democrático ou Centralismo Burocrático? Nem um e nem o Outro! A Revolução Socialista deve nos Centralizar!

  1. Pingback: Aos militantes e simpatizantes da esquerda, em especial: PSTU, PSOL! Centralismo Democrático ou Centralismo Burocrático? Nem um e nem o Outro! A Revolução Socialista deve nos Centralizar! – Acordo Coletivo (Petroleiros, Bancários, Prof de Saú

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s