Socialista Livre – Um Jeito Revolucionário e Democrático de Construir o Socialismo!

A revolução será obra da consciência e de corpos revolucionários. Os partidos socialistas e comunistas possuem sua importância na luta pelo socialismo, não negamos isso, mas os partidos existentes hoje e existentes na história, de um modo geral, coíbem a liberdade de crítica de seus militantes, querem consciências e corpos obedientes às suas direções, não querem consciências e corpos críticos. Essa postura dos partidos de esquerda é um grande erro.

É fácil dirigir consciências e corpos obedientes, é difícil dirigir consciências e corpos críticos. Por isso, a maioria das direções dos partidos de esquerda cai nos velhos métodos da punição, da expulsão, da hierarquia dirigente, do comitê central, do bonapartismo, dos mandatos poderosos, do caudilhismo. Não querem ou não sabem estimular a existência de consciências e de corpos revolucionários críticos. Algumas direções se sentem muito vaidosas conduzindo as consciências e os corpos de seus militantes partidários. Caso essas consciências e esses corpos do partido comecem a pensar e a agir criativamente não existe mais a necessidade da Direção Soberana ou do Centralismo. A necessidade da Revolução Socialista entranha no corpo e na consciência de cada militante, nada mais o demove de seu projeto revolucionário. Mas aí não existe mais a figura do “importante” dirigente, do importante parlamentar, a classe revolucionária debate, questiona, duvida, critica e encontra junta os melhores caminhos para a Revolução.

É esse aprendizado de luta que trazemos para debate na luta pelo SOCIALISMO. Chega de idolatrar Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo ou mesmo Marx. Chega de idolatrar figuras públicas! Aprendamos com cada revolucionário do passado e do presente, mas cada militante socialista é capaz de ser um corpo e uma consciência crítica a serviço do socialismo. Cada lutador consegue encontrar as melhores propostas para lutar pela construção de um mundo sem exploração e sem opressão. Nós, socialistas livres, queremos todos nessa luta, mas não queremos consciências e corpos obedientes a chefes ou a líderes políticos, esperando a ordem para votarem ou encaminharem as propostas ordenadas.

Defendemos consciências e corpos críticos, dispostos a livremente colocarem suas vidas a serviço da libertação da humanidade de todo atraso econômico, jurídico-repressivo, ideológico, social e político. Mas temos certeza, essas consciências e esses corpos revolucionários precisam exercer sua total liberdade na luta revolucionária. Afirmamos, o Centralismo Democrático é simplesmente um mecanismo de controle inventado pela esquerda, pela incapacidade dos dirigentes esquerdistas de formar e de agregar revolucionários críticos, abnegados e generosos na luta pelo Socialismo. É um instrumento criado para dominar os militantes e transformá-los em corpos e consciências obedientes.

Discordamos disso, o que centraliza um Socialista Livre não é uma direção, não é um grupo de pessoas muitas vezes deslumbrados pelas orientações de seus ídolos políticos, o que centraliza um socialista livre é a Revolução Socialista. Nossos corpos e nossas consciências sempre estarão a serviço da luta dos trabalhadores e dos oprimidos, a serviço da construção do Socialismo com Democracia. Em um mundo divido em classes, não nos rendemos à reprodução das relações de produção e seus respectivos exploradores e opressores, nossa consciência é transformadora, é inquieta, quer sempre o melhor, é desobediente a todo tipo de atraso, nossa consciência e nossos corpos são revolucionários. Façamos política revolucionária, centralizados pela REVOLUÇÃO. Sejamos Socialistas Livres.

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Esse post foi publicado em Luta de Classes, Mais-valia e Análise do Discurso, Sem categoria, socialismo livre e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s